Powered By Blogger

terça-feira, 12 de novembro de 2013

LARANJAL


NÃO É CONVERSA FIADA:
ESTATUTOS PERMITEM MESMO
EXPULSÃO DE ALBUQUERQUE
















Estatutos permitem expulsar quem desestabiliza. E quem decide se há desestabilização é Jardim. Mas, com legitimidade, alguns jardinistas perguntam-se se não será ele, chefe, o grande agitador do Laranjal.



Quem vive por dentro das questões disciplinares do PSD, aos níveis nacional e regional, aconselha vivamente Miguel Albuquerque a evitar o 'braço-de-ferro' com Jardim sobre a polémica da antecipação do congresso electivo.

A síntese das análises que pedimos a propósito das ameaças do actual líder, no passado sábado em pleno conselho regional, contém razões de preocupação para o ex-presidente da Câmara do Funchal.
Apresentar 300 assinaturas para pedir um congresso extraordinário constitui um direito inalienável de qualquer militante - como determinam os estatutos. Porém, no caso em apreço, é público que o conselho regional consolidou agora datas já antes determinadas em congresso. Jardim afirma que insistir na tecla da contestação significa desestabilizar o partido. Atitude - revelou ele - merecedora de pena máxima, a expulsão.
Especialistas em matéria estatutária assumem que se trata de uma situação nova no partido, mesmo ao nível nacional. Mas entendem ser obrigatório aceitar a proposta de antecipar o congresso, com as 300 assinaturas. Uma vez. Se o conselho rejeitar o pedido - e os estatutos, embora dúbios, parecem permitir essa rejeição -, e se acaso o pretendente voltar à carga com a exigência, então outra interpretação não pode ser feita se não a da desestabilização interna deliberada. 
Aqui, a comissão política regional apresentaria comunicação ao conselho de jurisdição e muito provavelmente Miguel Albuquerque seria corrido.
Pôr o ex-autarca do PSD para fora parece, aliás, uma ideia do chefe tendo em vista impedi-lo de ascender à liderança. A questão está em saber se Jardim assumirá o 'escândalo' que seria tal punição extrema a uma figura com vasto espaço político tanto no PSD-M como na Região.
A ter essa coragem, Jardim nem precisa que o seu rival interno teime no congresso antecipado. Basta pegar nas posições desassombradas do candidato, arrasadoras para a liderança do partido, e considerá-las passíveis de desestabilizar a vida interna dos social-democratas. 
Numa palavra, julgamos que, nesta fase, Jardim está sem força interna para se atrever a tal empreitada. Ele tem 'a faca e o queijo na mão' e dispõe de motivo para fazer queixa - as tais posições extremamente críticas de Albuquerque. Se o conselho de jurisdição pode considerar que a insistência num mecanismo estatutário como é a apresentação das 300 assinaturas constitui motivo para expulsão, usaria do mesmo critério se chamado a decidir sobre a sistemática e agressiva postura crítica do candidato.
Irá por aí?



Galileu Galilei é referência de Miguel de Sousa 


O antigo vice do governo quer congresso
antecipado, mas já disse o que tinha a dizer.

Com Jardim, todos os cuidados são poucos. Fraco ao sprint, ainda não desistiu da maratona que liderou muitos anos, embora cambaleie penosamente para a meta, como se vê.
Pois, com ele nunca se sabe. A não ser que nunca diz uma palavra por dizer, sem um determinado alcance. 
Sábado último, ameaçou com expulsões, por causa da data do congresso. 
Ele sabe que a votação do conselho regional que decidirá o vencedor do braço-de-ferro será segundo a sua vontade, por mais que Albuquerque se queixe da representatividade inexistente naquele órgão.
Logo, se Jardim ameaça...
Veja-se Miguel de Sousa, candidato ainda por anunciar formalmente - por achar que é demasiado cedo. O antigo vice do governo defendeu no conselho regional a antecipação do congresso - para o Verão, conforme fizera na comissão política regional tempos atrás. Reassumiu, pois, a sua posição sobre a matéria, que é diferente da proposta por Jardim (eleição directa em 19 de Dezembro de 2014, congresso em 10 de Janeiro de 2015). 
Sem direito a voto, enquanto membro da comissão política, não teve de se confrontar com o chefe quando o conselho foi chamado a corroborar pelo voto as datas propostas. Em suma, mesmo sabendo ir contra o desejo de Jardim, Miguel de Sousa disse o que tinha a dizer. Disse-o e ficou dito.
Digamos que o futuro candidato se encontra numa encruzilhada, sem necessidade de fazer diferente do que fez Galileu Galilei.
Da sua parte, Miguel Albuquerque não dá indícios de ceder. Vai teimar a sério na questão do congresso mais cedo. Sem parecer muito preocupado com as consequências. Tem mostrado inclusivamente que chegar a líder não é um caso de vida ou de morte. Pelo menos é o que se depreende quando ele avisa: se tornarem a fazer batota no processo de eleição interna, pura e simplesmente recusa-se a ir a votos, e então "ele (Jardim) que fique com o partido".   
Se de facto quer evitar a vitória de Albuquerque, Jardim tem à sua frente várias formas de o conseguir. Mas atenção que, internamente, muitos jardinistas criticam, como sempre, as ameaças do chefe. Põem em dúvida quem é que está a desestabilizar o quê.
Será que Miguel Albuquerque consegue virar o bico ao prego, transmitindo a Jardim o rótulo de agitador e desestabilizador? Não é preciso muito. Basta registar as posições públicas diárias do chefe, contextualizá-las num plano de aniquilamento do partido, porque de facto assim é, e depois entregar queixa fundamentada ao conselho de jurisdição.



'Deputado do Alberto João' arrasa os Ramos


Não percebe quem não quiser o papel de ressabiado assumido nos últimos tempos por Jardim, como franco pistoleiro de alvos múltiplos.
O seu apoio a José Pedro Pereira é um bom exemplo. Ainda esta terça-feira, em pleno parlamento, o deputado independente a quem Jardim pediu que não saísse de militante do partido chamou "cangalheiros do PSD" a Jaime Ernesto Ramos e ao filho Jaime Filipe Ramos. 
Ora, Jardim já deixou escorregar que Zé Pedro deixou de ser deputado do PSD para ser... deputado do Alberto João. 


Sérgio Marques continua indisponível para querelas autofágicas.

A guerra a sério no PSD está para começar. No final, o vencedor, é só um palpite, será a Oposição. O que satisfará plenamente os delfins e o mentor do Laranjal. Os que chegarem ao sprint final e os que não chegarem.
Isso a menos que arranjem maneira, nem que seja com ajuda dos capacetes azuis, de esquecer o mais recente argumento bélico, a que Sérgio Marques chama "querela estatutária". Na qual recusa participar. E faz bem, se quiser fugir ao suicídio colectivo.
E se Miguel Albuquerque não quiser seguir os conselhos dos especialistas em estatutos com quem falámos...

21 comentários:

Carlos Castro disse...

Hoje ficamos a saber quem é o apoiante de Sérgio Marques que anda a tentar colar o Jaime Ramos ao Miguel Albuquerque... José Pedro Pereira e sua malta, defensores intransigentes de AJJ, são os verdadeiros (únicos?) apoiantes de Sérgio Marques e os autores desta vil estratégia! Se dúvidas houvessem, ficaram esclarecidas. Obrigado, "Sr. Deputado do Alberto João"!

Anónimo disse...

Carlos Castro para que as pessoas conheçam é uma pessoa fictícia é um menino anónimo que anda a mando do Miguel Albuquerque.. esse homem que foi buscar dinheiro a Venezuela para pagar a campanha.. é uma vergonha mas precisa de ser dito pelos vistos Jaime Ramos, o Rosa Gomes, o Alcino, o Simplicio e o Pimenta nao puseram no bolso o suficiente quando lá andaram na mamadeira..

Anónimo disse...

Sou Miguelista mas estou preocupado com a campanha que Miguel Albuquerque tem andado a fazer primeiro errou totalmente na estratégia para as autárquicas, se tivesse apoiado o Bruno como deve de ser hoje em dia não haveria a candidatura do Sérgio.. noto as pessoas magoadas com Albuquerque estao a apoiar todas o Sérgio que se tem desmarcados pela via das proposta e não no combate dos estatutos que realmente nao interessa à população. Fico preocupado com os apoiantes de Albuquerque pessoas que minaram o partido como o Simplicio e o Pimenta e outras que tenho muito má opiniao pelo trabalho que fizeram como Rosa Gomes e o Ricardo da frente mar? Começo a não gostar das atitudes de Miguel Albuquerque alguem que lhe chame a atenção e faça desmentir o apoio do JAIME RAMOS porque se não, não voto no MIGUEL ALBUQUERQUE e o meu voto vai sem duvida para o Sérgio que está a cativar cada vez mais pessoas e se nao perceberem isso será a vossa morte pela pessoa integra que ele representa e por ter estado afastado dos governos da região é uma pessoa nova!!!!!!! Façam alguma coisa.

