Powered By Blogger

domingo, 25 de maio de 2014

EUROPEIAS


ALIANÇA PORTUGAL VENCE TODOS OS CONCELHOS 
À EXCEPÇÃO DE MACHICO E PORTO SANTO

Com o PPD-M a cair aos bocados, o governo regional de rastos e a sua imagem desgastada, Jardim andou na frente de batalha e mostrou... que ainda mexe.

Victor Freitas poderia registar hoje um momento de impulsão rumo a 2015. Ficou tudo num impasse.


Filipe Menezes aguentou-se bem, quando se esperava um aviso nestas eleições





Não há muito que perder tempo à volta dos resultados na Região. 
A caminhada ascendente do PS que se julgava continuar nestas europeias esmoreceu. 
A queda do PPD afinal não é um dado adquirido.
A vitória é da Aliança Portugal, não é apenas do PPD. No entanto, não podemos esquecer que o PP se pôs fora da campanha, embora aconselhando a votação na lista de Cláudia Monteiro de Aguiar.
Indo ao fundo da questão, é inegável que Jardim tem a ver com esta vitória. Enquanto líder do PPD-M, andou a dar a cara ao lado da candidata. Como diria o povo, 'velho Jardim' ainda mexe.
Inversamente, Victor Freitas, que neste momento parece ver o seu PS uns 8% abaixo dos rivais, não aproveitou uma altura em que o PPD-M está rebentado por dentro, como nunca aconteceu, nem pouco mais ou menos. Depois, o PS-M contava com a onda nacional anti-governo PSD-PP. Não se viu.
Olhando para os números finais, fica a ideia de que se voltou aos velhos tempos do PS nos 20 e poucos por cento. Mesmo com a coligação (soma de 2 partidos) nos 30%.
Além de Jardim, há outro vencedor neste dia: o presidente da Câmara do Porto Santo. Depois de 6 meses de assustadora turbulência na autarquia porto-santense, e quando se previa um castigo eleitoral neste domingo, Filipe Menezes viu o partido que o elegeu no ano passado ganhar claramente na pequena ilha.
No resto da Madeira, as ilações são elementares, óbvias.
Realce para o MPT, que varreu os pequenos partidos também na Madeira. João Isidoro, líder na Região, nunca conseguira resultados parecidos aos de hoje, pelo que a onda chama-se Marinho Pinto.
Nos partidos restantes, umas subidas e umas descidas não resultaram em alterações de grande monta. Depois, há que não perder de vista: foram eleições europeias.


13 comentários:

BDSMasterPT disse...

Há notícias que dão conta de pancadaria "da grossa" entre Welsh e Baltasar... Confirma-se?

Anónimo disse...

Para quem dizia que seria uma derrota do PSD/M e de Cunha e Silva... Parabéns Claudia Aguiar! Votos de bom mandato!

Anónimo disse...

Calisto cds e psd nas ultimas eleições às europeias na madeira valiam 60 por cento, agora valem 30 cento. O psd e o cds juntos perderam mais de metada do eleitorado.

Anónimo disse...

Também parece que a coisa não está muito famosa entre Carlos Pereira, apoiado pela "velha guarda" do PS-M e Vítor Freitas.

Anónimo disse...

A azia...

Anónimo disse...

Não morro de amores pela candidata Cláudia. Tão pouco pela Liliana. Mas votei na coligação Aliança Portugal. Ainda bem!
Hesitei na altura de marcar a cruz no boletim, mas a consciência estruturadora foi mais forte e o PSD/CDS ganhou mais um voto.
Acredito que votei bem. Que os eleitos não me desiludam!

Anónimo disse...

Jardim mexe? Comose teve o pior resultado de sempre. Muito abaixo do resultado das autarquicas. A diferença é que desta vez, não era a oposição que esteva coligada mas o PSD que contou com os 8% do CDS. Faça lá melhor as contas Calisto.

Anónimo disse...

E o PS só não vence no Funchal graças às brilhantes cabeças que aconselham o presidente da Câmara.

Anónimo disse...

7 meses e lá foi a Cagança. Mais um tempinho e com a vergonha e pobreza da governação da Cagança e tudo volta ao normal. As pessoas não são burras.

Anónimo disse...

Que tristeza! Esta miúda colada ao Cunha, ao Nuno Teixeira e ao AJJ vai ter um fim triste. Para além das suas limitações é pública a dificuldade em falar não vai conseguir nada de útil na Europa. Fez uma campanha con as cábulas do ressabiado Nuno Teixeira. Nem ela nem a outra do PS, que tem complexos em ser madeirense. Basta ver o sotaque continental que usa. Mediocridade europeia numa terra falida...

vizinho disse...

No Porto Santo esperava-se que o Menezes se aguentasse, visto não mostrar trabalho e os eleitores gostarem disso. "Equipa que não mostra trabalho não se mexe".

Anónimo disse...

Calisto para um gajo tão antenado em tudo o que acontece na Madeira porque não um artigo sobre a pancadaria dos dirigentes do PND

Ou cenas de pancadaria só são noticias com gajos do psd

Gostaria de saber o porque da briga

Anónimo disse...

Na penúltima Assembleia Municipal das DEScamara do Funchal o Baltazar também queria esmurrar alguém. Uma confusão danada que tiveram de interromper os trabalhos e tudo!!!
Este foi o round 2 com o Welsh.

O Baltazar está num fortalhão! PAREM DE BRINCAR À POLÍTICA! Peçam ao V/ presidente da mudança uma horta municipal e vão brincar a tirar regos!