Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014


MISÉRIA HUMANA E OBRAS FARAÓNICAS 




01 - Jardim do Almirante Reis – Funchal – domingo - 02.02.14 - 13 horas


É com um enorme aperto no coração que escrevo esta nota e divulgo algumas das imagens que captei no início desta tarde no Jardim do Almirante Reis, localizado no núcleo histórico de Santa Maria Maior, à beira das obras faraónicas que se arrastam na baía do Funchal.
Ali, no espaço que se estende da estação do teleférico até ao hotel Porto de Santa Maria, entre os arbustos, junto aos troncos das árvores, nos recantos da ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais), espalham-se corpos humanos, atores dum teatro de degradação, tristemente real.
O Jardim do Almirante Reis deveria ser um cuidado espaço de lazer. Ao invés, transformou-se numa área repente, num dormitório 24 horas por dia.
Retiraram-lhe as ondas do relvado convencidos que acabariam com o depósito de marginalidade. Mas o tempo encarregou-se de demonstrar que o problema não era e não é o desenho do jardim.
O Jardim do Almirante Reis é um espaço onde, diariamente, centenas de turistas fotografam algumas das chagas da gravemente enferma sociedade madeirense.
O Governo Regional, a Câmara do Funchal e os empresários ligados ao turismo não podem continuar a varrer os problemas para debaixo do tapete. A situação é dramática e poderá tornar-se explosiva.

Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal

02 - Jardim do Almirante Reis – Funchal – domingo - 02.02.14 - 13 horas


03 - Jardim do Almirante Reis – Funchal – domingo - 02.02.14 - 13 horas


04 - Jardim do Almirante Reis – Funchal – domingo - 02.02.14 - 13 horas


05 - Jardim do Almirante Reis – Funchal – domingo - 02.02.14 - 13 horas


06 - Estação de Tratamento de Águas Residuais - Almirante Reis-Funchal – domingo - 02.02.14 - 13 horas


07 - A miséria humana convive com as obras faraónicas na baía do Funchal - 02.02.14

8 comentários:

Anónimo disse...

As eleições foram em Setembro. Vão atribuir outra vez o problema à vereação anterior? A Mudança não vê? Ou só se preocupa em Mudar a cor dos carros?

joao disse...

a câmara ou o governo vai fazer o que??? acolher esses sem abrigo ?? dar-lhes comer?? cama?? roupa lavada?? e se hoje são 50 na rua amanha aparecem 100 e depois,.... onde vai acolher essa gente toda?

Anónimo disse...

Querem ver que só agora é que há mendigos no Almirante Reis?

Jorge Figueira disse...

Anonimos e Joao habitam onde? Parecem, pelo que escrevem, viverem na lua. Ganhariam credibilidade afirmando que o BORDA D' AGUA manipulou as fotos para deitar abaixo o pogresso da Ram. Olhem foi mais ou menos o Daniel que desapareceu para, publicamente, denegrir a riqueza apregoada. Tem razao O Povo quando diz: nao ha pior cego do aquele que nao quer ver. Jorge Figueira

Jorge Figueira disse...

Posso nao me ter feito entender quando falei de manipulacao de fotos. Assim sendo explicito melhor a minha ideia. Manipulacao fazem os comentadores ao tentarem desvirtuar a realidade que Raimundo Quintal e o Daniel expuseram aos atonitos madeirenses. Jorge Figueira

Anónimo disse...

tem gente que mesmo dando lhes teto , gostam de dormir ao relento , culpa da Câmara ou do Governo não a culpa é da locura dessa gente que prefere ser livre do que cumprir ordens

Jorge Figueira disse...

Meus Caros Calisto e Raimundo, confesso-vos que para certas cabecas nao ha tempo nem sabao que chegue. Jorge Figueira

Anónimo disse...

Bebedeiras e drogas, é o que é. Têm pena deles? Levem-nos para vossas casas e alimentem-nos.