Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de junho de 2014

ATENÇÃO, RTP


'SELECÇÃO NACIONAL' NÃO É
'SELECÇÃO CONTINENTAL'




Não seria exagerado meter as ilhas na promo do Mundial





Portugal entra em campo dentro de uma hora para se estrear neste Mundial de futebol em terras brasileiras, diante da Alemanha. Tudo a postos, com Ronaldo a 100%, os objectivos são dois: vencer hoje e seguir em frente para ganhar o Campeonato. É missão dificílima, porém nenhum português que se preze se aventura ao que quer que seja sem a ideia de vencer.
No meio da euforia pela estreia, aproveitamos para lembrar aos senhores da RTP 1 que as ilhas estarão a sofrer pelo nosso seleccionado como todos os lusos no território continental. Todos estamos imbuídos de fervor lusitano, não porque o País vá entrar numa guerra contra os infiéis ou contra nacionalistas africanos, mas porque estamos de novo na festa do futebol mais importante dos calendários - o Mundial.
Todos estamos imbuídos desse espírito mau grado a RTP 1 mais uma vez teimar em se esquecer de que o país não se resume a Lisboa e ao Porto. Há interiores, há terras fronteiriças, à nordeste trasmontano, há Algarve. E também há regiões autónomas. Para não falar em comunidades no estrangeiro que choram de ouvir os atletas alinhados a cantar o nosso Hino. Aquela promo a desafiar à unidade nacional em torno da nossa Selecção esquece-se disso. Vemos nessa promoção as caras habituais da televisão oficial que trabalham normalmente na capital e no Porto. Ora, seria interessante os madeirenses e os açorianos verem nesse patriótico spot um rosto de cada região autónoma, mesmo que pouco conhecido no rectângulo. 
Ficava bonito.
Isto somos nós a observar. Porque a RTP-Madeira passa ao lado destas questões de 'somenos importância'. Tanto assim que Miguel Cunha não põe no ar o Portugal-Alemanha. Às 5, hora de início da partida, a Levada do Cavalo vai assumir-se canal alternativo e disputar audiência às televisões do Mundial - com um noticiário e a repetição de um programa de ontem. 
Mais uns dias e Miguel já podia meter os novos programas que está a cozinhar - qualquer coisa como 'música no coreto' e o originalíssimo título 'espaço jovem'.

Voltando à 'vaca fria', mal andou a RTP 1 ao esquecer-se das ilhas.
Mas não desestabilizemos em dia de jogo. Mesmo que, um pouco provincianamente, nos sintamos desprezados naquela promo nacional, ficamos contentes com a circunstância de as ilhas terem dado os melhores goleadores da Selecção das Quinas nos últimos tempos: Pauleta e Ronaldo. Ou seja, se a Selecção não vem até nós, nós vamos - e de que modo! - à Selecção. De momento, não podemos dar mais ao estandarte do que o melhor futebolista do mundo, mas quem dá o que tem a mais não é obrigado.

PS - Também para não desestebilizar, deixamos aqui uma inofensiva dica antes do jogo: Paulo Bento teima em formar a equipa só com 10 jogadores. Já é masoquismo do seleccionador. Depois falamos.

4 comentários:

Antero Peixoto (funcionário bancário) disse...

O Sousa escreveu um artigo? Que chatice. O homem no Brasil a gozar à grande e à francesa, viajando à borla e ficando hospedado de borla nos hóteis do amigo Pestava, seu patrão na falida Cervejas da Madeira que oferece um BMW ao Sousa coveiro da empresa. Ele escreveu um artigo? Com alguma mulata no colo? E já agora quem pagou os custos de emissão desse artigo? O Pestana? Mas estando no Brasil o Sousa não continua a encher a cartreira com o ordenado na Assembleia? Não há reuniões esta semana? Vamos a ver se ele vai estar ou não presente. Como vai justificar a falta? Estou desejando de ver. Digam-me como é que estes mafiosos funcionam porque mando uma participação para o Ministério Público e para a Judicária para investigarem estas aldrabices que justificam faltas de canalha que anda a viajar atrás do futebol. Novo ciclo? Novo?PSD da Madeira? Com esta gente? Vou ali e já venho. Mais do mesmo.

Mao Tse Tung (cidadão de esquerda sem partido) disse...

Se o Sousa daquela familia falida em 25 de Abril que devia dinheiro em toda a Madeira por causa de uma empresa de transportes que estava falida e que depois, estranhamente, ficou milionária, anda no Brasil? Mas ele sempre viajou sem gastar um tostão que fosse. Vive à custa do Pestana que não só lhe enche a carteira como lhe dá tachos. O Sousa escreveu a dizer mal do Cunha e Silva? Bem feito para este tonto que anda a escolher "apoiantes" entre os que estão com Albuquerque e com o ceboleiro oficial. Então algum negócio - negociata mafiosa - correu mal ou quem sabe se tem alguma coisa a ver com a exploração da Zona Franca.

Ortopédico (funcionário da saúde...camuflado) disse...

Sr. Calisto investigue esta dica: é ou não verdade que o Jardim recusou prorrogar a concessão da Zona Franca por mais 20 anos, conforme quer a SDM do Costa e do Pestaninha? E para a qual trabalha o Sousa dos cafés e das tascas do bolo do caco. Amigo Calisto: sabe que a SDM ganha mais de 5 milhões de euros em lucros, po ano,com a Zona Franca? Quem enche os bolsos nessa teta?

Anónimo disse...

Estou a ver que os pseudónimos não se ficam somente pela coluna do cidadão do pasquim.
É que são 3 comentários a "bater no ceguinho" de enfiada.
Disfarcem lá isso, que a polícia política/máquina de propaganda do eixo Av. Zarco-Rua das Hortas não está pelos ajustes.