Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de maio de 2014

MADEIRA NOVA



REI DA TABANCA NÃO DESISTE DE TRATAR 
MADEIRENSES COMO TONTOS


Jardim explica ter sido por imposição de Albuquerque o seu papel de mandatário de Passos Coelho, em quem mandou votar, e jura que só conhece o senhor pelas fotografias dos jornais. 



Jardim caiu em desgraça. Na campanha eleitoral autárquica de 2013 comparecia nos adros discreto e cheio de seguranças. Conclusão do sua excelência: a derrota foi por culpa do PPD... nacional. 


Uma pessoa não sabe o que pensar ao telever o homem naqueles devaneios. Ele sempre tratou os eleitores como palermas, imbecis, parvos, estúpidos, idiotas - uns atrasados mentais que lhe davam o voto de olhos fechados bastava ele dizer que os seus adversários eram todos inimigos da Madeira e comunistas.
Foi estratégia psicológica desde a primeira hora. Que deu certo, reconheça-se. Mas o conhecido Rei da Tabanca não aceita que entretanto as coisas mudaram e que tudo tem o seu fim.
De modo que uma pessoa não sabe como interpretar aquele discurso da figura sinistra, agora mesmo depois da reunião da fossilizada comissão política dos Netos. Ele ou capotou à conta da senilidade e julga que o jardineirismo continua de pé ou mete-se na cabeça que as pessoas ainda obedecem ao dono do redil, o que não deixa de ser outro capotanço do juízo.
Apanhámos o sua excelência na televisão, com o ar mais sério do mundo, a lamentar-se: por mais que se avisasse durante tanto tempo, os eleitores da Madeira não conseguiram distinguir entre o PSD nacional e o PSD regional, por isso derrotando a social democracia em 7 câmaras da Madeira.
Ou seja, o homem quer fazer crer que os eleitores que votaram na oposição para o castigar a ele, por cansaço da ditadura e por causa do buraco financeiro escondido, não votaram contra ele, mas sim contra Passos Coelho. Quando toda a gente sabe que os madeirenses votaram nas autárquicas contra o sua excelência das Angústias, embora também estejam doidos por ver Passos Coelho e Portas pelas costas.
O homem, perturbado, quer impingir a ideia de que não perdeu as eleições na Madeira, que quem perdeu as eleições na Madeira foi o PSD nacional. 
Ora, um pensar desses deve preocupar os médicos da especialidade. 
Daqui a dias, se for confrontado com a farpa, jurará que só foi mandatário de Passos Coelho, em quem depois mandou votar, porque o Miguel Albuquerque (que ele diz amigo de Passos Coelho) lhe apontou uma G3 à careca.
Se repararem, o Rei da Tabanca lançou muito subtilmente essa baboseira de os madeirenses terem votado contra Passos e não contra ele. Paulatinamente, a mentira foi-se tornando 'verdade' e ele agora tem à-vontade para expectorar tal enormidade seja lá diante de quem for.
Mas não seja por isso. Sabe-se que há diversos estados mentais que não devem ser contrariados. 
Em São Vicente, o povo revoltou-se contra a candidatura de Romeira, resultante da teimosia do rei tribal, e logicamente votou contra Passos Coelho. 
No Funchal, o eleitorado não atinou com o comportamento de Bruno Pereira no processo eleitoral interno laranja, por determinante influência do patrão, e vai daí pregou uma derrota em Passos Coelho, para o rapaz aprender. 
Em Santa Cruz, o povo fartou-se das intermináveis barracadas municipais que, sustentadas pelo Rei da Tabanca, vinham dos anos 70, e então, ala, toca a votar contra o PSD de Castelo Branco. 
Em Santana, grande chefe insistiu ditatorialmente na recandidatura de Moisés. Que fizeram os nortenhos? Voto anti-Passos Coelho, pois claro!
Idem no resto das câmaras perdidas na Região... pelo incompetente do Passos Coelho.

Bom, saiu-lhe. O delírio expediu pela boca fora. Ele podia ter-se lembrado de assacar culpas ao Semeador.
E pronto, foi por causa da confusão com o PSD nacional que os feiticeiros da tribo PPD local apanharam aquela solene abada em Setembro de 2013. 
O problema para o soba e seus jagunços desclassificados é que, caso a oposição consiga arribar do desnorte presente, os madeirenses continuarão, nas eleições que forem aparecendo na Madeira, a castigar... o PSD nacional.

9 comentários:

Fernando Vouga disse...

Caro Luís Calisto

Gosto pouco de fazer elogios, embora os tenha feito quando algo me "enche as medidas".
Dentro desse critério, não posso deixar de lhe dar os parabéns por esta excelente análise, primorosamente apresentada e cheia de um humor de fino recorte.
Bem haja!

Ivo disse...

Sr. Calisto

As verdades têm que ser ditas. O PSD Madeira perdeu muitas Câmaras e Juntas de freguesia, é verdade. Não só pela desmotivação da Função pública mas também pela luta partidária regional que começou sedo demais. Conheço gente do Albuquerque que mandava votar no PP e na Mudança. Sei também que se o PP subiu foi à custa do Dr.º Miguel Albuquerque. Sei muito bem que o povo está farto de AJJ. Mas também lembro que estas eleições não eram para eleger o AJJ mas sim o presidente das respectivas Juntas e Câmaras. Sr. Calisto sei que muitos munícipes neste momento que votaram diferentemente ou que não foram votar pedem que os presidentes de junta que saíram voltem. A abstenção foi também um motivo de perda e isso dentro do seio do PSD regional já tinha sido falado. Mas bem gostei do seu texto.

Anónimo disse...

Concordo consigo acho que esta análise devia também ser feita pelo nosso Calisto. Toda a gente sabe que o Miguel Albuquerque queria ver o Nuno pelas costas, aliás o seu menino predilecto. E os verdadeiros militantes do PSD não perdoam este facto!

Anónimo disse...

Deve estar tudo louco...Entao o Albuquerque é que foi o culpado? Nao foi o AJJ que impediu o Bruno, e este nao teve força para se impor,de constituir a equipa para a Camara, como a maioria dos Funchalenses aprovavam? O Bruno foi um pau mandado do AJJ e até os partidos da oposiçao cairam em cima disso,na campanha eleitoral.Lembram-se? Foi nitidamente um voto contra o PSD de AJJ e seus seguidores e apoiantes.Entao como se explicam as derrotas em S.vicente,Santana,Porto Santo,Santa Cruz,Porto Moniz e Machico? Por culpa do Albuquerque tambem? Continuem a pensar assim, a enganar-se a si propios e vao ver o resultado das proximas internas.

Anónimo disse...

O que os militantes e votantes do PSD nao perdoam, foi a facada que o Bruno deu nas costas do Albuquerque , que o levou ao colo para ser candidato a Camara, E DOS SEUS COLEGAS DE VEREAÇAO, que deram a cara por ele.Isso sim nunca os Funchalenses perdoarao.Basta falar ainda no assunto na rua e ver a reacçao das pessoas.

Anónimo disse...

Não percebo uma coisa então Albuquerque não queria que fosse o Bruno o candidato? Então se queria quando ele foi escolhido pelo Alberto João Jardim só tinha que o apoiar! Mas não. Preferiu apoiar a mudança e o CDS que apoiar o candidato do partido! Que eu saiba o Albuquerque está a concorrer a lider do PSD? Enfim o fanatismo cegou o ultimos dois comentários.

venham+5 disse...

Em santana garanto-vos que o Miguel Albuquerque e o Passos coelho nada tiveram a ver com os resultados; já a biosfera....

Anónimo disse...

Faz sentido, se não se sentem bem no partido que representam que mudem!

vizinho disse...

Talvez tenha razão de os tratar assim.Basta ver em quem votara.