Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Intrigas do Laranjal






SUA EXCELÊNCIA COM RECEIO DE 'CAIR'...


Meio Chefe 'de pulga atrás da orelha'. Mas fique descansado: os outros também não querem ir para o desemprego.

Mestre Jardim tem andado ansioso por causa da votação do Orçamento regional, em debate estes dias no Parlamento. Rei da Tabanca vive em pânico perante a possibilidade que vê (dado ter passado à história o tempo das maiorias absolutíssimas) de algum deputado laranja ressabiado com qualquer coisa votar ao lado da oposição contra o documento. 
Como se sabe, orçamento chumbado é berbicacho para a manutenção de um governo.
Nessa ordem de pensamento, o homem não se tem abstido de atirar umas indirectas que cheguem aos deputados mais 'perigosos', tipo Zé Pedro, que passou a independente, e Miguel de Sousa, com ajuste de contas em suspenso perante Jaime Ramos. "Espero que não me lixem", ouviram barões do PPD em vários sítios, até na última reunião da comissão política.
Apaparicar Zé Pedro e tentar 'andar às boas' com Miguel de Sousa (sem o conseguir), eis atitudes com água no bico.
Mestre Jardim não quer mesmo cair do governo abaixo. O que contraria a nossa tese de que ele vê nas eleições regionais antecipadas a única forma de ser ele a encabeçar a candidatura social-democrata, porque não haveria tempo para escolha de delfins.
Ele já pensou nessa hipótese, porém agora conforma-se com o perpetuar-se no cargo mais uns mesinhos, o máximo possível, pelo menos até Janeiro de 2015.


...E TAMBÉM COM RECEIO DAS CONTAS DA FUNDAÇÃO




O homem está com uma recta final política bem incómoda e embaraçosa. Além de tudo o que lhe caiu em cima, agora são as contas da Fundação Social Democrata, que indicam uma dívida - agarrem-se bem - de 23 milhões!
Como é que se resolve um monstruoso problema desses quando atravessamos uma época em que os empreiteiros estão sem um ceitil em cofre para pôr uma caterpillar a trabalhar, quanto mais para 'entrar' com uns apoios como no auge da Madeira Nova?
É certo que a FSD tem património - o centro de congressos, a sede, o terreno nas Carreiras. Mas quem é que pega naquilo? 
23 milhões! 
Razão tem o Rei da Tabanca para exigir uma assembleia geral da Fundação já em Janeiro, a fim de chamar aqueles barões à responsabilidade. O que interessa é que o chefe nunca assinou nada.




MANUEL ANTÓNIO COORDENADOR DE S. VICENTE




Sem grande alarido, 'Meio Chefe' encarregou o seu delfim do Ambiente de tomar conta de S. Vicente, como representante da comissão política. Ou seja, depois de ter escaqueirado aquele Norte laranja, o patrão das Angústias manda outros cuidarem dos estragos. 
O que ressalta daqui é o seguinte: uma vez que o encarrega de controlar um concelho em especial, chefe conta com ele para candidato ao nível regional?
Bom, a teoria do chefe não é para perceber, é para ir percebendo.



ELEIÇÕES DE FREGUESIA PELO NORTE


Também lá pelo Norte, o PPD anda a tratar de novos dirigentes em algumas freguesias. Só uma pergunta: Jaime Ramos vai conseguir meter Jaime Lucas no Porto Moniz ou nas Achadas, em antecipação a Ana Serralha, apoiada por Jardim?




BOMBONS DE BRUXELAS: É PRECISO SABER ESCOLHER




Para equilibrar com as azias do fim de mandato, bem faz 'Meio Chefe' ao manter o hábito de trazer de Bruxelas, sempre que cá vem, uma caixinha de chocolates do melhor que há. Doçaria é com os belgas, como se sabe.
Além de se adoçar a si próprio, ainda ficam umas tabletes para oferecer aos amigos e às amigas no café, ao sábado e ao domingo (chefe já mal aparece, mas os chocolates chegam lá).
Os presenteados com aqueles gostosos nacos até se interrogam: o Alberto não percebe nada de doces, quem será que lhe escolhe estes deliciosos chocolates em Bruxelas?



