Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de março de 2014

LARANJAL


CHEFE IMPLORA FIDELIDADE
AOS CONSELHEIROS DO PPD

O arrastar da tragicomédia jardineirista está a meter
cenas impensáveis: esta quarta-feira, chefe sentou-se com
alguns conselheiros regionais para lhes implorar fidelidade na reunião de sábado em Santa Quitéria.  


A 'Brigada do Reumático' não foi à montanha, a montanha veio à 'Brigada do Reumático'

Tínhamos recordado a visita a Belém da direita militar, vulgo 'Brigada do Reumático', para incentivar Marcello Caetano já no estertor do regime ditatorial. Fazíamos uma analogia com a situação que se vive na Madeira. Só que, ao contrário do que prevíamos, foi o regime decrépito a convocar a 'Brigada do Reumático Regional'. E não um apoio espontâneo.
Um 'Meio Chefe' visivelmente abatido esperou esta quarta-feira à tarde pela chegada à Rua dos Netos de uns quantos conselheiros dos que vão participar sábado numa reunião que deveria ser encarada com tranquilidade por Jardim, mas que nos dias de hoje é etapa que lhe tira o sono.
Na prática, o antigo chefão humilhou-se com a confissão de que nem sequer confia nos pedidos e nas intimidações dos seus jagunços durante as últimas semanas - telefonemas e mensagens dos capatazes da tabanca lembrando que o sr. presidente quer que eles votem contra o Albuquerque.
Pois o homem achou por bem ser ele próprio a rogar, olhos nos olhos com os pouquíssimos conselheiros que aceitaram comparecer ao acto caritativo - achou por bem rogar um comportamento oficialista nas votações previstas para a reunião do conselho regional do próximo sábado, no Cema.
Uma das votações diz respeito ao regulamento para as eleições internas, regulamento que o chefe disse à comunicação social ter recebido aval da comissão política mas que, como já referimos com destaque, nem foi mostrado na última reunião da CPR.
Esse regulamento foi feito pelo punho de Jaime Ramos e Jardim, de acordo com as motivações políticas de ambos, assaz conhecidas.
A outra votação prende-se com o polémico pedido de Miguel Albuquerque, sustentado pelos seus apoiantes, de antecipação do congresso electivo para Junho.
Como se sabe, chefe não abdica de governar mais uns meses e, no fundo, anseia desesperadamente por uma viragem inesperada na situação regional que lhe permita ainda recandidatar-se à liderança do PPD.
Inconformado com o fim da linha, Jardim esteve esta quarta-feira para aí uma meia hora repetindo aos conselheiros que apareceram na Rua dos Netos as queixas já publicadas contra quem se propõe disputar a liderança, com saliência para Miguel Albuquerque, obviamente, mas também Sérgio Marques, o Delfim que o obrigou a auto-intitular-se ridiculamente de 'único importante'.
Quanto a Miguel de Sousa, que apresenta na manhã desta quinta-feira a sua candidatura, tem muita pancada reservada pela boca do chefe. Porém, chefe há-de enganar-se caso julgue que Miguel de Sousa fica sem reagir como sempre fez nos já longos anos de convivência entre ambos.
Sem conseguir alinhavar coisa com coisa, a não ser que espera o 'voto de confiança' no próximo sábado, Jardim prometeu novidades para esse encontro no Cema, incluindo, imagine-se, o nome da candidata do PS-Madeira nas eleições europeias.
Confirmou o que já dissera depois da comissão política de segunda-feira quanto à campanha eleitoral: acção envolvendo meios do partido, incluindo as sedes, só depois da festa do Chão da Lagoa. É uma esperança na tal vaga de fundo a formar entre os vapores do planalto.
Como todos se lembram, Jardim deliberara que a campanha interna começaria depois das eleições europeias, que Cavaco Silva acaba de confirmar para 25 de Maio. Mas precisa de tempo. Como é difícil desalapar...

2 comentários:

Anónimo disse...

Albuquerque será reduzido a cinzas no Sábado!

Anónimo disse...

o comentador das 11.22 não entendeu que o que vai acontecer sabado é um acidente de percurso insignificante . O que realmente importará é o que vai acontecer nas proximas eleições regionais sejam elas quando forem.
com imbecilidades como as do comentario o Psd M tem o destino traçado