Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

LARANJAL


O MURO DAS LAMENTAÇÕES

O antigo todo-poderoso do PPD-Madeira, actualmente barricado na Rua dos Netos com alguns correligionários sob sequestro, prossegue na sua campanha de auto-martirização a ver se, por condolência especial, a 'pata rapada'  ainda lhe deita a mão piedosa.
Ontem, quarta-feira, a lamentação que se tornou habitual na última página do JM derramava uma torrente de lágrimas sobre o leitor desprevenido, à conta de 5 ou 6 subordinados - de confiança, julgava o chefe - que resolveram escrever-lhe uma carta recomendando serenidade na mania de expulsar Miguel Albuquerque do partido. 
Mas para quê andar com missivas do género quando todos dispõem de antena para dizerem o que quiserem nas reuniões da comissão política?! - soluçava ele no artigalho. E os social-democratas que fizessem justiça ao homem, vítima dos 5 ou 6 autores da "cartinha". Os social-democratas verdadeiros que registassem bem registado que "a epístola só teria utilidade para publicação na folha do 'juntos pelo Blandy'". 
"Estou a escrever isto porque o prometi se a folha 'bufasse'", fungava sua excelência, naquele heteróclito latim lá dele. Com mais a seguinte recomendação de amigo traído, sempre numa escrita de fazer desmaiar os mais frios assassinos da Gramática: "É bom que a população da Madeira e do Porto Santo não caia numa triste figura de não perceber o que se anda a urdir contra si própria."
Em matéria de conteúdo, é isso: o chefe sente que os tubarões se revoltam contra quem lhes deu visibilidade, prosperidade e poder. Hoje um, amanhã dois, para a semana 10, ei-los que partem. Ele é Miguel Albuquerque, ele é Costa Neves... Humberto Vasconcelos, José António Garcês, Menezes do Porto Santo, Rubina, agora estes da carta, mais José Prada e Ventura Garcês que não correm do partido quem o chefe aponta, e ainda certos comentadores da praça imunes à partidarite. Todos a passar-se para o lado onde não está o chefe.
Daí Jardim preocupar-se com o caminho que aquela gentalha começou a trilhar. Jardim é como aquele pai que se orgulhava no juramento de bandeira: "Neste batalhão, só o meu filho vai com o passo certo!"
Hoje, quinta-feira, o muro das lamentações na derradeira página é outro 'vale de lágrimas'. Quem folhear o JM pela ordem certa, porém, obriga-se a gramar primeiramente um fartote de jardinices por todo o lado, num considerável espaço do matutino que nos leva 4 milhões de euros por ano. 
Aquilo é boneco do homem em ponto grande na 1.ª página, com as baboseiras do costume a fazer de chamadas oficiais. É a notícia 'bombástica' do convite para ele ir falar do 25 de Abril à Califórnia (os organizadores dos states não devem perceber porra nenhuma da História recente de Portugal). Aquilo depois é uma segunda página toda ocupada pelas diatribes do homem, desde um fantasioso "plano diabólico de centralização de poderes nos Estados" denunciado numa simples cerimónia de bombeiros, com o inevitável retrato da postura presidencial, até à suja vomição diária no 'boca pequena', passando pelo programa de sua excelência para o dia, com direito a plenário do governo e entrega de uma casa da CVP presidida por... - ora, por quem havia de ser!
Sem interrupções inúteis, o comissário editor pespega logo na página 3 com mais um 'estenderete' sobre teorias fiscais e outras chatices que chefe costuma abordar para dizer que percebe alguma coisa daquilo.
A edição do JM prossegue pelas páginas adiante com animoso despique entre alternados artigos sobre o legítimo Rei da Tabanca, sobre membros do desgoverno e sobre quadros partidários do Laranjal, futuros dissidentes.
Uma pessoa passa os olhos pelo Desporto, pela necrologia, pelas fotografias de cabeleireiro e depara-se com um berreiro na última página, outra vez da boca do chefe p'ra fora. Então não é que ninguém se preocupa com a incoerência que grassa nesta terra, apesar de ser assim que "uma sociedade caminha para o abismo"?!
Não poucos dos 10 mil militantes do PPD - chora o chefe na 'opinião' - se filiaram, não por fervor autonomista e social-democrata (como ele, passe a ironia), mas "pela ambição pessoal". 
"Daí, depois" - claro está -, "a dificuldade de quem dirige o partido para lidar com filiados não correspondidos nas suas ambições pessoais."
Veja-se este despautério: "...A ponto de [o líder] se sentir mais à vontade com o povo cá fora, não filiado"!
Isso, o sua excelência das Angústias que se fie nessa e venha daí.
Perante as 'infiltrações', eis os soluços finais da lamentação escrevinhada sempre com os pés: "E depois, para bem da Madeira 'limpar' o PSD e libertá-lo de todos os que fazem o jogo da sua destruição, isso é 'pecado'..."
[Está escrito assim, não podemos emendar para Português, nem aquilo teria conserto]

