Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de março de 2014

DELÍCIAS DA MADEIRA NOVA


QUESTÕES MAL RESOLVIDAS


Chico Santos, Vânia, sucessão













Com cheiro a fim-de-semana, Francisco Santos, maquinista da locomotiva Cunha e Silva, tornou a sentar-se à esplanada da Praça Amarela com a deputada gaulesa Vânia de Jesus. Aquele debate já se tornou quadro peculiar no local.
Andará com dificuldades para somar apoios a candidatura vice-presidencial, que navega por episódios num mar de parêntesis, alíneas e parágrafos?


Os 42 magníficos do Porto Santo

A notícia saiu na RTP-M: Jardim resolveu não avançar com o processo de expulsão dos militantes que, agredindo claramente o estatuto do PPD, subscreveram a candidatura Ruas quando das autárquicas. Mas, com a notícia, ninguém percebeu o quê do porquê. Isto é, faltou fundamentar a decisão do chefe.
É que o caso não é tão linear como pareceu. Chefe esquece as expulsões, sim, porque ficou acordado com Roberto Silva serem este e o resto da comissão política do Porto Santo a ficar com as responsabilidades todas. Ou seja, os 42 assinaram o papel porque mandados pelos dirigentes laranja da ilha, tendo em vista robustecer a candidatura Ruas em detrimento dos socialistas.
Deu no que deu. E o assunto é arquivado, sem mais nem ontem? Não é preciso apontar publicamente que a culpa não morre solteira? Assim sendo, então para a próxima outros subscreverão listas rivais e depois o chefe arquiva tudo.
Aliás, há barões social-democratas por dentro do assunto que já comentam: se há perdão para os 42, então tem de haver expulsão para quem os mandou infringir os estatutos!


Simplício desviado

Um dos implicados em processos que pode muito bem reivindicar amnistia, como aquela que acaba de ser concedida aos 42 do Porto Santo, é Simplício Pestana, metido num processo por, sejamos claros, ligações ao Delfim Miguel Albuquerque.
Mas aqui também há cabos soltos. Processado e instado a responder, Simplício apresentou para aí umas 25 ou 30 testemunhas. Nada menos!
O conselho de jurisdição, diz-nos boa fonte, perguntou se o velho social-democrata estava a brincar com a tropa - intimando-o a seleccionar um número razoável de testemunhas, porque não há tempo nem pachorra para tal 'bilhardice' processual.
Pois o homem eclipsou-se e daí para cá não dá sinal de vida. Nem a segunda via da intimação o fez mexer.
Ao que sabemos, Simplício tem mais uns dias para apresentar um rol curto de testemunhas. Se continuar na sombra, pode contar com um desenlace desagradável.


Manuel António Milhões

O Delfim do Ambiente tem vivido horas de glória. Edições sucessivas do JM cheias de cachos de bananas na capa e grades de anonas na última página - tudo a cores. Depois, frases lapidares que dão títulos garrafais, género 'a secretaria do ambiente está ao lado da população do Paúl', 'o governo investe 784 mil euros para erradicar praga do nemátodo do pinheiro', coisas deste jaez. 
A semana que hoje começa, em lugar de abrandar, promete crescendo no reino das bananas e anonas, já que o secretário ascendeu à manchete do jornal jagunço graças à retumbante notícia de que "22 milhões de euros ajudam os agricultores"!
Sensacional!
Bom, chega de ironia. Nós, que nada temos com aquela verborreia dos milhões, chegamos a temer pelo que possa acontecer quando os massacrados agricultores chamarem Manel à pedra e lhe disserem: muito bem, são 22 milhões agora, mas primeiro queremos saber onde estão os milhões e mais milhões prometidos ao longo destes 14 anos!
O homem vai ter de arranjar um bananal cerrado ou uma anoneira bem alta onde se esconder. 


Europa com insónia e soltura

Chefe da Tabanca foi à Grécia passar o Dia da Mulher - esperamos que tenha sido agradável - mas, para não ser esquecido na parvónia, bocejou um ataque à UE, acusando Bruxelas de "passividade".
O JM, evidentemente - onde 75% dos títulos são a dizer que Jardim afirmou isto, Jardim criticou aquilo, Jardim acha que sim, Jardim entende que não - o JM esgalhou vistosa manchete lá com a crítica do homem à UE.
Ora, os serviços de assessoria da União, que todos os dias vasculham o JM de ponta a ponta, descobriram a crítica e levaram-na aos cabecilhas das estrelas bruxeleanas. 
O impacto foi o que se esperava.
Ouvimos dizer que tanto o valium e o xanax para dormir como a ciba para travar solturas esgotaram nas farmácias de Atenas e de Bruxelas. 


Uma visita preocupante

Sempre na mira de mostrar que estando lá fora continua presente cá, género Santo António de Pádua - não vão os delfins entrar muito pelo terreno dentro -, chefe mandou encher mais uma primeira página do JM com a notícia de que hoje iria visitar as obras já concluídas da reconstrução da... enfim, uma estrada e uns arranjos na Ribeira da Tabua.
Informação essa que deu origem a expectativa e preocupações, deixando a oposição de mãos atadas durante o fim-de-semana.
Também estamos em pulgas: o que sairá daquela visita, senhores?


