Powered By Blogger

sábado, 5 de abril de 2014

DELFINS

FRANCISCO SANTOS DESVIA ATENÇÕES
DA CANDIDATURA DE CUNHA E SILVA

Só pode tratar-se de uma estratégia que não conseguimos desmontar. A dias do lançamento da candidatura, era suposto as forças do vice aproveitarem todos os espaços para mobilização do PPD profundo, que é onde o candidato melhor se movimenta.

As tropas de João Cunha e Silva confirmam que o lançamento da desde sempre expectável candidatura está por horas. Daí não se perceberem os exagerados cuidados de discrição.

Possivelmente para desviar atenções e não prejudicar o impacto do lançamento da candidatura em breve do vice João Cunha e Silva, Francisco Santos interrompeu a linha dos artigos no DN sobre o projecto que diz integrar para o futuro do PPD-Madeira. Se nos escritos da série não se vislumbram grandes vantagens em termos de campanha interna, o caso de hoje resvala incompreensivelmente para temas de todo alheios à disputa interna em curso. 
O antigo secretário regional da Educação e actual apoiante de João Cunha e Silva, no texto desta sexta-feira, perde-se em considerações sobre o colonialismo lisboeta, metendo PAEFes à mistura e recuando aos tempos imperiais de D. João VI e D. Pedro IV.
Peça muitíssimo estranha, numa altura em que o núcleo duro da pré-candidatura ultima o quinto projecto de liderança para o PPD-M - depois de Miguel Albuquerque, Manuel António Correia, Sérgio Marques e Miguel de Sousa - a mostrar aos militantes social-democratas com vista às eleições de Dezembro. Se o desperdício de espaço na imprensa faz parte de uma estratégia do grupo cunhista, já cá não está quem falou. Teremos de treinar a perspicácia.
Vamos lá ver.
Os apoiantes operacionais da candidatura trabalharam afincadamente, durante algum tempo, para reunir os apoios que o vice do governo exigia em todos os concelhos da Região antes de se candidatar à presidência do partido. A outra condição, que João Cunha e Silva desde sempre colocou e que aqui apontámos mais de uma vez, era que chefe Jardim não se candidatasse, porque a seu ver seria paradoxal que presidente e vice-presidente se defrontassem numa eleição interna.
Dizíamos, pois, que o trabalho de terreno programado para esta fase se encontra realizado. Assinaturas recolhidas. Reuniões por todo o lado. Conforme deixaram escapar activistas da candidatura, assediados pelo 'Fénix', só falta limar umas arestas. O que permite apontar para os próximos dias o lançamento oficial e público de uma candidatura que nasceu há 15 anos e que há pouco se confirmou, como não podia deixar de ser. 
Ora, já neste patamar da escalada, Francisco Santos, que se abalançara tempos atrás a um desconcertante lançamento experimental 'por episódios' da candidatura de João Cunha e Silva, decide esbater o arranque tergiversando para temas que não nos parecem de entusiasmar as massas.
Ou então, admitimos outra vez, há uma intenção estratégica nestes procedimentos que ultrapassam o nosso entendimento.
Talvez com certa dose de ingenuidade, julgávamos que os operacionais cunhistas não desperdiçariam mais tempo a esconder uma candidatura que se insinua perante todos. Mais do que consumada. Pensávamos que, nesta fase do processo, e apesar de faltar a formalização pública, todas as oportunidades seriam aproveitadas para mobilizar os sectores laranja onde João Cunha e Silva beneficia de favoritismo - o PPD profundo. 
...A menos que para os lados da Vice-Presidência padeçam de algum desassossego pela reacção de Jardim ante a pretensão de mais um discípulo 'ingrato'.
Isso, claro, se o chefe ainda não recebeu a notícia concreta, 'pura e dura'. Mas, ainda que a não tenha recebido, alguma vez ele admitiria que um dos seus primeiros delfins aceitasse ficar na bancada a ver correr os outros?
Francamente, julgamos exageradas, para não dizer perigosas, as evasivas e meias tintas dos oficiais da tropa cunhista.
Tal postura está prestes a mudar.

31 comentários:

Fernando Vouga disse...

Caro Luís Calisto

Há muito que leio no DN as peças desse jovem, mas não pelas melhores razões...
Penso que, desta vez, ele fez um grande favor a Cunha e Silva.

Carlos Freitas disse...

Não tenho dúvidas que a luta será entre Cunha e Silva e Miguel Albuquerque.

Anónimo disse...

Se esta candidatura avança vai haver candidatos com as canelas a tremer.

Luís Calisto disse...

Não percebo aquela estratégia, caro Coronel. Mas se é para estragar, então sim, fez um favor a Cunha e Silva.

Aos outros comentadores: tal como diz a peça, a candidatura está mais do que consumada, e será lançada dentro de muito poucos dias.
Só se chefe Jardim se antecipasse e anunciasse recandidatura. Ora, como parece que essa ideia suicida das Angústias está reservada para depois do Chão da Lagoa...

Anónimo disse...

Isto no PSD vai ser renhido. O Cunha e Silva tem muita força junto das bases. E se vai avançar é porque reuniu significantes apoios.

Anónimo disse...

Espero que o Cunha e Silva avance antes do Chão da Lagoa. É a melhor pessoa para presidente mas se o UI se antecipa, está o caldo entornado

Anónimo disse...

Finalmente vamos ter um candidato a sério

Anónimo disse...

