Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O que vai na Praça / sexta-feira



FORNECEDOR CORTA COMBUSTÍVEL AOS PORTOS

Esta chega-nos agora mesmo: o fornecedor de gasóleo aos Portos da Madeira saturou de calotes e já mandou aviso de que não há mais produto enquanto as dívidas - de vários anos - não forem saldadas.
A ser verdade, e julgamos que sim, temos que os rebocadores e as lanchas de pilotos, por exemplo, só vão operar até gastarem os restinhos que ainda há em depósito.
Bonito serviço! Enfim, estamos na terra dos caloteiros, a começar pelo governo, imagine-se. Aliás, Conceição Estudante, que na próxima semana irá ao Parlamento, deverá ver-se confrontada com esta gravíssima situação - numa época de pré-Festa em que os cruzeiros nos visitarão em bom número. 
De uma coisa temos a certeza: o combustível ainda é o único bem que os Portos conseguiam fiado. No mais, nem um prego algum comerciante adianta para aquele 'buraco'.
Não há dúvidas de que a política de portos aplicada na Madeira nestes quase 40 anos é o cabo das tormentas. Mas não se preocupem: quando for para pagar a sério, passem a conta aos mesmos, isto é, aos artolas dos eleitores que alimentaram isto.

A confirmar-se a situação, até os rebocadores vão 'encostar'. Aliás, nos equipamentos dos portos é tudo aos remendos, porque ninguém fia um alfinete à falida política portuária.


E ELES A DAREM-LHE COM OS POPÓS!

Por mais incómodo que seja o ruído público à volta da utilização ilegal dos carros oficiais, há quem continue a dispor de viatura, chaufer e combustível a seu bel-prazer.
Atenção que falamos de 'utilização ilegal'. Fora de serviço. O que invade o campo do peculato.
Não falamos dos carros usados em trabalho. Até pensamos que a Câmara do Funchal exagerou quando decidiu vender toda a frota dos célebres pretos. O presidente e os vereadores não podem cumprir os seus afazeres municipais no carro da empregada. Os técnicos idem. No dia em que não comparecerem no local certo por falta de transporte, vai ser o bom e o bonito. 
Em resumo, a vereação, presidente incluído, não têm tempo a perder à procura de um carro disponível. Até porque - Mudança é Mudança - não estamos a vê-los mandar um motorista às compras ou buscar o filhote à escola. Mas não que isso tenha acabado noutras áreas. Podem-se ver ainda carros oficiais à porta de escolas. Querem exemplos? A Escola da Levada. Mais um exemplo? Apel. Ainda hoje. Carros do governo regional, note-se.
Aqui, sim, tem de haver mão pesada. Porque não há necessidade, como diz o outro. Além das despesas com dinheiros públicos, tal prática snob só serve para criar distâncias entre os jovens beneficiados e os colegas.  


MANDARAM AS FOTOS, MAS...

A propósito do processo que o Dr. Arnaldo de Matos moveu ao deputado madeirense José Manuel Coelho, do PTP, dissemos há dias não dispor das fotos de uma das testemunhas arroladas pelo arguido que nos pediam para publicar. Não demorou muito para nos fazerem chegar algumas fotos da testemunha em causa, por acaso do sexo feminino. No entanto, e mau grado os argumentos que nos apresentaram, de que é notícia haver no processo uma testemunha que anda muito em Bruxelas, não percebemos a relação. Assim, pela primeira vez na vida decidimos censurar a pretensão que nos apresentaram.
Como os Leitores mais frequentes sabem, pessoalizar as situações privadas vai contra os princípios do blogue 'Fénix'.

SOCIEDADES NO CAFÉ

O nosso K33 passou esta manhã frente à Junta Geral e, de uma assentada, deparou-se com 6 colaboradoras das sociedades de desenvolvimento a caminho do café. Assegura o agente 33 que as colaboradoras não se submetem a registo de entrada ou saída, ao contrário do que acontece noutros serviços, onde há controlo biométrico. 
Em todo o caso, o nosso homem elogia o espectáculo dessa como que passagem de modelos, onde se inclui - diz ele - uma ex-miss Madeira. 
Mas lá vem a crítica: já agora, as beldades deviam ficar no McDonald's mais um tempinho, para evitarem passar com as conhecidas embalagens da multinacional no meio da esplanada do Golden Gate, a mastigar batata frita ou coisa que o valha.
Nota - Não percebemos muito bem esta 'charge' do nosso agente. Mas percebemos que ele falha do ponto de vista jornalístico, ao não fazer apresentar a miss e as colegas na Redacção do 'Fénix', para lhes ouvirmos o contraditório.

ANTIGO 'OPTIMIST' DÁ BAR

A discoteca 'Optimist', que nos anos 80-90 deu brado na Marina do Funchal, submeteu-se a obras para dar lugar a uma casa destinada a trabalhar para um barco de turismo costeiro e na venda de bebidas regionais.
As fotos mostram o local da antiga discoteca, agora em obras, e o barco (de fundo envidraçado) atracado na marina, com toldo amarelo.




Sem comentários: