Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de novembro de 2013


TERREIRO DA LUTA 

- AGORA URGE RECUPERAR A PAISAGEM


Terreiro da Luta-19.11.13 (foto - SD)

Esta manhã alertei para o perigo de queda dum cedro (Cupressus macrocarpa) queimado no Terreiro da Luta, em frente ao monumento em honra de Nossa Senhora da Paz.
Ao fim da tarde uma amiga enviou-me estas fotografias, que mostram a árvore em causa já cortada. O trabalho foi realizado por uma equipa dos Bombeiros Municipais do Funchal, que, com eficácia, evitou um acidente numa área visitada diariamente por centenas de turistas.
Mas as fotografias mostram, também, um cemitério de árvores e arbustos, que macula gravemente a paisagem e fere a vista de quem ali se dirige para observar a baía e o anfiteatro do Funchal.
Mais de três anos após o incêndio de Agosto de 2010, a mata ardida ainda não foi limpa. Urge limpar o material queimado e replantar a área com espécies endémicas e indígenas, ajudando a natureza a recuperar a beleza e o equilíbrio primitivos.
O terreno em causa é propriedade da Diocese do Funchal, que não pode ficar à espera que seja a Câmara ou o Governo a cuidar do seu património.
É tempo de D. António Carrilho mobilizar a comunidade católica para o trabalho voluntário de recuperação da natureza, que tem sido vítima de homens de má vontade.
É tempo de sair do seminário e das igrejas e ao ar livre recriar a mensagem de São Francisco de Assis!

Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal

Terreiro da Luta-19.11.13 (foto - SD)


Terreiro da Luta-19.11.13 (foto - SD)


Terreiro da Luta-19.11.13 (foto - SD)


Terreiro da Luta-19.11.13 (foto - SD)


Sem comentários: