Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

DELFINS


CANDIDATURA DE CUNHA E SILVA
FAZ RECONHECIMENTO NO TERRENO





No dia do advento da IV candidatura, Francisco Santos, apoiante de Cunha e Silva, promete luta pela recuperação do prestígio do PPD, que os inimigos têm "enxovalhado". Mais importante ainda, garante haver um movimento de "companheiros" social-democratas em vias de se apresentar com "uma estratégia para a nossa terra". Com João Cunha e Silva à frente. Não especifica, mas percebe-se. 



Francisco Santos anuncia para "breve prazo" a apresentação de "uma estratégia para a nossa terra" que, "em linha com o ideário social-democrata ", seja subscrita pelos militantes do PSD-M e subsequentemente pela maioria dos madeirenses. O antigo secretário da Educação não o revela, mas os pretendentes à liderança do Laranjal que já se meteram ao caminho não têm dúvidas: o vice do governo João Cunha e Silva ensaia o anúncio da sua candidatura. Para já.


Ninguém esperava que hoje fosse dia do advento da IV candidatura no PPD. Mas era. Agora não falta muito para Cunha e Silva assumir-se em forma, depois do 'amortecedor' mandado à frente esta manhã. Uma forma 'sui generis' de preparar o ambiente para a chegada de uma candidatura.

Em artigo de opinião publicado na imprensa, Francisco Santos vem alertar duas coisas: há mais uma candidatura pronta; e a nova candidatura vem com ideias de apontar as flechas para o exterior do partido.


Francisco Santos nos jantares de Cunha e Silva; há mais tempo, falara com Sérgio Marques

A leitura linear do artigo que o DN divulgou força uma interpretação que julgamos errada: que o candidato seria o próprio Francisco Santos, já que o texto não aponta outro. As rádios têm falado nisso. Mas nas demais sensibilidades social-democratas pensa-se noutra perspectiva. 
De facto, outros candidatos no terreno sabem da participação de Francisco Santos nos encontros já realizados em diversos pontos da Madeira, em apoio a Cunha e Silva. Segundo nos garantem, o jantar na Portela, há poucas semanas, foi um dos casos. Na Calheta, ainda mais recentemente, outro caso.
Nunca cessaram os rumores sobre as ambições de Francisco Santos quanto a uma candidatura própria. Nesse âmbito é que entrou em contacto, há meses, com Sérgio Marques, para saber o que pensava fazer o antigo eurodeputado - se concorreria ou não, já que ele, Francisco Santos, fazia depender dele a sua própria intenção de avançar.

Apoiantes de Cunha e Silva


Paulo Fontes

Nuno Teixeira

Domingos Abreu


Edgar Garrido

Com o tempo, o antigo membro do governo de Jardim, Francisco Santos, distanciou-se não só de Sérgio, mas de outros Delfins. Menos de Cunha e Silva. Francisco Santos tem falado com os "outros companheiros do PSD-Madeira" a quem se refere, sem nomes, no artigo de opinião. Entre esses "outros companheiros" encontram-se figuras como Paulo Fontes, também antigo secretário regional (Finanças); Domingos Abreu, ex-director regional e concorrente derrotado à Assembleia Municipal do Funchal nas últimas autárquicas; o deputado laranja Edgar Garrido; e, obviamente, o eurodeputado Nuno Teixeira, que assumiu, faz tempos, em plena entrevista televisiva, o apoio a Cunha e Silva.
Como Nuno Teixeira, os outros que mencionamos são activistas da candidatura de Cunha e Silva.


Um artigo 'à Cunha e Silva'

