Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014


O GOLFE, AS LEVADAS E O TURISMO DE NATUREZA






O Diário de Notícias, na edição de hoje (quarta-feira 26), anuncia que o Governo Regional irá contribuir com 525 mil euros para o Open de Golf da Madeira, programado para Maio no campo do Santo da Serra.
525 mil euros para um torneio duma modalidade, que nunca conseguiu atrair 2% dos turistas que procuram a Madeira!
Entretanto as Levadas, os Caminhos Reais e as velhas Veredas, nicho maior do turismo madeirense, continuam quase ao abandono. Dos 28 percursos “oficialmente homologados pela SRA - Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais” , 7 estão encerrados, segundo informa o site da Secretaria Regional do Turismo (http://www.visitmadeira.pt/?s=menu&e=/madeira/passeios-a-pe&i=por):
- Vereda Pico do Areeiro – Pico Ruivo;
- Levada do Furado (Levada da Serra do Faial) entre o Ribeiro Frio e a Portela;
- Vereda entre o Pico do Areeiro e a Ribeira das Cales;
- Caminho Real do Monte – entre a Ribeira das Cales e o Monte;
- Levada do Barreiro – entre o Poço da Neve e a Casa do Barreiro;
- Caminho Real da Encumeada (Boca da Corrida – Pico Grande – Encumeada);
- Levada dos Cedros – entre o Fanal e o Curral Falso

Paradoxalmente, o site oficial do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira apenas refere o encerramento da Levada do Rei, entre as Quebradas e o Ribeiro Bonito (http://www.procivmadeira.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=274&Itemid=213&lang=pt) na freguesia de São Jorge.

Como a Levada do Rei não consta na lista da Secretaria do Turismo, então, são 8 os trilhos que não devem ser percorridos pelos amantes da natureza (madeirenses e turistas). Isto significa que 29% dos escassos 28 percursos oficialmente recomendados na Ilha da Madeira, estão encerrados e ninguém é capaz de informar quando reabrirão.
É pouco, muito pouco, para uma Ilha com tantas potencialidades.
O governo, alheio a esta dolorosa realidade, já anunciou que o pavilhão da Madeira na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) vai apostar fortemente no Turismo de Natureza. Até quando os madeirenses vão suportar a pesada canga da propaganda?

        Saudações ecológicas,
        Raimundo Quintal




Sem comentários: