Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Funchal ao Vivo





NOVOS ARES NO URBANISMO FUNCHALENSE


Gil Canha escolheu Luís Vilhena para o Urbanismo. Há reacções contrárias, como em todas as situações idênticas. Terá sido desconsideração para os competentes quadros da Câmara do Funchal? Ou, dentro em pouco, estará constituída um equipa de políticos e técnicos capaz de fazer do Funchal aquela cidade do futuro que Cafôfo previu como a melhor para se viver em 2020?

Gil Canha deu sinais há muito
tempo de querer mudança. Aqui,
recusou cumprimentar Jardim,
num 21 de Agosto.

Arq.º Luís Vilhena












As mudanças de dirigentes em qualquer instituição pública provocam normalmente reacções de vários sinais. O caso que aqui nos traz prende-se com a nomeação do arq.º Luís Vilhena para um apoio muito próximo ao pelouro do Urbanismo, na vereação emergente das eleições de 29 de Setembro.
O problema é o seguinte: terá Gil Canha, vereador responsável da área, trilhado caminho certo, ao convocar um quadro exterior à edilidade para a sensível missão em causa? Ou, pelo contrário, tinha técnicos na edilidade conhecedores da matéria e com provas dadas a ponto de merecer a confiança do executivo municipal?
A nosso ver, e sem querer estar 'a bem com Deus e com o Diabo', achamos as duas soluções compagináveis. O próprio vereador Gil Canha sempre foi um interessado na matéria e, nesta altura, conta com 4 anos de experiência na vida interna camarária. O que lhe aumenta o grau de responsabilidade, mas também lhe confere credibilidade nas decisões que toma.
O arq.º Vilhena também conta com vasta experiência de cidade, quer ao serviço municipal quer em trabalhos realizados no terreno quer na intervenção cívica de que os artigos na imprensa constituem uma das vertentes.
Vilhena pode assumir-se, portanto, como relevante mais-valia para levar à prática o programa de inovações e rigor urbanísticos apresentado pela coligação 'Mudança'.
Agora, como acontece em qualquer sector afim, ninguém conseguirá cumprir qualquer missão na CMF actuando contra a equipa de técnicos especializados que, num trabalho pouco visível mas decisivo, são pilares desta capital onde todos gostamos de viver. Manter a qualidade de vida citadina (aqueles estaleiros e aterros da baixa são de outro catecismo, esses e outros abortos que cresceram obscuramente na cidade não saíram da cabeça de João Rodrigues e seus colaboradores na Câmara), manter essa qualidade de vida e melhorá-la, como é aposta da nova vereação - eis objectivos inalcançáveis se alguém pensar em marginalizar arquitectos, engenheiros e demais quadros que têm dado saber e esforço à causa pública.
Sinceramente, nem nos passa pela cabeça que os novos executivos da Câmara pensem noutra coisa que não valorizar os quadros, dar-lhes oportunidade para trabalhar de forma crítica, ouvindo-os sobre matérias que só eles conhecem - para isso estudaram e nisso trabalham há muito tempo. 
Um projecto que prometeu diálogo e gestão participativa com as populações não fará diferente na vivência dentro da própria casa. 'Mudança' quer dizer 'mudar para melhor'. O voto popular recebeu essa mensagem de braços abertos. E mudar para melhor é descentralizar, acreditar nos profissionais, proporcionar um clima de confiança, incentivar a criatividade dos quadros - e não enveredar por uma 'caça às bruxas' sempre perigosa para todos.
Pela primeira vez na História recente da Madeira, a capital mudou de cor. Não foi um ponto de chegada, mas um ponto de partida, o arranque para elevar o Funchal à qualidade ideal, digna das futuras gerações.
Esse projecto que a 'Mudança' apresentou e no qual continuamos a acreditar precisa de todos: políticos, quadros técnicos e trabalhadores em geral da Câmara. E de toda a população.

21 comentários:

Anónimo disse...

Rui Alves, Ricardo Silva, João Rodrigues, foram os vereadores assumidos do urbanismo. Se o atual precisa de um reforço, tirem as conclusões...

Anónimo disse...

O Dr. Gil Canha apenas precisa de alguem para lhe ajudar na forte carga burocratica que os seus pelouros têm, alguem que lhe ajude a fazer o trabalho pesado de despachar papelada e expediente,alguem que o ajude nos trabalhos menores para ele poder ser vereador mesmo e pensar a cidade, ou seja,não precisa propriamente de uma estrela da arquitectura regional para esse lugar, pois corre o risco do artquitecto brilhar e mandar mais que ele, O vereador eleito foi o Dr.Gil Canha, o arquitecto luis vilhena deveria apenas ter um papel de consultor da autarquia, mais nada.

Jorge Pinto disse...

Mais um elemento socialista na Câmara, desta vez pela mão do Dr. Gil Canha, que assim passa um atestado de menoridade aos seus técnicos, à excepção na nata dirigente que o apaparica, só para manter tacho. Mau demais.

Anónimo disse...

Eu acho que essa pasta deveria ficar para o Iglésias, já que é "especialista" em tudo. E é o verdadeiro Presidente da Câmara.