O texto de Francisco Santos, intitulado "PSD-Madeira com muito orgulho!", espelha toda uma política conhecida em Cunha e Silva: um grande apego à tradição PPD; combate voltado para o exterior; um projecto de desenvolvimento centrado na pessoa humana; e claríssima demarcação relativamente ao governo central. 
Sem falar em nomes, o artigo de Francisco Santos atesta que "existem pessoas muito capazes de continuar a liderar os destinos da Região". Tanto assim que o seu autor assume publicamente estar, com outros companheiros do PSD-Madeira, preparando-se  para, "num contexto de luta verdadeiramente democrática, demonstrar que se enganam os que nos têm vindo a querer enxovalhar publicamente", bem como ao PSD-M. Sem se esquecer da 'lixívia' de que falou Paulo Cafôfo no congresso do PS-Madeira.
Há um projecto pronto a mostrar-se: "A breve prazo, daremos a conhecer à população madeirense qual a nossa visão e estratégia concomitante para a nossa terra, bem como os meios e instrumentos que sabemos existirem e deverem ser implementados para que o desenvolvimento sócio-cultural e económico seja uma realidade para todos os madeirenses, em linha com o ideário social-democrata centrado na pessoa humana que perfilhamos, e que temos a certeza de que, em primeira instância, a maioria dos militantes do PSD-Madeira subscreverá, bem como, subsequentemente, a maioria dos madeirenses."


Está, pois, lançado um projecto para o interior do PPD e, "subsequentemente", para os madeirenses em geral.

E está também consumado aquilo que já se esperava: o lançamento da quarta candidatura, a do actual n.º 2 do governo, que já foi vice da JSD nacional e líder da JSD-M.


Ponto da situação dos candidatos e dos potenciais candidatos:



Miguel Albuquerque




Foi o primeiro a candidatar-se, tendo já disputado eleições internas mano-a-mano com Jardim. Na próxima semana, entrega mais de 300 assinaturas propondo a antecipação do congresso electivo. Como diz o povo, candeia que vai à frente...


Manuel António Correia



Anunciou-se candidato logo a seguir a Miguel Albuquerque, com apoio do líder. Mas entretanto esse apoio desvaneceu-se. A ponto de ainda na última comissão política se ter percebido claramente um afastamento mútuo Jardim-Manuel António. O que é bom para o delfim, que também já fez constar que se candidatará seja contra quem for, Jardim incluído. Tem a seu favor a entrada de 900 novos militantes através de diligências suas. Mas, na hora do voto, ninguém sabe o que pode acontecer.


Sérgio Marques




Anunciou formalmente uma candidatura que também se esperava e que era previsível havia muitos anos. As qualidades democráticas, a boa imagem no partido e o currículo de dirigente, governante e eurodeputado fazem de Sérgio um candidato fortíssimo.


João Cunha e Silva






Está a momentos de entrar na corrida formalmente, como se viu acima. Mas continua numa situação complicada, que já aqui aflorámos. Se sai do governo para tratar da candidatura, que é indiscutivelmente o caminho apropriado para as circunstâncias, será acusado de abandonar o navio perante a tempestade - dada a ausência física e executiva de Jardim. Se continua no governo, terá dificuldades em fazer campanha demarcada das funções oficiais. Pois se neste momento já se diz que apoiantes seus andam pelos corredores do governo a recolher assinaturas!...
Partidariamente adepto do PPD à moda antiga e politicamente entusiasta das modernas concepções de governo, Cunha e Silva tem máquina, tem gente e tem condições para se bater de igual para igual com a forte concorrência.


Miguel de Sousa




Tarda em entrar oficialmente na corrida. Costuma dizer que é muito cedo para isso. Mas já tem um programa para o partido e para o governo. E experiência não lhe falta. É apontado, inclusive, como o mais bem preparado para assumir a cúpula do aparelho. Muitos não acreditam que leve a candidatura à prática. Nós acreditamos que sim. Ou não fosse Miguel de Sousa o primeiro delfim do PPD. Apresentado por Jardim em congresso e aplaudido... em congresso. 1989.

Jardim



A sua conduta incoerente e desconjuntada não admite outra leitura séria: o chefe quer continuar na cadeira das Angústias. Tudo tem tentado fazer para satisfazer a sua obsessão de poder eterno. Desde expulsar Albuquerque a desincentivar Sérgio Marques e a dizer que Miguel de Sousa não é hipótese viável... por causa do sobrenome!
Ele, Jardim, poderia sair de livre vontade. Mas só o faria se ninguém fosse ocupar o seu lugar. É o que lhe vai na alma. Ao longo dos anos, foi ora sim, ora não. Revoltava-se porque os delfins estavam parados, nenhum se assumia. Assim que algum dava sinais de avanço, logo o chefe lhe caía em cima acusando-o de pôr-se em bicos-de-pés.
Neste momento, a proliferação de candidatos deve estar a agradar-lhe. Mais lógica será, deste modo, a sua argumentação para tentar ficar: com tanta gente, só ele pode evitar a desagregação final do PPD. Engano puro. Não pensa, está visto, que nesse caso aqueles delfins todos se uniriam para salvar o partido. E tirá-lo dali, que para isso, no fundo, é que estão a dar a cara com as candidaturas.

