Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

LARANJAL


"PSD-M VIVE SITUAÇÃO PERIGOSÍSSIMA"


Sérgio acusa frontalmente: os 'casos' que
inquinam o processo de sucessão
não têm partido dos candidatos.

Alerta de Sérgio Marques sobre mais um caso que prejudica a imagem do seu partido - a tentativa de chumbar as assinaturas que pedem congresso extraordinário 


O candidato à liderança dos social-democratas Sérgio Marques confessa-se particularmente preocupado com o estado de coisas actual. Em nome dos interesses do partido, Sérgio não hesita em tomar publicamente uma oportuna posição político-partidária mesmo sabendo que está a sair em defesa de um forte rival na corrida em curso - no caso Miguel Albuquerque.
O antigo eurodeputado, em artigo da sua lavra, acusa directamente o aparelho do partido de ter criado mais um caso que retira credibilidade a quem pretende continuar no poder. Refere-se Sérgio à tentativa de chumbar assinaturas de filiados através de uma "premissa estatutária nacional entretanto revista" segundo a qual quem não pagasse as quotas era suspenso de militante. 
Preocupado com o que, numas eleições regionais, pensarão os madeirenses de quem não consegue sequer governar o seu partido, Sérgio Marques "chama os bois pelos nomes" esclarecendo que nada do que vem maculando este processo de sucessão tem tido origem nos candidatos. 
Trata-se de uma constatação flagrante, mas que os quadros do PPD ainda no activo fingem ignorar, não sabemos se por muito mais tempo.
Eis o oportuno e necessário texto com o grito de alerta lançado pelo candidato Sérgio Marques:
    


"O PSD/M vive uma situação perigosíssima. Está a revelar cada vez mais incapacidade para lidar com uma situação que devia ser normalíssima, como é escolher um novo líder. Se não soubermos assegurar, em condições de normalidade, a eleição do novo líder, que credibilidade nos restará para, nas próximas eleições regionais, pedirmos que os cidadãos confiem em nós? Ou seja, se nem somos capazes de governar o Partido como é que os Madeirenses e Porto Santenses acreditarão que somos capazes de assegurar a governação da nossa região?

Isto a propósito da mais recente peripécia (a validação de apenas 161 assinaturas de militantes que requereram um congresso antecipado), uma entre muitas outras (inscrição de novos militantes, sedes fechadas para o debate, tentativas de expulsão de um candidato, falta de transparência sobre o universo eleitoral) em que o processo conducente à eleição do novo líder tem sido pródigo.
Assistimos igualmente a uma curiosa abordagem dos estatutos, ora os internos Regionais, ora os Nacionais. Associa-se ao processo uma estranha lógica de exclusão e fechamento do partido, no caso presente com a aparente remissão da condição de militante para uma premissa estatutária nacional, entretanto revista, de que um companheiro perderia a sua filiação após dois anos de incumprimento no pagamento de Quotas. Imagina-se que, levando à letra e a sério tal disposição, ainda mais numa altura de forte constrangimento financeiro por parte da população, rapidamente veríamos o PSD reduzido a uma espécie de “grupo de amigos” com as quotas em dia. Questiono-me a quem interessaria tal cenário.

Não deixo de sublinhar que não tem partido dos candidatos, já declarados ou por assumir, o ruído que permanentemente vem obstaculizando a um processo de campanha normal e saudável. Algo que deve merecer uma reflexão generalizada.

Urge que todos sem exceção, eu incluído, assumamos as nossas responsabilidades.

Sérgio Marques"



7 comentários:

Anónimo disse...

Homens com fibra e com carácter , é isto. Obrigado Sérgio Marques. O nosso partido pode voltar a estar em boas mãos . Boa sorte para o senhor e todos nós. Era bom que alguém aconselhasse melhor o Dr. Alberto João . Ele só anda a estragar a sua imagem é pena porque tanto fez por esta terra e merece sair pela porta grande como se diz mas parece que não anda bem.

Anónimo disse...

Sérgio Marques o politicamente correcto? Sérgio Marques O LÍDER! Pessoa honesta e séria já sabia que era, agora com esta coragem que só os lideres têm não sabia. Vou-me inscrever no PSD só para apoiar este senhor. CONTINUE!

Anónimo disse...

Onde anda o Manuel António será que já desistiu da candidatura? É bem provável ninguém o vê por aí, dizem que nem apoiantes tem.

Anónimo disse...

Alberto João está louco com Sérgio marques. Tenta matá-lo a cada dia que passa. Não considero justo.

Anónimo disse...

Manuel António e em resposta ao comentário do senhor das 10:12 só tem um apoiante é o senhor mais lambe botas que o regime já mais conheceu conhecido por Eduardo Freitas! Este senhor devia estar nos correios a lamber cartas que por ali não lhe falta saliva.

Anónimo disse...

Proposta de SMarques na imprensa de hoje é surrealista. Se tem mais apoiantes fora do partido, então vá para outro partido ou crie um novo. Quem vota, obviamente, são os militantes. E Marques queria alterar estatutos para nova lei eleitoral do partido, ganhar eleições internas e externas até Junho. Assim vai muito depressa e espalha-se!

Anónimo disse...

A proposta de Sergio Marques vai de encontro ao que os militantes querem! Um partido aberto à sociedade sem clientelismos partidários e sem o chamado polvo.. Sergio continua as tuas propostas estao a pôr muita gente nervosa de perder o tacho!