JAIME RAMOS TAMBÉM É DELFIM



Não se derretam, mas a última que chegou ao 'Fénix' é que Jaime Ramos anda por aí a tentar lançar a sua candidatura à liderança do PPD. Já no conselho regional, quando falava de delfins, rematou esta: e por que não eu próprio?
Na última reunião de comissários na Rua dos Netos, o homem das sete presidências voltou à carga: vocês hão-de ver os nomes que eu vou candidatar para a minha comissão política!
Disse-o propositadamente para Jardim e certos barões ouvirem bem.
O circo está no Funchal. Se não acreditam que em política tudo é possível, vão ao espectáculo ver quem é que anda de bicicleta.



JOÃO CUNHA E SILVA LÁ TERÁ DE SE CANDIDATAR...



Não é que se sinta muito entusiasmado, mas o Vice do governo já deixou escapar que se sente na obrigação de disputar a liderança do seu partido. Há um movimento dos seus apoiantes nesse sentido e Amigo João não os pode defraudar.
É para perder, mas terei de ir à luta - confidenciou algures o Vice.
Isso de perder... nunca se sabe. Ou é para anestesiar os adversários?



ALBUQUERQUE NÃO DORME


Miguel Albuquerque actuando ontem, na Avenida Arriaga. Piano, piano, música natalícia. Mas o 'enfant terrible' de Jardim não é de ir em histórias do Pai Natal.

O ex-presidente do Funchal mostra-se na sua nova empresa (com Pedro Calado), mostra-se a tocar piano por estas noites de Natal, no palco da Manuel Arriaga, deixa-se fotografar nos cafés... mas continua debaixo de trabalho político-partidário. Julgamos que já reuniu as 300 assinaturas de filiados laranja, para exigir um congresso. Mas atenção que não pode exigir congresso electivo. Pode é exigir um congresso para marcar outro congresso - este sim electivo.
Confuso? Talvez, mas são ordens dos Estatutos do PPD, que Jardim teceu tão bem armadilhados... que é ele agora, o próprio chefe, a meter o pé na argola.


NOVOS MILITANTES AOS MOLHOS



Entretanto, os serviços da Rua dos Netos têm montes de fichas de novos filiados para dar entrada.
Cerca de mil já estão legalizados. Há mais uns 300 na fila de espera. Tudo fruto do trabalho de Manuel António e seus colaboradores no Ambiente, incansáveis na pressão sobre as casas do povo para que arranjem pessoas de confiança que não mudem de voto à última hora.
Mas, como continuamos a pensar, Jardim, assim que veja tantos militantes que até ele ganha a Miguel Albuquerque, dirá a Manel António que aguente até 2019, para governar 8 meses, e depois... Enfim, a conversa do costume.
Não queremos dar pistas, mas julgamos que mesmo esses mil e tal novos filiados são um perigo: podem deixar-se seduzir por Albuquerque ou por Sérgio ou por Miguel de Sousa. 
Não largam Rei da Tabanca da mão, raios!



ENIGMA PEDRO CALADO








(Cada vez percebemos menos. Que estarão eles ali a conspirar?) 



Vem a propósito contar esta: sua excelência já disse, numa das suas desbocadas conversas, que Pedro Calado foi trabalhar para o grupo AFA... mas com a condição de não se meter em política.
Ora essa! Calado fez essa promessa a Jardim? E Jardim manda no grupo AFA? Ou Calado fez a promessa ao Avelino? E será que Avelino manda na política?
Esta Madeira Nova é um enigma.

1 comentário:

Anónimo disse...

esta ultima parte é bem capaz de ser verdade , só isso justifica o ataque de encomenda que Pedro Calado fez á nova vereação do Funchal .
Ele que preparou muito bem a sua saida , de forma a ver se a sua " excelente actuação " passava em claro , que ninguem notava que os armazens de material estavam vazios , que não existia dinheiro disponivel para de acordo com a Lei dos compromissos , comprar outros tão cedo ,ele que esperava que ninguem notasse que o programa informatico de receita e despesa comprado por balurdios não funciona, ele que se preocupou em distribuir ifones a funcionarios chaves como prenda de Natal e de boca fechada .Agora ve a bonita cabeleira descoberta , toca a atacar , os novos é que são incapazes , defende-se e faz um favor ao chefe.