Powered By Blogger

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

POLÍTICA DAS ANGÚSTIAS


JARDIM AINDA SONHA
COM EXPULSÃO DE MIGUEL


O chefe do PPD-M regressa esta sexta-feira de Bruxelas sem motivo para euforias. Por aquelas bandas, coabitaram com ele os presidentes das câmaras do 'contra'. E agora, ao voltar à ilhota, vê Cunha e Silva 'engonhar' o caso do congresso antecipado, recorrendo ao CJ em vez de simplesmente mandar o processo para o caixote, como sua excelência gostaria!


Se o homem os apanha a jeito!...

O regresso à Madeira do inquilino das Angústias, depois da costumeira vilegiatura pelas Europas, não ocorre no meio dos melhores ares. Parece que de propósito, ele aterra em Santa Catarina, se se confirmar a viagem, precisamente no dia em que o seu 'estimado' Miguel Albuquerque entregou na Rua dos Netos o raio do documento com nada menos de 640 assinaturas a exigir congresso antecipado, bem como eleições internas directas em Junho.
Pior do que isso, João Cunha e Silva, presidente da Mesa do Congresso e do Conselho Regional, não perdeu tempo e com incrível rapidez reuniu seus pares para reflectir sobre o que fazer.
Rechaçar sumariamente o pedido de Albuquerque e seus apoiantes seria o ideal para não espicaçar mais o irritado 'Meio Chefe'. É consabido que Jardim escreve, diz, escreve, escreve, escreve e torna a dizer que isso do congresso extra é algo inviabilizado pela decisão tomada anteriormente em reunião magna, reforçada pelo Conselho Regional - apontando eleições e congresso para final do ano e para Janeiro de 2015.
Só que há uns estatutos que, se para Jardim valem menos do que a sua teima reiterada pelos rapazes do Conselho Regional, são encarados por João Cunha e Silva com olhos responsáveis. Assim, como contamos na peça abaixo, a Mesa decidiu por unanimidade fazer o que legalmente lhe competia: enviar o processo para o Conselho Jurisdicional, a fim de que o órgão presidido por José Prada dê o seu parecer sobre os preceitos legais do documento, bem como sobre a legitimidade dos militantes que assinaram o pedido.
José Prada certamente recorrerá ao Secretariado para a verificação da situação dos militantes, após o que devolverá o processo a Cunha e Silva, com os elementos solicitados.
Presume-se que o caso seja encaminhado sem novidade para o próximo Conselho Regional. Nesse teatro terão de se pronunciar os conselheiros, em votação de braço no ar.
Será complicado, ali nas barbas do patrão, alguém votar contra ele, ou seja, a favor de Albuquerque. Os conselheiros foram colocados lá pelo chefe...
O pior é que o futuro vem aí. Ora, em política existem comboios que só passam uma vez.
Lá com eles.

Jardim, atenção, tem outro motivo para não passar um fim-de-semana de sonho, tranquilo e agradável para quem regressa daquela trabalheira toda na Europa. É que as ordens que deixou para novas pressões a José Prada, presidente do CJ que há uma semana recusou expulsar Albuquerque, de nada serviram. Andaram coronéis e sargentos das Angústias a perguntar aos decisores se "já pensaram melhor", mas com respostas de todo desencorajadoras.
O caminho de 'Meio Chefe' estreita-se rapidamente. Não se faz.  

5 comentários:

Anónimo disse...

Cunha e Silva mandou o assunto rapidamente para a frente, antes que o UI chegasse e lhe desse ordens para abortar o caso. Assim está feito... até o entrave do Conselho Regional de braço no ar. E qual é o problema de os conselheiros se assumirem? O UI não lhes dá mais nenhum lugar no partido, porque não mandará mais. Assumam-se com coragem e em consciência, pois todos sabem que, assim, o partido está a morrer, e o UI quer levar todos para o velório.

Anónimo disse...

Calisto para de levar o Albuquerque ao colo é farinha do mesmo saco so tu nao vês isso.. Albuquerque nunca na vida vai ser expulso!

paulo disse...

Acho que e mais a vontade de ver AJJ derrotado. Mas sem duvida que Albuquerque nao e melhor que Jardim.

Anónimo disse...

o único responsável naquela casa com capacidade para dar rumo ao PSD é Cunha e Silva a liderança....

Anónimo disse...

o UI não tem alternetivas , ou convoca o congresso conforme os estatutos ou sugeita-se a que os proponentes marquem um congresso e demitam a actual direção.
ficaremos com um imbroglio para o Sr Silva resolver , ou seja uma direção de partido legitimamente eleita , e um velho esclerosado que teimosamente diz que a madeira é dele.