37 comentários:

Carlos Costa disse...

Candidato a sério e com coragem para enfrentar AJJ, só o Miguel Albuquerque! Quando os outros "candidatos" andavam a levar militantes nos seus carros para ir votar no seu chefe, nas "internas"(!), Albuquerque estava só, com meia dúzia de "desprezados" do partido, sem o "aparelho", com sondagens a lhe dar à volta de 20%... Depois foi o que se viu: um 51/49, arrancado a ferros já nos "descontos" e com muitas dúvidas à volta da "vitória" de AJJ! Da minha parte, não tenho dúvidas: houve chapelada!!! Nessa altura toda esta "malta da pesada" estava com o seu chefe e são, obviamente, responsáveis pelo que tem acontecido ao PSD-M e nos resultados nas Autárquicas. Para mudar este partido e retirar argumentos a toda a oposição, só existe um candidato possível: Miguel Albuquerque!

Anónimo disse...

Venha o Diabo e escolha.

Anónimo disse...

Os apoiantes do cunha e silva são esses 6 e os votantes também !

Anónimo disse...

Nao conheço o Edgar Garrido?? Depois é só derrotados o Domingos Abreu na camara e o Nuno Teixeira no clube naval

Anónimo disse...

Caro anónimo, você vai ter uma grande supresa com os apoiantes do Cunha e Silva. É melhor sentar-se para não bater de supapo no chão.

Anónimo disse...

Mas quem é que quer ser visto a ser apoiado o maior mafioso de todos os tempos Carlos Cunha e Silva? Só se for para ficar queimado para todo o sempre dentro do partido! Os apoiantes são todos ratas velhas que renovaçao existe? Este senhor vai ser humilhado nas urnas onde o voto é secreto os boys dizem que vao votar nele mas mas vai levar com tantas facas nas costas que nunca mais se levanta! Humilhaçao prevista.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Entre tantas outras derrotas dos últimos tempos, a sucessão preparada por Jardim , é o maior fracasso, digna de principiantes O Partido está destruído, sem união e escaqueirado pelo UI. Ficará na história pelo enterro do partido com mais de 4 candidaturas a segurar o féretro. A única solução seria a junção das candidaturas, enquanto não há ódios entre eles. A Madeira passa pela renovação urgente e antecipada do PSD. O UI ganhava descanso e elogios se antecipasse o congresso e se se desprendesse do lugar. A Oposição unida seria um desastre de incompetência, inexperiência e, com cada partido a reivindicar os seus tachos e mordomias.

Anónimo disse...

Eu cá gosto de ver estes comentários o João cunha e silva só tem 6 votos, mas ficam todos nervosos! Finalmente um candidato com um projecto para a Madeira!

Fernando Vouga disse...

Caro Luís Calisto

Li o artigo a que faz referência.
Essa rapaziada da política julga que é importante e que a democracia se esgota nos partidos. Que tudo se confina às suas querelas partidárias. Concomitantemente, claro...
Mas o que é preciso é ver Jardim pelas costas e deixar que o eleitorado, de que nunca foram nem serão donos, se manifeste em liberdade, sem as intimidações e batotas jardinistas. Ou vindas de outro lado qualquer.

Anónimo disse...

O Albuquerque vai limpar o Carlos Cunha e Silva!

Anónimo disse...

Nervosos? todos sabem quem são os apoiantes de Cunha e Silva sao as pessoas que dependem dele na funçao publica! Estou desejando que ele se candidate vai ser destruido num segundo!

Anónimo disse...

