Powered By Blogger

domingo, 15 de dezembro de 2013


Do 'Público'





Primeiro troféu conquistado por Ronaldo não está exposto no Museu CR7 do Funchal


Galeria de trofeus do capitão da selecção nacional é inaugurada este domingo, na Madeira.



O primeiro troféu de campeão conquistado pelo madeirense Cristiano Ronaldodos Santos Aveiro não estará patente no Museu CR7 que é inaugurado este domingo no Funchal.
O presidente do Clube Desportivo Nacional, Rui Alves, anunciou, numa entrevista à RTP regional, a intenção de disponibilizar a primeira taça de Campeão da Madeira conquistada por Ronaldo, integrado na equipa alvi-negra de infantis na época de 1995-96. Mas a organização do museu não manifestou qualquer interesse na cedência do troféu atribuído pela Associação de Futeboldo Funchal.
O troféu mais antigo que está exposto no museu foi obtido dois anos antes, a título individual pelo atleta, como melhor marcador de um torneio inter-escolas de clubes, com a camisola do Andorina, colectividade desportiva de Santo António, freguesia natal de Ronaldo e onde se iniciou aos oito anos. Nascido a 5 de Fevereiro de 1985, o atleta esteve duas épocas no Nacional, transferindo-se com apenas 11 anos para a academia do Sporting Clube de Portugal. Foi naquele clube da Choupana, onde tem uma campo de formação com o seu nome, que Ronaldo ostentou pela primeira vez a braçadeira de capitão com que é agora distinguido na selecção nacional.
Um dos mais importantes galardões expostos no novo museu, a inaugurar este domingo com centenas de convidados entre os quais o presidente do Real Madrid, Fiorentino Perez, é a Bota de Ouro atribuída pela FIFA e France Football em 2008. O português que poderá em Janeiro conquistar o prémio pela segunda vez na sua carreira, fez questão de receber aquele seu primeiro galardão no Funchal, em homenagem ao seu pai que tinha falecido em 2005.
Entre os inúmeros troféus, camisolas, galhardetes e fotografias que na galeria marcam a extraordinária carreira do goleador do Real Madrid, destacam-se ainda os dois troféus conquistados na passada segunda-feira: o de melhor jogador da Liga espanhola na temporada 2012-13, atribuído pelo jornalMarca; e o de jogador mais valioso (MVP) do campeonato, atribuído pela Liga. Ronaldo é o primeiro português a obter esta “bola de prata” nos 23 anos já de história do troféu.
O museu recorda os momentos altos do craque madeirense. Em 2008, Ronaldo conquistou a sua primeira, e única até à data, Liga dos Campeões com o Manchester United, foi considerado o melhor avançado e o melhor jogador da competição e foi o maior marcador da mesma, assim como ganhou a Bota de Ouro, tornando-se no primeiro médio ala a consegui-lo, e ainda ganhou a Bota de Ouro da Premier League.
Ronaldo foi nomeado pela FIFPro, World Soccer e pela FIFA melhor jogador do mundo em 2008, tornando-se no primeiro jogador do Manchester United a ganhar a Bola de Ouro em 40 anos, após George Best. Foi o primeiro a ganhar o Prémio FIFA Ferenc Puskás, em 2009, atribuído ao melhor golo do ano.
No museu do Funchal estará também exposta a quarta escultura de Ronaldo em cera, depois de também estar imortalizado com a sua imagem no Madame Tussaud de Londres e nos museus de cera de Nova Iorque, e, desde a semana passada, no de Madrid. A peça com 84 quilos e dois metros de altura, como o próprio craque, foi transportada para a Madeira na passada quinta-feira num avião da TAP que atrasou a sua partida de Madrid para melhor acomodar a peça.

Sem comentários: