Powered By Blogger

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

LARANJAL



ALBUQUERQUE LEVA 640 ASSINATURAS
PARA EXIGIR CONGRESSO ANTECIPADO


O documento a entrar esta sexta-feira na Rua dos Netos aponta o mês de Junho para o congresso electivo. A salvação de Jardim, para evitar nova derrota humilhante, reside no estilo totalitário das votações em conselho regional: braço no ar.


Miguel Albuquerque e Rui Abreu voltam esta sexta-feira à Rua dos Netos.

Às 10 horas desta sexta-feira, Miguel Albuquerque entra na sede regional do PPD, acompanhado pelo seu mais directo colaborador Rui Abreu, para depositar o documento com as assinaturas necessárias à convocação do congresso antecipado. Com uma curiosidade: mais do que as 300 assinaturas exigidas estatutariamente, a candidatura do ex-presidente da Câmara do Funchal apresenta 640. O que pode ser entendido como uma manifestação de força perante as ameaças do chefe social-democrata de expulsar quem insistir na antecipação de um congresso que - argumenta o mesmo líder - tem data marcada desde a anterior reunião magna, e com confirmação em conselho regional.
"Não será fácil expulsar 640 militantes", ironiza entretanto um elemento da candidatura miguelista.


Recordemos que no conselho regional de Novembro do ano passado, Jardim queixou-se dos companheiros de partido que o querem "escorraçar" da liderança, ao mesmo tempo que fazia finca-pé: insistir na antecipação do congresso é tentar desunir ainda mais o partido. E desunir o partido carece de um castigo máximo, a expulsão.
Acontece que, no mesmo conselho regional de Novembro, Delfins além de Miguel Albuquerque desafinaram da teoria jardinista. Miguel de Sousa reiterou a sua opinião de que o congresso deve ser mesmo antecipado, por forma a que o futuro líder chegue a tempo de orientar o Orçamento da Região para 2015. E Sérgio Marques alertou para o perigo de uma "querela estatutária iminente", caso o caminho levasse ao braço-de-ferro entre Albuquerque e Jardim.
Como acaba efectivamente por levar.

Miguel Albuquerque é que não recuou um milímetro na formalização do pedido para antecipar o congresso electivo extraordinário, em Junho, antecedido de eleições para a comissão política e para o secretariado do partido. Não abdica da prerrogativa constante do artigo 12.º do Estatuto do PSD-Madeira, segundo a qual 300 filiados regionais podem convocar um congresso extraordinário.
Jardim, por sua vez, puxou dos galões várias vezes avisando que materializar esse "divisionismo" implicaria expulsão. 
Não é façanha nenhuma prever que vem a caminho mais uma derrota do chefe. Depois de em vão ter tentado afastar do partido Miguel Albuquerque, estribado nas alegadas ofensas do rebelde plasmadas em artigos de jornal, agora será tempo de Jardim assistir ao "atrevimento" do antigo correligionário e abster-se de falar em expulsão, para não sair da refrega ainda mais humilhado. É que José Prada, presidente do conselho de jurisdição, já esclareceu exemplarmente que não basta o patrão assobiar para pôr um militante na rua.
Quando muito, chefe tratará de convencer o conselho regional a chumbar a famigerada antecipação do congresso, o que, presumimos, não será difícil. Não porque os componentes daquele órgão, escolhidos a dedo pelo próprio chefe, interiormente lhe estejam a dar razão. Mas pela simples razão que - aquilo está tudo armadilhado, como nos partidos totalitários que se prezam - as votações no conselho são de braço no ar.

7 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida que MA é o candidato mais desafiante e com mais apoios visíveis. Votação no Conselho Regional devia ser voto secreto, para bem do PSD. O Ui não pode condicionar o voto.

Anónimo disse...

Os conselheiros ligados a MA deviam requerer voto secreto. Tenham coragem

Anónimo disse...

Albuquerque que pare de dar show off por causa de dois meses se quer pedir Congresso antecipado então que ganhe coragem e peça AGORA! Não se faça de coitadinho que disso os militantes já estão fartos!

Anónimo disse...

Aposto que nem metade das pessoas que assinaram esse papel vão votar no Albuquerque!

Anónimo disse...

Que se matem todos! O tacho está vazio, roto e penhorado! PSD nunca mais! Seja quem fôr que ganhe essas guerrinhas rascas de pseudo-democracia, que a Madeira acabe com a tirania de um partido só de uma vez por todas! Há mais cores para além do laranja!
Viva a alternância democrática!
Luís Oliveira

Carlos Castro disse...

Depois de andarem por cá a "comentar" as actividades de Albuquerque, dizendo que andava só e abandonado a falar para as paredes, que não conseguia as assinaturas, etc, agora vêm dizer que os que assinaram a lista de Albuquerque não vão votar nele... Vão votar em quem então??? Só falta dizer que Albuquerque está feito com AJJ e Jaime Ramos, para destruir Sergio, Manel e Cunha!!! É com cada doido...

Anónimo disse...

Anónimo das 12.45-Convocar congresso tem prazos