Anónimo disse...

Sérgio Marques azedou o Meio Chefe e ate conseguiu que no Congresso o Jaime Ramos proferisse um discurso violento contra ele. Sérgio Marques é sem duvida a pessoa que está a pôr os interesses económicos instalados do regime em cheque fé-lo na questão do armas desmarcando-se dos Sousa. Esta candidatura augura algo bom de rotura. Força Sérgio acredito que serás a pessoa que mudarás os destinos desta terra e farás a limpeza prometida deixa os outros ficarem com os Ramos e Cunha e Silvas desta vida.

Anónimo disse...

Até o Coelho vê o obvio! O diário de noticias a apoiar e a dar destaque ao candidato Albuquerque! A referencia ao Albuquerque em primeiras paginas sempre em alta coisa para senhor calisto averiguar que pagamentos foram feitos e que interesses é que existem??
http://www.dnoticias.pt/actualidade/politica/415966-coelho-acusa-o-diario-de-apoiar-albuquerque

Anónimo disse...

Qual o âmbito, quem paga, objectivos e negócios que andará o sr Albuquerque a fazer na Venezuela? Será que andou a abusar do dinheiro do povo para fazer viagens pela CMF em favor do que agora parece ser um manacial de negócios pessoais? Tratou disso tudo enquanto era presidente? em vez de governar a cidade? Não admira que o seu partido tenha perdido as eleições. Nunca trabalhou verdadeiramente na CMF e perdeu o seu braço direito Bruno Pereira e o resto também se andava a arranjar por aqui e por ali. O Calisto deveria fazer essas perguntas.

Anónimo disse...

Venha o diabo e escolha. Para mim, cadeia com todos!

Carlos Castro disse...

O Carlos Castro assina os seus comentários, que por causa disso mesmo não são anónimos. Percebeu "menino anónimo"? Espero que a sua incontinência esteja mais controlada e que os problemas com a polícia sejam apenas recordações do seu passado. Daqui a nada estão a dizer que sou mandado pelo Jaime Ramos.. Quanto ao resto, lamento mas o Sérgio de sério e de líder tem muito pouco, quando foi eurodeputado aproveitou os "conhecimentos" para acumular património de forma pouco séria e isso para mim diz tudo sobre a pessoa. Para quem quiser fazer uma pesquisa eu dou uma pista: "turismo rural"...

Anónimo disse...

Mas será que esta gente Miguelista não tem vergonha no que diz toda a gente sabe que Albuquerque tem a Quinta das Rosas o problema é que ele demonstrou ser um mau gestor tal como geriu a Câmara foi à falência se desse para pedir um empréstimo tal como fez na Câmara?..
No que Miguel Albuquerque toca vai à falência muito cuidado..
Veja mas é se vai lá e aproveite mas esta malta do Albuquerque faz as férias todas fora da Madeira é malta que pode rica e nao quer saber do povo!

Anónimo disse...

... Na calheta?

Anónimo disse...

Turismo rural? Na Calheta?

Anónimo disse...

O feitiço virou-se contra o feiticeiro então antes o Pedro Pereira que chegou a inaugurar a sede em homenagem ao Jaime Ramos agora até vem dizer e acusar a família Ramos de andar a pagar a campanha e as cotas dos militantes do Albuquerque é caso para dizer foste apanhado Albuquerque já percebo o teu silencio quando dizem que a familia Ramos apoia-te, como dizia o outro quem cala consente!

Anónimo disse...

que triste ser "anónimo"com um problema patológico em relação ao Miguel Albuquerque,problema esse,aliado à figura patética e desesperada que projecta,além de sofrer de uma dose cavalar de subserviência "independente".Nem vontade de rir dá,dando sim,vontade de vomitar.Mais triste ainda é a figura que o manipula,pois demonstra não ter ponta decente por onde se lhe pegue,que vergonha!!!!

Anónimo disse...