Cunha e Silva também se 'baldou'

Chefe das Angústias, como aqui contámos, despachou para Cunha e Silva o 'embrulho' de uma conferência em Canárias - logo no Dia da Mulher que o dito chefe já tinha marcado para Atenas, com hotel marcado e tudo.
Só que o vice também já anda há uns anos nisto. Uma vez revelado publicamente que Jardim tinha descarregado a encomenda para ele, o que deixava os jornalistas 'de olho no fogão', João percebeu que melhor era ficar-se pela Calheta. 
Isto é, por sua vez descarregou a excursão a Canárias para Jaime Freitas, secretário acidental da Educação. Será que Jaime viajou mesmo ou terá mandado à conferência um dos motoristas fechados numa sala sob suspeita de serem informadores do 'Fénix'?

19 comentários:

Anónimo disse...

Será que vai ser a Vânia a Eurodeputada com tanta insistência do Cunha? devem estar mesmo aflito e com falta de apoios.

Fernando Vouga disse...

Caro Luís Calisto

Esta sua peça faz-me lembrar uma velha anedota em que um jogador de futebol morre e vai para o inferno. Chegado lá, vê-se num belíssimo estádio onde ele ocupa o seu lugar numa das equipas.
Mas o jogo nunca mais começava porque faltava a bola.
Então queixou-se ao diabo pela situação totalmente inadmissível e nunca vista. Ao que Belzebú respondeu que era na falta do esférico que consistia o inferno. Caso contrário, aquilo seria o paraíso.

A propósito, quer-me parecer que esta malta do PSD anda a tentar jogar sem bola, já que o PSD-M, pelo menos enquanto Jardim não sair da frente, é coisa que não existe.

Luís Calisto disse...

Ou não existe ou, Caro Coronel, existe no próprio conceito de anedota.

Anónimo disse...

Ou, ao contrário do que tem sido a prática, há alguém que não tem pressa e não vai atrás do comentário e da bilhardice. Mesmo sem a candidatura feita já se fala tanto. Quando ela surgir, o que não se vai falar. Vai ser uma surpresa agradável para muita gente. Mas vai ser quando quem está a fazer decidir e não para cumprir o calendário dos comentadores. O que se fala, de que se fala, com quem se fala, o que já está feito, o que está a ser feito, o que vai ser feito, tudo isso é domínio absoluto que quem o está a fazer e não de quem quer falar sobre isso. Não há pressa, não há precipitação, não é preciso parangonas. Porque afinal de contas importa é falar com quem decide. Primeiro os militantes do PPD/PSD M e depois os madeirenses. Por isso, calma e trabalho é talvez a receita mais apropriada. O resto é conversa para gente com tempo livre, para nervoso miudinho, para contadores de cabeças em reuniões. a propósito, correu muito bem a última no passado Sábado. Muito bem mesmo.

Luís Calisto disse...

Atenção que o Delfim Cunha e Silva preside ao conselho regional e ao congresso, mas os prazos não dependem propriamente dele.
Quanto à última reunião promotora, também folgámos ao saber que foram mais do que os 8 da Ponta do Sol.

Anónimo disse...

Calisto mas afinal houve ou não na Ponta do Sol?

Anónimo disse...

Cunha e Silva vai nu caro Calisto.. e digo isto pelo nervosismo do anónimo das 15:36.

Anónimo disse...

Cunha e Silva é delfim do Alberto joão e do mijinhas. Uma dupla imbatível que ninguém apoia nem vota se não é o fim do PSD ou o fim do PSD no governo!

Anónimo disse...

O Albuquerque está à espera que o João Cunha e silva se ajoelhe a seus pes, pode ser que ele deixe o Cunha ir para a Assembleia.

Luís Calisto disse...

O jantar na Ponta do Sol, dizem-nos, foi cancelado para o elevado número de pessoas que se aguardavam. Agora se os poucos presentes acabaram por 'dar ao dente', desconhecemos.

Anónimo disse...

Amigo Luis Calisto, veja os últimos comentários e vejam quem está nervoso com quem. Saudações

Luís Calisto disse...

Caros Amigos, caros Inimigos
Se se põem nervosos com a prova ainda por começar, na recta final estão todos com esgotamentos e depressões.
O mundo não vai acabar.

Anónimo disse...

Cunha e Silva já ganhou isto. Não dá hipótese. Tem Mijinhas & companhia a mobilizar.

Anónimo disse...

Já não podem ver um chico falar com uma militante interessante. Só vêm política !

Anónimo disse...

O Cunha vai cancelar os jantares todos ninguem apoia esse individuo é por isso que ele e o seu mordomo xico santos veem a adiar constantemente a sua candidatura!

Anónimo disse...

Nunca pensei que o Cunha e Silva e o Xico santos viessem a ser os bobos da corte de todos os candidatos.. até o Miguel de Sousa já anunciou a candidatura. O Cunha é que não ganha de certeza.

Anónimo disse...

Calisto investigue a coacção exercida pelo João Cunha e Silva aos seus trabalhadores que se não assinarem e não o apoiarem são tratados abaixo de cao. Calisto que democracia partidária é esta.

Anónimo disse...

Ahaha o Xico Santos que se vá habituando a ouvir nãos... a Vania Jesus não precisa do Cunha para nada!

Anónimo disse...

Tinha noção que o Cunha e Silva não era um santinho, mas se isto tudo é verdade qualquer militante do PSD não pode votar nele. Eu não vou votar.