O Cunha e Silva vai pedir por favor ao Albuquerque para ir para presidente da Assembleia.. tenho pena é de que o rodeia vai ser um porradao peka mau temperamento quando o Albuquerque recusar-lhe o lugar!

Anónimo disse...

Fico perplexo com o que vejo aqui. Sou apartidário e bem sei que o senhor ainda não se candidatou, mas só posso ver o projecto do Dr. João Cunha e Silva com o nome de como enterrar a Madeira ainda mais. Se esse senhor ganhar o PSD MADEIRA não tem certamente o meu voto nas legislativas bem como o de muita gente na sociedade! Dizer também que perdi todo o respeito pelas pessoas seus apoiantes aquelas 6 caras estão agora no caderno preto dos mais procurados, não é também que alguns deles não estivessem já riscados mas vale sempre apena pôr agora em letras maiusculas e riscar com mais afinco.

Anónimo disse...

O artigo de opinião do Francisco Santos no DN fez-me lembrar do projecto Inteligencia Conectiva, aquele que julgo ser o seu maior contributo para a história recente da Madeira.
P.S. ó dr. Santos, agora que ninguém nos está a escutar, acha mesmo que ninguém percebeu o que aconteceu enquanto você esteve no Governo?!

Anónimo disse...

Força Cunha e Silva, avança sem medo! Assinado: Vitor Freitas.

Anónimo disse...

Albuquerque=negociatas
Cunha e Silva=marina do lugar de baixo
Manuel Antonio=o boneco do ventriloquo AJJ
Sérgio Marques=OPM
Miguel de Sousa=portos, terrenos, Pestana
Francisco Santos=Inteligencia Conectiva.

Será que não existe nenhum candidato sem esqueletos no armário?

Anónimo disse...

Anónimo das 12.09. Mas qual projeto? o da Madeira Nova depois do ano 2000 com as Sociedades de desenvolvimento que criaram a dívida e o buraco? Grande projeto

Anónimo das15.32- Miguel de Sousa não tem a ver com o Sousa dos portos e o Pestana é o maior hoteleiro do país. È pecado investir e criar emprego?

Caro Coronel Vouga, realmente o importante é o UI ir descansar e o partido une-se em volta de uma candidatura com credibilidade. Oposição é medíocre e uma salada destemperada

Luís Calisto disse...

Senhoras e Senhores
Há imensos comentários não activados por motivos que os seus autores certamente conhecem.
Sugiro que esses Leitores façam por transmitir as suas mensagens sem insultar ninguém. Podem dizer o mesmo sem nos expor a queixas em tribunal.
Obrigado.

Carlos Oliveira disse...

Vejam lá a Democracia neste PSD... Um pré-anúncio de candidatura do Cunha e Silva e os boys and girls das outras candidaturas têm o comportamento democrático que aqui se assinala nestes comentários.
Andam tão nervosinhos, estremecem à medida que o chão lhes vai fugindo e pensam que ganham eleições sozinhos, com o partido divido em frangalhos.
Que tal saírem de redor do vosso umbigo e pararem de dar tiros uns nos outros? Acham que por ficarem no final com a chave do WC vão ganhar o eleitorado madeirense? Oh gentinha triste. Continuem assim. A oposição agradece.
Carlos Oliveira. Social democrata assumido.

Anónimo disse...

Caro anónimo, a dívida das Sociedades são 300 milhões. A da Madeira são 6 mil milhões. E o buraco nas contas foram de faturas não contabilizadas de obras do Santos Costa. SEJA SÉRIO!

Anónimo disse...

A grande incógnita consiste se teremos uma corrida a três: Albuquerque, Sérgio Marques e sua excelência (a bem da unidade do partido e povo madeirense, blablablá) ou a cinco: Albuquerque, Sérgio Marques, Manuel António (mandatado por sua excelência) e Cunha e Silva (em represália ao apoio a Manuel António, numchoque de egos já antigo).

Anónimo disse...

