Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

DELFINS


JARDIM PLANEIA EXPULSÃO 
DE MIGUEL ALBUQUERQUE

Jardim dá corda e Miguel estica-a, como o chefe quer.

* O líder social-democrata vai tecendo a teia para grudar e neutralizar os delfins um a um, a começar pelo ex-presidente da Câmara

* Albuquerquistas andaram esta segunda-feira na zona oeste a recolher assinaturas para exigir o congresso


* Sérgio Marques faz reunião com possíveis apoiantes sexta-feira, antes da comissão política




Para se recandidatar à liderança do PPD-Madeira e continuar em condições de vencer as eleições internas, Jardim sabe que é condição 'sine qua non' afastar da corrida o seu maior e provavelmente intransponível obstáculo: Miguel Albuquerque.

Os barões conhecedores dos cantinhos do Laranjal segredam: ele vai expulsar Albuquerque.
Não tem que saber. O ex-presidente da Câmara do Funchal apresenta-se, de momento, como favorito à vitória nas internas. Quase bateu Jardim em 2012 e desde então não houve sequer sondagens que mostrem inversão da tendência. Logo, é ali que Jardim, evidentemente interessado em continuar a mandar no partido - e no governo - precisa de trabalhar.
Interessado em continuar? 
Sim, como sempre. Ainda por cima, e segundo os barões, há ténues sinais de retoma económica este ano, com certo alívio no desemprego e no cinto das famílias. O chefe poderá acenar ao 'povo enganado' com o regresso aos velhos tempos.


ALBUQUERQUE PÕE-SE DE PROPÓSITO A JEITO DA EXPULSÃO?



A teia está bem urdida. Jardim insiste na provocação a Miguel Albuquerque e obriga-o a subir o tom do contra-ataque. Táctica perfeita, para já. 
Na sequência dos artigos que escreve semanalmente no DN, o delfim 'ressabiado' abordava, dia 4, o caso da expulsão de Humberto Vasconcelos, acusando a "deriva autoritária que está a tomar conta do partido", que a seu ver constitui uma "desvergonha política". Mas, mais atrevido ainda, condena "os tiques de um líder Alberto João Jardim que teima em transformar o PSD-M numa coutada de pensamento único".
Jardim a ler e a esfregar as mãos de contente.
No mesmo artigo, Albuquerque, não se abstém de atribuir ao chefe o uso de "cambalachos" e "insultos publicados no JM contra companheiros de partido", os companheiros que acham chegado o fim do ciclo político do líder. 
Esses "delírios repressivos", escreve Miguel Albuquerque, "são um ultraje aos direitos essenciais de militância e cidadania e ameaçam devorar o próprio partido".
Os observadores internos raciocinam. 
Albuquerque, tal como em peças anteriores, tece acusações gravíssimas à liderança do partido. 
O partido, pela voz do líder, tem avisado e ameaçado de expulsão quem tente desestabilizar o ambiente interno.
Veja-se agora o que o Regulamento de Disciplina do PSD nacional, que rege as representações regionais, considera infracção:
f) manifesto desrespeito pelas deliberações emitidas pelos órgãos competentes do Partido, designadamente através dos órgãos de comunicação social;
n) estabelecer polémica com outros membros do Partido, fora dos quadros ou órgãos 
partidários, desde que a discussão incida sobre deliberações dos respectivos órgãos estatutários e seja susceptível de pôr em causa a eficácia daquelas directrizes.
Ora, estas alíneas disciplinares dão para tudo o que Jardim, dono do aparelho partidário regional, queira fazer para se livrar de Albuquerque, com base nas declarações públicas e nos artigos de opinião.
É o sentimento dos barões, nem todos apoiantes do chefe supremo.


Paralelamente, andaram esta segunda-feira pela Calheta e pela Ponta do Sol, segundo nos informam, apoiantes de Albuquerque a recolher assinaturas destinadas à exigência do congresso antecipado a que Jardim e o conselho regional já se opuseram. Aí, será difícil o conselho de jurisdição instaurar um processo disciplinar que leva à expulsão do mentor do movimento. Os estatutos dão aos militantes o direito de propor a realização de congressos. 

Será difícil. Mas com Jardim nunca se sabe. Os 'Deveres dos Militantes' obrigam a "ser leal ao programa, estatutos e directrizes do partido, bem como aos seus regulamentos".

Ainda no seio do baronato laranja, há quem considere que Miguel Albuquerque se expõe à expulsão... de propósito. Para transformar-se em mártir, dizem uns. Porque está mais interessado na vida dos negócios, dizem outros. E há também quem diga que Miguel não está com disposição para a grande guerra que se avizinha na corrida do Laranjal. Se tem gente a recolher assinaturas é por pressão dos apoiantes, que quase desmobilizaram por causa da "brandura" do candidato na conferência de imprensa realizada depois do 'banho' do PPD nas autárquicas.
Miguel Albuquerque é que sabe o que realmente pretende.

SÉRGIO MARQUES EM 'CÂMARA LENTA'

A indefinição não ajuda um candidato.




Jardim não dá descanso a Miguel Albuquerque. Ataca-o insistentemente. E está a conseguir os argumentos de que precisa para os seus objectivos.

Digamos que a perigosa aranha tem Albuquerque prestes a grudar-se à teia. Uma vez ultrapassada essa etapa, será a vez dos outros delfins.
Sérgio Marques, com potencial para preocupar Jardim, continua no entanto membro da comissão política e diz querer lá continuar enquanto se sentir bem e os companheiros se sentirem confortáveis com a sua presença.
Situação estranha, para não dizer aberrante.
Na próxima sexta-feira, o antigo eurodeputado fará nova sessão política em casa, junto ao Jardim Municipal. Dirá evidentemente aos potenciais apoiantes como pretende mudar o rumo do partido. E logo depois vai tomar parte e possivelmente aprovar decisões de uma comissão política de que discorda, a ponto de lhe querer mudar o rumo!
Depois de várias situações ambíguas na sua carreira, todas elas provocadas pelo chefe, e quando se lançou a uma corrida que exige ruptura, o posicionamento de Sérgio continua intrigante.
Parece que o antigo deputado europeu, decerto involuntariamente, só está a facilitar a vida do chefe, que, uma vez livre de Albuquerque, neutralizará Cunha e Silva e Manuel António pela persuasão e Miguel de Sousa por causa do apelido. Restará um Sérgio Marques que vá à luta com o carismático a paternalista chefe?


Jardim já percebeu que, consigo à frente, o PPD-M apanhará tremendo banho nas próximas eleições regionais, perante uma oposição que não perderá tal oportunidade. Desenlace que será o fim do outrora poderoso partido. Mas que é isso se, por essa via, ele estrebucha mais uns tempos e fica com os meses de governação que prometeu a Manuel António?


14 comentários:

Anónimo disse...

A única coisa que responde à verdade neste artigo é esta parte do texto do Calisto:

Ainda no seio do baronato laranja, há quem considere que Miguel Albuquerque se expõe à expulsão... de propósito. Para transformar-se em mártir, dizem uns. Porque está mais interessado na vida dos negócios, dizem outros. E há também quem diga que Miguel não está com disposição para a grande guerra que se avizinha na corrida do Laranjal. Se tem gente a recolher assinaturas é por pressão dos apoiantes, que quase desmobilizaram por causa da "brandura" do candidato na conferência de imprensa realizada depois do 'banho' do PPD nas autárquicas.

Anónimo disse...

O Calisto não quererá escrever antes um romance politico? Seria mais interessante e um bocado mais decente. O que espera lucrar com a promoção assumida do candidato Albuquerque? Está no seu direito,o blogge é seu mas a verdade não é. Nem lhe dá o direito de mentir sobre factos,ou inventar intenções de gente com quem nem fala ,escudando -se na credibilidade que soube criar ao longo do tempo. Ninguém é obrigado a entrar para um partido. Como ninguém é obrigado a lá permanecer . As regras existem apoiadas por maiorias. Por maiorias podem ser alteradas nos órgãos próprios . É a chatice da Democracia. Não podemos todos fazer o que nos apetece ,quando nos dá na gana e da forma que melhor nos convier. Adivinhou,sou do PSD. Há muitos anos,e do tempo em que os Homens tinham valores por que norteavam as suas atitudes públicas. Ando entusiasmado com a perspectiva de um novo líder , não por qualquer sentimento de raiva ou ingratidão ou porque esteja velho...pasme-se! Velho sou eu também,e gosto da novidade. Alberto João tem sido um grande dirigente e por muito que expludam de inveja os medíocres , é a ele para já e em termos históricos que mais deve a nossa terra. Não gostaria nada de vê-lo ser substituído por alguém cego de ambição e de carácter duvidoso. Desculpe alongar-me tanto,sr. Calisto mas pense bem que todos os candidatos sem excepção estão irremediavelmente ligados e comprometidos com a actual liderança . O seu candidato foi o único que até publicou um livro com os artigos que escreveu pró governo e pró psd que sempre o apoiaram, e no jornal da madeira que agora critica. Aos que agradavam e defendiam apenas os outros só enquanto tinham benefícios ,não tínhamos pudor no meu tempo de rapaz de apelidar de oportunista . Agora são espertos com direito a promoção pela comunicação social e heróis de tantos cobardes que como eles ,não tem os coisos no sítio para enfrentar no local próprio olhos nós olhos quem está no caminho que pretendem para si. E agora acha o sr Calisto que os outros só serão credíveis se lhe seguirem o exemplo de ruptura . Pois ainda bem que todos os outros são candidatos a liderar um partido e não ao que sobrar dele. Posso continuar esperançado na renovação ...

Anónimo disse...

Se Sérgio Marque estivesse em Camara Lenta de certeza que o Jornal não teria despedido um colaborador dele! Mas isso o Calisto não diz.. mas vontadinhas ao Albuquerque faz. Sérgio já toda a gente viu que a tua candidatura é a verdadeira és o homem mais atacado dos últimos tempos e toda a gente fala de ti na praça publica se fosses como independente tinhas tudo para ganhar!

Anónimo disse...

Sempre gostei do Albuquerque desde pequenino!

amsf

Anónimo disse...

Mas quem tem dúvidas de que Albuquerque será cabeça de lista pelo... CDS.

Anónimo disse...

Sergio Marques seria ( será ) um grande lider do PSD , é um homem com cultura democratica . agora continuo com o mesmo receio que já nputros comentarios expressei , a cultura democratica que falta a alguns dos seus apoiantes , Fatima ; Filipe Santos , basta ver o comportamento destes ultimos nas internas do PSD e as Chapeladas que protagonizaram.
volto a afirmar que o Sergio será um grande candidato mas terá primeiro que limpar a casa.

Anónimo disse...

Sérgio Marque está na pole position para ser o próximo presidente do PSD Madeira! Este senhor vai limpar o partido de cima abaixo e exemplo disto é regime estar preocupado com os colaboradores do Sérgio Marques!

Anónimo disse...

Noticias recentes Joao Cunha e silva e Albuquerque estão unidos!

Anónimo disse...

O dr Sérgio Marques dava um excelente chefe de gabinete do Dr Miguel Albuquerque! Força Dr. Sergio Marques!!!

Anónimo disse...

O João Cunha e Silva deve ir para Secretario Regional do Ambiente para ver se faz melhor que o Manuel Antonio só assim é que depois voto nele!

Anónimo disse...

o comentador das 12,25 está enganado , não estou preocupado com os colaboradores do Sergio Marques , estou é preocupado com as sanguesugas que se colaram a ele e que podem causar danos á sua imagem. e estou preocupado com mais uma coisa , que o Sergio ainda não tenha feito vingar o seu ideal de partido democratico e mandado a CP do PSD ás urtigas.
Não é possivel um democrata esar naquela comissão politica , não é possivel um cidadão respeitador do estado de direito ser complacente com aquele conselho de Jurisdição

Anónimo disse...

Mas algum destes candidatos Tem estratégia?
Miguel Albuquerque , apesar de advogado e de ter o mérito de desafiar o líder, enterra-se e poderá ser expulso.
SMarques com passado em LMSousa (não Miguel de Sousa) , tem um currículo conhecido.
AAntónio é o mesmo que o UI
CSilva tem aspirações a Presidente do Parlamentp, logo será apoiaste de Msousa.
Msousa o mais experiente, na vida pública (sem déficit) e na vida privada, é o mais bem preparado, com provas dadas nos anos 80 com adesão à UE e obras como a primeira marina, a Zona Franca, etc...Não tem déficit no seu currículo. A Madeira Nova depois de 2000 é só despesa e déficit. MSousa será o homem certo. Se ele quiser...

Anónimo disse...

Miguel de sousa mais conhecido pelos bolsos cheios tem a empresa de cervejas.. e uma data de interesses no governo regional é o gajo que vai ficar em ultimo e vai ser se envergonhado!! Aconselho a que ele tenha mil euros para dar a cada militante só assim voto nele!

Anónimo disse...

O comentador de 14 de Janeiro de 2014 às 16:18 deve estar a falar do Alcino, Simplicio, Rosa Gomes, etc. Esses sim colaboradores acreditados.