Powered By Blogger

terça-feira, 20 de maio de 2014

PORTO SANTO


PRESIDENTE DA CÂMARA MATA
COLABORADORES COM TRABALHO




Para situar, repare o Leitor no cabeçalho do Diário da República onde foram publicadas as tarefas com que os infelizes quadros do município porto-santense terão de se avir neste quadriénio. 




Segue-se a nota justificativa e tudo o mais que, só de olhar, uma pessoa transpira bicas pelo corpo abaixo. 
Não queiram saber os trabalhos forçados impostos em extensas 21 páginas onde é feita a distribuição de competências - tu fazes isto, isto e isto, tu aí fazes aquilo e mais aquilo. Por algum motivo a elaboração da interessante peça custou à Câmara da pequena ilha uns arrepiantes 10 mil euros! No mínimo. Este servicinho e uns quantos concursos para admissão de pessoal na Câmara levaram 50 mil!... Somos ricos.
Um senão, entre tantos: o cavalheiro da Península contratado por Filipe Menezes para redigir o documento, na pressa do 'copy/past' a partir de alguma grande edilidade, não fez todas as adaptações que se impunham e daí uma barracada junto dos membros da oposição que passaram os olhos por aquilo - e até alguns do PS. Nomes de departamentos que nunca vimos mais gordos, por exemplo. Entretanto, houve correcção, entre a ida do texto à Assembleia Municipal e a publicação oficial.
Pior ainda: são vários os momentos da torturante leitura em que o paciente se depara com competências da área do governo regional, ali açambarcadas ilegalmente para a Câmara.
E pior ainda é a contradição em alguns artigos com outros que aparecem mais à frente. 
Mas pior do que tudo isso é o berbicacho que esta brincadeira pode dar. O regulamento avançou para publicação no Diário da República (DR) sem certidão da Assembleia Municipal. Sem a troca de correspondência sobre o assunto exigida por lei.
Mais: como dissemos numa primeira abordagem, a publicação no DR aparece sem o artigo 13.º do regulamento.
Nesse local onde deveria surgir a redacção do artigo 13.º, vê-se o seguinte:




E porquê a originalidade pacóvia? Porque este artigo foi dos mais constatados pela oposição, que vê ali uma tentativa de conferir mais poderes à chefe de gabinete, por acaso irmã do presidente Menezes, do que aos próprios vereadores, que são eleitos.
Basta dizer que a representação da Câmara, quando não é feita pelo presidente, passa para a chefe de gabinete, e não para a vice-presidente da Câmara. Aberração do tamanho do Pico Castelo.
Esse artigo é o tal que não foi publicado e que exigirá novos trabalhos, e dinheiro, para poder sair já completo.
Quem ler o castiço texto pode ficar, porém, com a sensação de que o presidente da Câmara é um irmão desnaturado, que, à semelhança do que faz com chefes de divisão e o diabo a quatro naquelas 21 páginas de violência laboral, quer matar a chefe de gabinete com trabalhos forçados.
Veja o Leitor se concorda com o nosso ponto de vista - a partir da reprodução do artigo 13.º original que ainda não faz parte da publicação final.












Uff! Ficámos exaustos só de ler. Quanto mais 4 anos com esta cruz aos ombros!
O líder do PS-M, Victor Freitas, desloca-se esta quarta-feira ao Porto Santo em campanha eleitoral para as europeias. Que aproveite como param as modas na Câmara socialista local. Vale a pena. Situação mais bizarra, só a da tal câmara dos pelouros enjeitados.

Para mero exercício mental, pegue o Leitor no organograma da Câmara de Filipe Menezes e veja se as competências de 21 páginas a cair sobre aqueles desgraçados não faz lembrar uma metrópole de cidade como Nova Iorque ou Tóquio.




6 comentários:

Anónimo disse...

Luís Calisto,
Confesso que não consegui ler tudo.,
Imagino que a chefe de gabinete não tenha esse problema, pois capacidade de trabalho é como força e dinheiro, nunca se sabe quem o tem.
Sendo estas "mudanças" a alternativa às governações PSD, estamos bem arranjados. Mas percebo que o sol do Porto Santo e o extenso areal expliquem estes desarranjos.
Gostaria de saber, se possível, qual foi o iluminado que papou 10 000 euros para produzir esta pérola simplex (será o mesmo que está a arquitetar o simplex complex II?
Confesso-me atordoado e já nem digo coisa com coisa. Em que ano estamos?

Luís Calisto disse...

Caro anónimo, 10 mil para sermos simpáticos. Porque não podem ter sido 40 mil para fazer uns concursos de admissão.
Quanto às alternativas ao PSD, compreendo o que diz. Estamos a fugir do lume para cair nas brasas.
Raio de sorte!

Anónimo disse...

Os Profetas estão todos loucos?

Miguel disse...

"No news, good news", pelo menos é isto que tem acontecido com as 3 Câmaras do Norte da Ilha (Santana, São Vicente e Porto Moniz) ou será que ainda não foram tornadas públicas asneiradas ou confusões como no Funchal, Santa Cruz ou Porto Santo?

Anónimo disse...

Meu caro Calisto, aquela pequena que é chefe de gabinete do edil profeta também seria a minha chefe de tudo, se ela deixasse.

Anónimo disse...

Mas o que é isto?
Nenhuma Camara do Pais tem semelhantes poderes num gabinete de apoio ao presidente.
Aliás isto é ilegal.
Mau demais para ser verdade.
E como se manda para publicaçao sem ter sido aprovado em Assembleia? Nao quero acreditar.