Cunha e Silva pelo menos aparece em equipa ao contrário dos outros que parecem ser os santos milagreiros. Já é uma novidade. Depois é importante não esquecer que esta eleição é feita apenas pelos militantes do PPD. nO fim se fará as contas mas, a ser verdade esta candidatura de Cunha e Silva, nada é como dantes, até porque Miguel Albuquerque apenas concorreu e era favorito contra AJJ. Já não é uma luta contra o AJJ nem um mano a mano mas sim a escolha da melhor escolha para um partido que se quer capaz de assumir o futuro. E Miguel de Sousa? Sempre vai ser candidato?
Para os comentadeiros mais brejeiros, convém recordar que o PPD é só o maior partido da Madeira, não é um evento do acaso nem efémero.

Anónimo disse...

Ao comentador das 20:53

Essa sua última frase da grandeza do PSD-M refere-se a uma época que já lá vai. O "acaso" chama-se Alberto João Jardim, o mesmo que agora promove a implosão do partido

Anónimo disse...

Ah o Equipamento Social era independente do resto? Governava-se sozinho? SEJA SÉRIO

Anónimo disse...

Convém lembrar, já que tanto se fala de sociedades de desenvolvimento que a sua criação se deve a um dos agora apoiantes de Miguel Albuquerque. Ou já ninguém se lembra de António Rosa Gomes, o primeiro gestor destas sociedades, verdadeira inovação do então secretário regional da economia, Pereira de Gouveia?
às vezes as memórias ficam curtas e faz-se pensar que o mundo começou ontem mas não é bem assim.

Anónimo disse...

Cunha e Silva enterrou a madeira com as socidades de desenvolvimentoo!! O Rosa Gomes enterrou a frente mar é so rabos de palha.

Anónimo disse...

Cunha e Silva o responsavel por vários buracos mas o mais de todos é sem duvida o buraco da Madeira.. o segundo o Buraco da Marina!

amsf disse...

Será que toda está gente é afecta ao PSD/M e cada um deles está ao serviço dos vários delfins?!
Se assim é deviam ter vergonha por se manterem nesse partido pois o que um delfim tenha feito compromete todo o PSD/M. Pelo que se vê todos eles pregaram o seu prego no caixão da Madeira e os que não o fizeram directamente fazem-no agora ao se manterem num partido com tais tristes responsabilidades!

Anónimo disse...

Não consigo acreditar que o vice-presidente de um governo caloteiro, que desprestigiou o nome do psd Madeira e da ilha Madeira pela Europa fora, ache que tenha condições para governar. O psd se quiser continuar a ser o partido mais votado terá de fazer uma renovação geral nos seus quadros dirigentes. Pessoas sem ''rabos de palha'' e com grande capacidade de trabalho, para combaterem os tempos difíceis que ainda temos pela frente. A avaliar pelos candidatos actuais penso que o Dr. Sergio Marques será o candidato que pode liderar essa renovação.

José disse...

Olhem, eu gosto muito desta: "Finalmente um candidato com um projecto para a Madeira!"

Que pena que o Drº João Cunha e Silva não tenha tido a oportunidade de governar no tempo das vacas gordas. Um homem com um projecto para a Madeira teria feito muito por todos nós, se governasse quando as Sociedades pediam centenas milhões à banca como quem pede $ ao pai para sair à noite :)

Anónimo disse...

Que grande candidatura. O "Marinas" assumiu-se como candidato. Avança ladeado por gente séria e porreira. Avance que terá o meu apoio. O Voto é anónimo.

Anónimo disse...

As claques andam atarefadas. Continuem assim, agarrados às vossas capelinhas. No final, fiquem com a chave da retrete...

Anónimo disse...

O Vice é mto receoso...até da sombra. Com estes comentários ele já não se candidata. O SMarques com a coragem e afronta ao UI de reduzir o número de deputados (Assembleia livra-se dos Coelhos, do MPT e do PND) e o fim do jackpot, vem credibilizar sua candidatura.

Anónimo disse...

Sem duvida. Sérgio Marques pôs o dedo numa das grandes feridas do PSD. Reduzir despesa política e inovar. A renovação passa por indicadores deste tipo de situações. Identificar os males do PPD e da governação e renovar com coragem. Colado ao UI ninguém vai em frente.

Anónimo disse...

Não foi o UI que vos deu de "m...." este tempo todo

Anónimo disse...

Sim, foi o Sócrates que nos pôs na amargura