Powered By Blogger

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

POLÉMICA


ALBUQUERQUE DEVOLVE ACUSAÇÕES
A PAULO CAFÔFO E A JARDIM


Perante a conjugação de opiniões entre os presidentes do governo e da câmara do Funchal, acerca da gestão municipal anterior, registada esta segunda-feira nos Bombeiros Municipais, o visado Miguel Albuquerque acaba de nos enviar um comunicado de resposta às acusações formuladas.
Quanto a Jardim, o antigo edil acusa-o de continuar "empenhado em destruir o partido", o PPD-M, e "sem olhar a meios".

Eis o texto que nos enviou Miguel Albuquerque, candidato à sucessão precisamente de Jardim na liderança dos social-democratas:



Mais uma vez, fomos todos surpreendidos com a atitude do Presidente do Governo Regional, ao apoiar as críticas do actual Presidente da Câmara do Funchal.

Cumpre esclarecer o seguinte:
Primeiro: As dificuldades de governação da actual vereação resultam do Orçamento Camarário recentemente aprovado, com a redução de receitas em diversas rubricas, nomeadamente do IMI e de taxas municipais, afectando o equilíbrio natural do Orçamento, e disso é exemplo a aplicação da derrama no concelho do funchal, não contando com a já anunciada e esperada diminuição de verbas respeitantes às Transferências do OE;

Segundo: É preciso explicar que grande parte da actual dívida camarária está quase toda ela alicerçada em dívida bancária, de médio e longo prazo, perfeitamente consolidada, a taxas de juro muito baixas (inferior a 3%) e com prazos médios de amortização entre os 25 e os 30 anos. A gestão corrente de tesouraria é um outro problema que nada tem a ver com a dívida consolidada e de médio /longo prazo, e que é resultado da diminuição de receitas recentemente aprovadas;

Terceiro: Quanto ao acerto de contas entre a CMF e o GR, sempre foi feito, sobretudo nos últimos anos. Para o fazer, é necessário que haja capacidade financeira, de compromissos financeiros, de orçamentação e de cabimento das verbas, de ambas as partes.

Quarto: Encargos assumidos e não pagos: sempre houve e haverá, em qualquer entidade pública, tal como em qualquer empresa privada. Estamos a falar de dívidas a terceiros, ou seja, dívidas a fornecedores. Qualquer empresa, especialmente as que têm orçamentos acima dos 100/120 Milhões de euros anuais, têm dívidas a fornecedores. Como se fazem investimentos públicos anuais, na ordem dos 30 Milhões de euros/ano, sem contrair dívidas? Os valores existentes são normais para uma autarquia com a dimensão do Funchal. Apresentou anualmente um valor de investimento superior a 30 Milhões de euros, com um valor de receitas na ordem dos 80 Milhões de euros. Trata-se de uma autarquia com elevado nível de responsabilidades sociais e de elevados níveis de investimento.

Ao falar no montante de dívida, deverá ser explicado que a autarquia do Funchal consegue em receitas próprias quase 50 Milhões de euros/ano (sem depender de terceiros) e tem um volume de proveitos anuais na ordem dos 75 Milhões de euros. Tem ainda a receber, de clientes e outros devedores, cerca de 30 Milhões de euros e apresenta um activo líquido superior a mil milhões de euros.
Não vale a pena arranjar bodes expiatórios para explicar a incapacidade governativa perante as recentes decisões orçamentais, que só vincula e responsabiliza a actual vereação.
Quanto ao presidente do Governo Regional e ainda líder do Partido Social Democrata: continua empenhado, e sem olhar a meios, em destruir o partido.

Miguel Albuquerque

20 comentários:

Anónimo disse...

(...) É preciso explicar que grande parte da actual dívida camarária está quase toda ela alicerçada em dívida bancária (...)

Enquanto cidadão pergunto:

É isto que fazem aos nossos impostos?
Dr. Miguel Albuquerque já experimentou gerir uma empresa com os resultados que apresentou? Sabe qual seria o resultado?
FALÊNCIA

Tenho vergonha dos nossos políticos.
Não me venham com contra-comentários a dizer que apoio este ou aquele. Quero é ver os meus impostos bem geridos.
VERGONHA

Anónimo disse...

Está carta atinge um cariz vergonhoso. Um desleixo pela fazenda pública.
Ninguém vai dentro?
Muito mau!

amsf disse...

Esta argumentação económico/política revela uma mentalidade comum a toda a classe política nacional o que vem confirmar que a Democracia é fomentadora desta forma de pensamento. Só níveis máximos de endividamento definidos legalmente e com consequências para quem os ultrapasse como por exemplo a impossibilidade de se recandidatar nos 2 mandatos seguintes (pessoas e partidos)é que será possível inverter este estado de coisas (sem alçapões que permitam driblar o sistema e de aplicação automática sem qualquer submissão a votações, etc, etc).

Anónimo disse...

Concordo consigo amsf

Os políticos têm uma forma muito própria de argumentar a gestão do nosso dinheiro. É público? Que se lixe.
Um texto igual ao que foi apresentado num pais a sério teria consequências. Nós - LATINOS - por aqui andamos a dizer que contraímos divida controlada e que as críticas à nossa péssima gestão advêm de pessoas que querem destruir o Partido. Organização essa que deu muito a ganhar a quem escreve.
A sério. Não tenho nada a ver com partidos e com política. Quero é ver as coisas bem geridas. Não sou funcionário público e pago muitas contas.
Considero o texto incrivelmente mau.

Anónimo disse...

Ou seja:
a)A dívida da CMF é uma dívida de médio longo prazo, perfeitamente controlada e de baixos juros;
b)As receitas próprias e o volume de proveitos anuais fazem com a dívida camarária seja diminuta face as suas responsabilidades sociais e ao volume de investimento;
c)As dificuldades de tesouraria não têm obviamente nada a ver com a dívida consolidada da CMF mas com a diminuição de receitas ao nível do IMI;
d)O "estado de graça" do atual executivo camarário está a dissipar-se;
e) Alberto João Jardim confirma o seu elevado estado de insanidade mental.

Anónimo disse...

Albuquerque já foste agora é que te queimaste e nao foi pouco!! Cambada de incompetentes cada um pior que o outro.. só o Sergio é que ninguem tem nada a dizer, ainda estou à espera do que vao dizer dele porque por enquanto é o que tem menos rabos de palha e é em que eu vou votar!

Anónimo disse...

Não sejam tolos o Sergio não é candidato a nada,está é a tentar um encosto,pois ele sabe que nao tem apoios nem capacidades para tal,não tem estofo ,nem imagem,além de estar rodeado de Uns incompetentes !

Anónimo disse...

Muito imprudente da parte do Cafôfo deixar-se confundir com o cadáver político chamado Jardim.

Anónimo disse...

O Anónimo das 23:02 é que tem razão! Competentes são os colaboradores do Albuquerque. Por isso lançaram a página de candidatura com fotos do Cafôfo (que tiveram de tirar) e com o lema "Mudança qualquer coisa" (que tiveram de mudar para "Renovação não sei das quantas"). Já para não falar dos competentes que arranjaram 640 assinaturas e só metade se revelaram válidas (felizmente, caso contrário estariam a dar trunfos ao Alberto João). Amadores, continuem a treinar!

Anónimo disse...

O Cuna e silva vai limpar o Albuquerque de cima abaixo.. a divida da camara foi a gota de agua para os militantes e para a pouca credebilidade que Albuquerque ainda tinha! Albuquerque vai a director regional do turismo .

Anónimo disse...

A ASAE regional está com o Sérgio, o Gico também, todos os maritimistas e ex-nacionalistas idem e se o Sérgio Marques não ganhar vamos todos para o CDS como assessores. O futuro do partido está em grandes líderes como o Sérgio Marques ou AJJ, eu sei do que estou a falar, foi o meu pai que disse. Se a coisa correr mal temos o CDS que paga bem, segundo o meu irmão.

Anónimo disse...

Esta rapaziada não pode esgrimir sem enfiar a espada no coração?
Debatemos o orçamento da Câmara é surgem logo o nomes de outros candidatos. Trata-se de algum sindrome depressivo ou de ansiedade?
Se aqui no espaço o debate é assim imagine-se dentro de casa. Ah Mãe.
Vamos rir rapaziada.
Assim é que é.
De qualquer forma Albuquerque abriu o flanco. Muito mau.

Anónimo disse...

Ao comentador das 6:56 muito bem! Ah Ah Ah Ah!
Calisto há comentadores que acordam cedo para comentar.

Anónimo disse...

Gestão danosa de dinheirosa públicos
Cadeia com todos eles!

Anónimo disse...

30 milhões de investimento anual? Onde Sr Miguel Albuquerque? Não se vislumbra onde enterrou esse investimento todo?
Só revela o flo que é v. exa. e que quem o conhece de perto bem sabe. O que agora acontece é que está a se divulgada atiraste realidade da sua incompetência e negligência de governação que nada deixou de concreto em termos de resolução de problemas dos funchalenses. Tachos para amigos, negociatas na frente mar, cargos de chefia para a esposa (seja qual for em cada momento), foi essa a obra que v. exa deixou e que agora pretende amplificar no Governo? Deus nos acuda.

Anónimo disse...

Mas vocês andam na lua ou será que como bons cidadãos gostam de falar mal só por falar? Nem pertenço à ilha da Madeira, mas já vejo o mal que por aí anda. Desde quando que gerir admnistrações públicas equivale a gerir uma empresa com 5, 10, 30 ou até 100 funcionários. Desde quando é que interesses sociais que contribuem para o melhor da cidade (100.000 habitantes?) aos quais os investimentos são e devem ser constantes (moderados obviamente) se equiparam a uma simples empresa ao qual seu objectivo passa apenas por gestão/reduçao de custos (eficiencia) e claro o principal serviço pelo qual existe. O senso de "gerir" não se resume em 3 linhas... Quem por aqui escreveu "falência", certamente não conhece os casos da maior parte das câmaras no continente, Portimão? Porque será que a vossa câmara não entrou em "erupção" como tantas outras? Certamente não foi por dar ouvidos a estes comentários.

Anónimo disse...

Já vou meter a cunha para as minhas duas hipóteses: ficar à frente do bureau internacional ou então vou tirar o curso de contabilidade à holanda e aproveitar para fumar umas e mandar uns cheiros..

amsf disse...

Este sr. das 15:18 é dos tais que gosta de ridicularizar as "contas de merceeiro" para melhor justificar a corrupção, a incompetência e a irresponsabilidade...

Anónimo disse...

Qual será a solução do PSD? Vêem fazer comentários às 06 da manhã a destruírem-se uns aos outros.
Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer. lol lol
Ca loucura

Anónimo disse...

Devia devolver o que gastou 93 milhoes é uma verdadeira vergonha!!