Força nas bases é o que ele nunca teve. Só tem a força dos seus adjuntos. O seu feitio não o leva a lado nenhum. Perguntem na calheta!!! Outro critica hoje o sistema dos Portos. Mas não avança soluções. Dizer mal ... , não chega.

Anónimo disse...

Cunha e Silva vai morrer na praia!

Anónimo disse...

Cunha e Silva tem que se ajoelhar aos pés do Albuquerque se quiser o tacho de presidente da assembleia só assim é que aceitamos o seu apoio.

Anónimo disse...

O Cunha nem reunir oito pessoas conseguiu na Calheta Ponta do Sol e Ribeira Brava uma pequena amostra do que lhe espera.

Anónimo disse...

Um conselho para o Cunha e Silva que não entreabra muito a janela porque vai-se constipar e não é pouco. Vai para pagar nas urnas por toda a prepotência e arrogância que andou a espalhar por onde passava estes anos todos. Não me esqueço!

Fernando Martins disse...

Cheira-me que esta candidatura do Cunha e Silva vai surpreender muita gente, pela sua base de apoio interna.
Não será uma candidatura de simpatizantes, mas de militantes.

Anónimo disse...

Admiro o Dr. Francisco Santos foi dos poucos dentro do PSD que soube o significado de união. Engrandece a candidatura do Dr. Cunha e Silva. Os outros candidatos, bons candidatos, preferem dividir para (tentar) reinar.

Teresa Maria Castro disse...

Antes morrer na praia que se acovardar no anonimato da ofensa gratuita.

Anónimo disse...

Muitos vão cair de joelhos, certamente. Aos escribas arregimentados para andar a atirar pedras aos seus colegas de partido, não se esqueçam que só no final é que se fazem as contas.

Anónimo disse...

Os apoios de Cunha e Silva resumem-se às cúpulas e alguns quadros superiores da vice-presidência e secretaria do plano e finanças, ou seja, por onde passou a folha de recolha de assinaturas. Fora do edifício do GR, e salvo pouquíssimas excepções, Cunha e Silva está só.
Como já foi dito acima, até a concelhia da Calheta encontra-se dividida entre as promessas de M. António (cuja campanha é feita dentro de portas - Casas do Povo e afins) e o discurso charmoso de Albuquerque.

Anónimo disse...

Albuquerque, diz qualquer coisa sobre a condenação do teu assessor Rosa Gomes...

Anónimo disse...

O problema é que a Madeira não necessita do discurso charmoso de Albuquerque , que não apresenta soluções, nem da arrogância do UI que afastou sempre alianças e negociações. A Madeira precisa de projeto , ideias para recuperar o desenvolvimento , a estabilidade económica e redução do desemprego. Não é qualquer cafofo careca ou charmoso que apenas diz lugares comuns que vai Mudar a Madeira.

Anónimo disse...

Calisto aquela sondagem encomendada que dava 5 ou 10% a uma candidatura de militantes?!? Vai ser melhor encomendar outra sondagem

Anónimo disse...

Miguel Albuquerque foi o primeiro a apresentar candidatura e o "iluminado" que se fez forte a fazer frente àquele que lhe deu tudo. Na altura era fácil dizer mal de AJJ. Dava "pontos". Grande iluminado!

Depois aparece o Manuel António, empurrado por AJJ. O único que consegue inscrever militantes. É o candidato do AJJ e não é preciso dizer mais nada.

Sergio Marques quer que os militantes do PS, PCP, MPT, Verdes, CDS paguem um euro e decidam o futuro do PSD.

Miguel Sousa quer a reforma fiscal e apresenta uma candidatura de um homem só.

Cunha e Silva tem aparecido pelos artigos de Francisco Santos. Vamos ver o que terá para acrescentar.

Anónimo disse...

Força João. Espero que seja verdade e que avances. Há um vazio muito grande nas outras candidaturas. Que a tua candidatura seja de todos os militantes e de união para bem do PPS-PSD e para a Madeira

Anónimo disse...

"Ppd profundo, que e onde este candidato se movimenta melhor".
O problema é que esse Ppd não ganha eleições regionais!

Anónimo disse...

Lá se vai a sondagem do sr. Calisto e a chantagem do Manuel António.

Anónimo disse...

Uma candidatura de vários recuos e poucos avanços, motivada principalmente pelo desrespeito de ter perdido o favoritismo de AJJ para M. António.
Estou curioso para ler o projecto e as linhas programáticas de Cunha e Silva, sabendo que este foi o adjunto do homem do leme que nos conduziu ao naufrágio.

Anónimo disse...

João força, vais sozinho, o rei vai nu, imagino o medo que te deve circular nas veias. Vais pagar por todo o mal que fizeste a muita gente. Achavas que eras superior mas és bem humano e o povo está desejando de te despachar para exílio. Avança quero ter a oportunidade de te fazer o que fizeste a muita gente...

Anónimo disse...

No meio disto tudo nunca pensei que o famoso Xico Santos fosse o bobo da corte!

Anónimo disse...

Não há nenhuma mulher nessa lista dos concelhos...

Anónimo disse...

Para mim é de longe o melhor candidato, com melhor perfil, capacidade de liderança, excelente equipa. Estou a aguardar para ver as propostas. Gosto do Dr. João Cunha e Silva.

Carlos Freitas disse...

Concordo. Características todas reunidas para sair vencedor destas eleições. Muita sorte vamos ganhar Joao

Anónimo disse...

E quanto a estratégia sr. Coronel e sr Calisto? alguma novidade? a coisa está a ser mal feita? Alguma sugestão?