Não sabemos se o sua excelência continua sem dar ouvidos a quem o rodeia. Em todo o caso, atrevemo-nos a mandar um conselho sincero, não armadilhado, para que o obstinado mandão se livre dos traidores e possa continuar sossegado no comando do partido, mesmo depois de 2015: diga que o seu ódio a Miguel Albuquerque foi invenção do 'juntos pelo Blandy' e manifeste apoio ao mesmo Miguel. É remédio santo para 'queimar' eleitoralmente esse 'traidor' em dois tempos. Depois, é só aplicar a mesma receita com Sérgio Marques e então a recondução está garantida.
Está provado que os berros e as atrocidades psíquicas não resultam.
Experimente, a ver se acaba com essa lamúria na última página do sacrossanto JM.
De nada, ora essa.

5 comentários:

Anónimo disse...

Nesse "artigo de opinião", do ex-Querido Líder, também ficamos a saber que os militantes do PSD-M da freguesia de Santa Luzia, que o mesmo não conhece (porque são uns "patas rapadas"!) ou tiveram a coragem de se assumir como apoiantes de Albuquerque (traidores!), são "socialistas e comunistas" e que até fazem "má cara" à sua passagem... Resta lembrar que em Santa Luzia o Miguel Albuquerque venceu as eleições internas com 70% dos votos!!! Com o ódio e ressentimento que ficou hoje patente nos seus escritos, não me admiraria se em breve houvesse nova "caça às bruxas" entre os 70% que se atreveram a "rebelar" contra "Único Importante", sempre com o apoio subserviente do Presidente da Junta...

Anónimo disse...

Miguel Albuquerque e Sérgio Marques são agora as pragas do regime Calisto.

Anónimo disse...

Mas quem teve mais interesse em se manter no Poder há mais de 30 anos, com todas as mordomias de governo, partido, ofertas, convites, empresários amigos de ocasião, etc, etc...senão Sua Excelência o Único!

Mas quem colocou familiares e amigos a usufruir, senão Sua Excia o Único!

Quando a comissão politica assumir que ele é menos que Meio Chefe, haverá liberdade no partido.

Fernando Vouga disse...

Caro Luís Calisto

Estou perplexo.
Desde a sua criação, que no PPD/PSD-M só se faz o que Jardim pontifica. Nem mesmo o mais ligeiro traque se dá, melhor dizendo, se dava, sem o seu aval. Ou seja, para o bem ou para o mal, ele é o único responsável por tudo o que lhe está a acontecer. Pergunto: de que é que se queixa? Sendo um político tão calejado, como é que se deixou enganar assim tanto?
Mas que grande mistério!

Luís Calisto disse...

Nem se deixou enganar naquele tempo nem se deixa enganar agora, Caro Coronel. O que acontece é que antes enganava os outros e agora não consegue.
Ele e outros políticos.