Powered By Blogger

sábado, 21 de dezembro de 2013

Polémica


VISITAS À CÂMARA DO FUNCHAL:
OPINIÃO 'FÉNIX' CONTESTADA


Caiu mal em determinadas áreas o nosso artigo a saudar a abertura das portas da Câmara do Funchal às visitas guiadas e individuais. Porque - alegam os contestatários - a Câmara sempre esteve de portas abertas a quem a quisesse visitar. Logo, Paulo Cafôfo não anunciou nada de novo, invectivam.
Segundo nos contam, há um departamento de Turismo municipal que desde há muito trata de proporcionar visitas guiadas aos turistas interessados. Além das visitas em grande número de grupos de estudantes enviados pelas escolas do concelho.
O caso é que a iniciativa da nova vereação foi plasmada na comunicação social e não percebemos que alguém rebatesse a 'novidade'. Da nossa parte, também desconhecíamos que o esquema de visitas estivesse organizado, tanto assim que quando abordávamos o assunto só nos diziam que era uma boa ideia e que certamente um dia seria adoptada. Aliás, se soubéssemos disso já teríamos recorrido ao programa de visitas, porque todo o cidadão deve conhecer a sua Câmara.
Daí termos festejado a diligência anunciada pelo presidente Cafôfo. Se realmente já existia departamento montado, das duas, uma: ou os quadros efectivos municipais deixaram a nova vereação 'chover no molhado' ou a nova vereação meteu mãos a um esquema paralelo ao presumivelmente existente.
Entretanto, e que nos desculpe a Prof.ª Ana do comentário, convenhamos que invocar as visitas de estudo para provar a existência de um departamento não nos parece razoável, porque as visitas de estudo acontecem diariamente com a maior das normalidades a empresas e instituições que não dispõem de organização específica para isso.
Tenha razão quem tenha, o importante é que se divulgue a possibilidade de os visitantes e os próprios munícipes conhecerem o edifício e as histórias da primeira cidade fundada por europeus fora do território continental. Ninguém dará o seu tempo por perdido.
Em suma, não estamos a tomar partido por nenhuma parte da polémica.

Nota - Também nos chamam a atenção para o facto de a nova Câmara ter apresentado como novo o centro solidário que inaugurou na cidade, quando a vereação anterior já tinha aberto um. Mas esse tema não foi abordado neste espaço.

5 comentários:

Tiago Freitas disse...

Caro Luís Calisto,

Não se trata do Centro Solidário, mas da "Loja Solidária", anunciada como pioneira na Ilha. Quando na verdade a Junta de Freguesia de Sta Maria Maior já dispunha de uma desde 2010, se não me falha a memória. Abraço

Luís Calisto disse...

Obrigado, caro Tiago.

Donato Macedo disse...

Caro Luís Calisto, boa tarde.
Esta "nova" Câmara, para meu próprio espanto e (independente) lamento, tem sido "useira" e "vezeira", em chamar para si, alegadas inovações que correspondem a acções já existentes, decorrentes de anteriores vereações. Apenas acalento a esperança que mantenham e melhorem (como já aconteceu), só as "boas" acções do passado e não todo o "pack" que prometeram e bem, combater. Senão a "mudança" transforma-se em "renovação", isto para não qualificar de "logro". É que já começo a ficar assustado com tanto frenético projecto que envolva o étimo "mudança"...

Luís Calisto disse...

Bem, Caro Donato, vamos avaliando no dia-a-dia.
Neste caso, continuo a pensar que a realização de visitas de estudo à Câmara não representa minimamente aquilo que acaba de ser anunciado. Mas isto que digo não vale mais do que uma opinião.
A ver vamos.

Anónimo disse...

Continue a marcar auto-golos e no fim veja quem ganhou o jogo!