Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Funchal ao Vivo


SENHORA CÂMARA, EXCELÊNCIA




Aproveitando a tal abertura de Paulo Cafôfo, manifestada quando ainda candidato, para ouvir a voz do povo durante os 4 anos de mandato que esperava conquistar, e partindo do princípio de que 'Mudança' não se traduz apenas em 'mudar' contadores de água, aqui vão duas ou três dicas


- Talvez com meia dúzia de linhas...
...Se evitassem situações nebulosas que vão ruidosamente de encontro às promessas de transparência na vida da autarquia.
Por exemplo, este caso do incêndio no presépio que talvez não fosse presépio e onde havia uma vela ou coisa parecida que não se percebe o que fazia ali, ainda por cima acesa pela noite dentro, perto da papelada da contabilidade. Era vela? Não era vela? Seria um pirilampo? Um gambozino?
Ontem de manhã, disseram-nos que a PJ estava lá dentro havia horas, a investigar, aventando-se a hipótese de fogo posto. Logo surgiu a especulação: teriam sido os albuquerquistas a pegar lume em documentos eventualmente comprometedores para eles?
Hoje, um jornal diário garante que aquilo foi vela de presépio. O outro jornal diário diz que não havia ali presépio, o que causa certa intriga, embora avance que não foi fogo posto, citando a Judite.
Depois, para adensar o mistério, um dos jornais diários avança que o presidente Cafôfo pregou adesivo na boca do comandante dos Municipais, para que não abrisse a boca à comunicação social - quando é normal o comandante falar, não sobre as origens dos sinistros, mas do combate feito, quantos homens, de que horas até que horas, se houve gente para o hospital, enfim.
Senhores: um comunicado com 5 ou 6 linhas esclarecia a populaça. Acabava-se a intriga e era só passar à frente.
Transparência, lembram-se?

- Já que o quiosque fechou...



O panorama é este.
...Será que a Câmara poderia negociar com a agência que trabalha perto do Pilar de Bânger no sentido de ela transferir os seus serviços da desenquadrada cabana onde funciona para o referido quiosque ora encerrado? Ou será que já existe destino traçado para ele?
Convém recordar que com o encerramento da simpática barraquinha nasceu uma lacuna em matéria de serviços aos turistas (jornais e souvenirs) - o que desvaloriza a Avenida do Mar.

- Atenção ao ex-cinema...



...Porque a Câmara anterior esqueceu-se dele. É no Navio Azul. Há duas décadas e tal, era sala de cinema, na cave daquela unidade situada na zona hoteleira. Pouco tempo. Foi abandonada cedo, pela Lusomundo do Coronel Silva, se não estamos em erro.
O espaço é da Câmara, mas aquilo ficou durante muito tempo ao deus-dará, e à disposição dos parasitas. 
Pouco tempo antes da mudança de Câmara, Rubina Leal, para o efeito alertada, esteve no local, a ver se a grande sala podia ser utilizada em alguma actividade ao serviço dos munícipes. Ficou tudo em águas de bacalhau.
A nova Câmara não teve tempo ainda, obviamente, para tomar o pulso a todos os espaços pertença do município. De maneira que estamos a informar que no Navio Azul há superfície 'nossa' a merecer atenção.
De nada.

7 comentários:

Anónimo disse...

o autor do blog anda atento e mereçe uma explicação . julgo que ninguem questiona a idoneidade da PJ por isso a explicação do fogo está dada. quanto á ordem ao comandante dos bombeiros municipai , a mesma não tem nada a ver com transparencia , tem a ver com inteligencia , o tipo cada vez que abre a boca ou é para mentir ou para dizer merda , assim mais vale estar calado.

Anónimo disse...

O cinema do Navio Azul foi explorado pelo saudoso Cine Forum do Funchal, que foi uma das muitas criações do Dr. José Maria Silva e das quais parece que nenhuma teve seguimento. Era um visionário, que ultrapassava os limites desta terra...

Anónimo disse...

Na visão do novo presidente da CMF, TODA A GENTE «de cada vez que abre a boca ou é para mentir ou para dizer merda, assim mais vale estar calado». Solução: só um fala. Para disfarçar, sempre podem alternar com a estratégia da ventriloquia à PCP: um faz os textos e os outros decoram-nos e debitam-nos em público.

Post scriptum - Como resulta óbvio do episódio do incêndio, não acabou a «merda» nem as «mentiras».

Anónimo disse...

Ao anónimo das 23.15

No seu desabafo não deixa de transparecer a sua mágoa pelo facto de a visão da CMF não ser a mesma do inquilino da Quinta Vigia. Paciência.
No entanto, não deixa de ser reprovável a forma como este incidente foi tratado pela nova edilidade. Toda esta aura de secretismo e mistério poderia ter sido evitada.

Luís Calisto disse...

Aprecio bastante o carácter dos cavalheiros que comentam sem papas na língua e insultam com valentia... sob a vil máscara do anonimato.
Como corresponder com o adequado contra-ataque a um pateta que não conhecemos?
LCalisto

Anónimo disse...

Se o anonimato é considerado uma VIL Máscara, os anónimos deveriam ser bloqueados neste blogue. e a Fénix iria reduzir a interatividade em 99%

Anónimo disse...

Aliás os tais patetas anónimos, se assim não fossem, já estariam expulsos do PPD. A maioria que aqui escreve contra o UI é do PPD.