Turismo Rural? Isso tem que ver com a Quinta do Arco? Ou com a casa de Chá que já fechou depois de receber apoios públicos? Ou com os projectos da Elisabete?Ou com o processo "negociatas"? Ou com o Vereador a meio Tempo? Ou com o Recuado Silva? Ou com a condenação ao Rosa Gomes? Ou com as viagens à Venezuela? Ou com o pagamento maciço e anónimo de quotas? Até o velho está a fazer o vosso jogo, permitindo a vitimização. Tem Vergonha "Carlos Castro2!

Anónimo disse...

O Mijinhas apoia o Miguel de Sousa. Até o convidou para o fatídico aniversário. Os Jaimes apoiam o Albuquerque.É esta gente que se quer à frente do PSD e da Madeira?

Anónimo disse...

É fantástico ver como os Miguelistas estão preocupados com a candidatura do Sérgio os seus argumentos sao sempre pouco claros e obscuros pelo contrário Miguel Albuquerque dá para ver que que tanto na sua vida pessoal como profissional é uma pessoa com muitas falhas e ainda agora começou.

Anónimo disse...

Sérgio Marques é neste momento a única alternativa credível para o PSD-M.
Albuquerque além de ser pouco inteligente e ter verdadeiramente feito um mau trabalho (muito fraco mesmo, não percebo como ninguém vê e reforça isto..) enquanto esteve à frente da Câmara, é mais do mesmo, com muitos rabos de palha de fora.
Esta imagem que tenta passar para fora com ajuda do Diário reforça o ridículo da personagem. Os madeirenses sabem que ele é mais do mesmo e nunca irão votar nele.

Anónimo disse...

A Madeira precisa é de um líder forte! Forte mas não igual ao actual.

Clara Tiago disse...

Bom Dia a todos os anónimos subscritores e parabéns aos corajosos que têm a dignidade de subscrever e assumir as suas opiniões; É curioso e deveras lamentável que se ataque um militante do partido (PSD) de tamanho valor e competência como é o caso de Miguel Albuquerque, e refira-se sempre debaixo de anonimato "Anónimo disse.."; mas porque não se identificam, desculpe-me o Autor deste blogue mas não deveria permitir tantos ataques (permita-me a expressão) de comentadores anónimos a leitores identificados, como é o caso de "Carlos Castro" que assume e defende o que opina e mais uma vez "ataque feroz" sobre a forma de "anónimo disse.." desculpe-me ilustre Luís Calisto e interprete esta minha modesta opinião sobre a forma de "crítica construtiva"; Por último permitam-me que mais uma vez acabe este meu modesto comentário co uma questão:- Mas ainda têm dúvidas que o melhor e mais preparado militante/candidato a futuro Presidente do partido é indiscutivelmente Miguel Albuquerque? Força MA, o caminho é pra frente, parabéns a todos os apoiantes desta sucessão que se pretende o mais pacífica e digna possível;

Luís Calisto disse...

Cara Clara Tiago
Concordo consigo: o ideal seria que as pessoas assumissem comentários assinados, de rosto descoberto. Mas também compreendo que estes 30 e tantos anos de democracia unilateral inibiram as pessoas. Aos poucos as coisas normalizam-se.
Quanto a deixarmos passar os ataques, não vejo que os publicados excedam aquele nível que é próprio das grandes disputas. Uma pimentazinha em exagero, de vez em quando. Mas há-de reparar que não permitimos a invasão da dignidade pessoal de cada visado.
Se soubesse dos comentários impublicáveis que aqui chegam!...
Mas registo a sua opinião e prometo muita atenção na matéria. Insultar e ofender alguém anonimanente, a salvo do contra-ataque, não é leal.
LCalisto

Clara Tiago disse...

Muito mas muito obrigada pela sua pronta resposta, registei a sua atenção e parabéns pelo seu trabalho e empenho, dedicação e sobretudo "filtragem" no bom desenvolvimento deste blogue que se pretende um saudável debate de ideias e opiniões que conduzam ao melhor encaminhamento da vida política regional e consequentemente conducente a "bom porto" desta nossa querida Região Autónoma que tem um líder que reconhecemos já fez muito pela nossa Região e fica na história, mas que teima em prosseguir de forma imposta e que de facto "ameaça de expulsão do partido" quem ouse inovar ou simplesmente "pensar diferente", daí que surjam os tais denominados "anónimo disse",
Respeitosos Cumprimentos Luís Calisto!