Anónimo disse...

O primeiro exemplo do Vereador seria demolir o predio contiguo à igreja de S João e outros contentores afins...

Anónimo disse...

Depois do Bento, do iglesias, do vilhena, do carlos jardim, falta ainda o pereirinha.

Anónimo disse...

A questão é simples, se o Vereador não gosta, ou não confia na equipa que foi do João Rodrigues, isto no que diz respeito ao urbanismo e ordenamento do territorio, então que encerrem um ciclo, mas de forma honesta e frontal, indemenizando devidamente os funcionarios afectados, fazendo contas sobre direitos adquiridos, ferias, etc. Concerteza que ng esta agarrado ao poder...bem, com execepção daquele senhor que todos sabemos, mas esse é unico. Se querem outras equipas novas nessas áreas tecnicas, com o Arq Vilhena etc, retirem os atuais, mas indemenizem-nos e garantam-lhes os seus direitos. conforme manda a lei. Saibam fazer a Mudança.

Anónimo disse...

Ora os bons técnicos (arquitectos, engenheiros, fiscais e afins) da Câmara... Caro Luís Calisto, só quem ainda não fez obras em casa é que não conhece o que significa a "competência" dos "bons técnicos" desta e das outras câmaras municipais.

Anónimo disse...

Os técnicos da Câmara Municipal não fazem parte da equipa de ninguém . São quadros da autarquia que não dependem das oscilações eleitorais ,felizmente ! É uma afronta Convidar aquele incompetente para orientar o Urbanismo. Não percebe do assunto, nunca trabalhou numa autarquia e os promotores fogem dele porque é arrogante quanto ao dinheiro e á competência dos outros. Como já se viu nas primeiras declarações da Estrela. Ele vai fazer,vai mudar, vai acontecer ! Ele foi mandatado para alguma porra? Fico pasmado com a ignorância e a incapacidade de argumentação da comunicação social. É o reagente que faltava ao Gil Canha para juntos implodirem a esperança de Mudança. Cuidado, Dr Cafôfo !

Anónimo disse...

Para mudar com competência é necessário ter, para além disso, honestidade e respeito! Respeitar os funchalenses é respeitar os quadros técnicos que há anos servem a cidade! Os técnicos da autarquia conhecem o funcionamento dos procedimentos e a legislação melhor que qualquer vereador recém chegado...Que nem formação sobre as matérias se esforça por ter. A Câmara ainda é uma Autarquia, sujeita às regras da Administração Pública e ao Princípio da Legalidade. Mudem com coragem mas mudem com cabeça! Ou a Mudança será, mais cedo do que tarde, uma fraude...

Anónimo disse...

Para que a Mudança mantenha a sua essencia, entao o senhor arquitecto devera revelar publicamente a lista de projectos de arquitectura da sua sua autoria que estao no departamento de urbanismo da camara.senao apenas mudaram as moscas..

Anónimo disse...

E há dinheiro para consultores para disfarçar a incompetencia dos que foram designados?

Anónimo disse...

O que estranho é haver dinheiro para nomear tantos assessores e agora pelos vistos mais consultores. Será que a Edilidade só tem gente incompetente? Faz sentido trazer tantos assessores do exterior e apostar em arquitetos do privado? Ou realmente os técnicos não são capazes ou faltam projetos lá fora e há que arranjar "trabalho" aos amigos...

Anónimo disse...

Este consultor será mais barato, pois vai tirar fotos e videos de drone, com entregas de projetos através do próprio drone....lol

Anónimo disse...

Começam bem...palhaçada.

Anónimo disse...

Mais um tacho para uma grande figura da nossa praça!
Viveu meia vida com os créditos do Arq. Paulo David - esse sim, um ARQUITECTO - e a jogar golfe com os mamões da Madeira Nova - nessa altura, os limites às liberdades dos madeirenses não lhe causavam transtorno. Quando acabou a mama, despertou a consciência política e concorreu para a CMF, de onde preferiu sair a ter que cumprir a Lei.
Só um vereador que não sabe o que fazer, pode achar este indivíduo uma mais-valia!

Anónimo disse...

Realmente... Tenham vergonha! Mudar para colocar os amigos não é mudar! É mais do mesmo! A Câmara não precisa de projetistas! Precisa sim de vereadores que não deixem os processos parados! E que recebam os munícipes e oiçam os problemas deles a fim de os resolverem!

Anónimo disse...

Ja tou como o UI . Cuidado com o assalto dos cubanos. Jà não hà Madeirenses nessa coligaçao que pensem a cidade.? Enfim ao que isto chegou.

Anónimo disse...

Tenho a impressão que há muito boa gente(não só na CMF) que está a chegar à conclusão que é mais fácil mandar umas papaias no café do que ser Vereador executivo....

Anónimo disse...

Vilhena Subio na vida , antes candidato a Vice da Câmara agora um mero subalterno do Gil Canha


Aposentado da Esplanada do Apolo

Anónimo disse...

Os comentários são aprovados pelo autor do blogue? Incluindo os anónimos e insultuosos? Gostava de ler uma resposta a esta pergunta.
Anónimo (não insultuoso)