Powered By Blogger

terça-feira, 10 de junho de 2014

PARABÉNS A JARDIM E AO POVO MAIS DO QUE SUPERIOR


Grande Povo Superior dá merecido prémio ao arquitecto do terramoto que varreu o que de bonito a Madeira tinha. Prémio: um reinado superior em longevidade e não apenas ao de Oliveira Salazar, mentor espiritual e político do Rei da Tabanca. Todos os parabéns disponíveis vão direitinhos para o inteligente Povo Superior, que pela força do seu voto prorrogou indefinidamente, de 1976 em diante, a ditadura que as ilhas gramavam desde 1926.




JARDIM, O POLÍTICO NO PODER 
HÁ MAIS ANOS DESDE 1910




O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, é, a partir de hoje, o político português com maior longevidade no poder desde 1910, com 36 anos e 85 dias de governação, mais um dia que Oliveira Salazar.

Lusa/Diário Económico
Jardim completa hoje 13.310 dias de poder desde que assumiu a presidência do Governo Regional, a 17 de Março de 1978. Torna-se, assim, o político português há mais tempo em funções desde a instauração do regime republicano em Portugal.
Então, ao despedir-se dos leitores do Jornal da Madeira, de que foi director, escrevia na "Tribuna Livre" não ver na naquele dia de tomada de posse "qualquer sentido de triunfo pessoal", recordando o que já havia escrito na sua primeira crónica, a 29 de Outubro de 1974, segundo a qual "só se merece a vida quando ela é empenho permanente naquilo em que se acredita".
Esta longevidade assenta na sua nomeação como presidente do Governo Regional, sempre na sequência dos resultados de eleições para a Assembleia Legislativa, com Alberto João Jardim a vencer, desde 1976, dez eleições regionais consecutivas.
Segundo o governante madeirense a data de hoje não lhe diz "nada de especial", embora reconheça que tem de "agradecer à população" a confiança que nele depositou.
"Enquanto o dr. Salazar estava numa posição ditatorial, eu estive sempre eleito pelo povo. Estou mais legitimado que o dr. Salazar", disse Alberto João Jardim à agência Lusa.
Fundador do Estado Novo, António de Oliveira Salazar presidiu ao Governo de Portugal durante 36 anos e 84 dias, entre 5 de Julho de 1932 e 27 de Setembro de 1968.
Questionado como vê a forma como o país olha para a sua actividade política, Jardim responde ao seu jeito: "Portugal, dê atenção, ou não dê atenção, eu tenho é de resolver os problemas da Madeira".
Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim nasceu no Funchal em 1943, é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, tendo sido professor nos ensinos técnico e secundário.
Foi director do Centro de Formação Profissional da Madeira, assim ingressando na Função Pública a cujos Quadros pertence.
Foi também jornalista profissional, tendo sido director do diário Jornal da Madeira.
Cofundador na Madeira do PSD, é presidente da sua Comissão Política Regional e vem sendo, desde 1976, eleito deputado à Assembleia da República e à Assembleia Legislativa da Madeira, onde esteve um ano e meio como líder da bancada social-democrata.
É membro do Conselho de Estado, do Conselho Superior de Defesa Nacional e do Conselho Superior de Segurança Interna, bem como do Comité das Regiões da União Europeia, do qual foi já Vice-Presidente (2000 e 2001).
O "arquitecto"
Alberto João Jardim é, para muitos madeirenses, o "arquitecto" da região autónoma do pós-25 de Abril de 1974, principalmente ao nível das grandes obras e infra-estruturas.
Foi durante os seus mandatos que a região abriu túneis, ergueu viadutos e pontes, concretizou vias rápidas que hoje tornam mais fáceis, seguras e céleres as ligações rodoviárias entre o sul e o norte ou o leste e o oeste da ilha.
A construção de centros de saúde, escolas e outras infra-estruturas colectivas em cada um dos 11 concelhos do arquipélago, a expansão do aeroporto, ou o aumento do Produto Interno Bruto 'per capita' na Madeira, são outros pontos que merecem os aplausos no arquipélago.
A par dos elogios, surgem também as críticas, com muitos a acusarem Alberto João Jardim de ter empreendido um desenvolvimento económico assente na "política do betão" e de favorecimento ao 'lobby' da construção, descurando os restantes sectores produtivos.
O governante madeirense, que continua a reivindicar mais competências legislativas para a Região, defendendo a autonomia fiscal e uma solução federalista para a Madeira, é também responsabilizado por a ter colocado debaixo de um plano de austeridade ditado por um Programa de Ajustamento Económico e Financeiro devido a uma dívida regional de 6,3 mil milhões de euros, da qual diz não se arrepender e que foi feita "na altura certa, porque hoje não há dinheiro".
A governação de Alberto João Jardim, por outro lado, foi marcada ao longo dos anos por alguns momentos de crispação no relacionamento com Lisboa no âmbito daquilo que o próprio designa por "contencioso das autonomias".
A esse nível, e por causa de questões financeiras, nunca se retraiu nas adjectivações a alguns responsáveis governamentais nacionais, como quando qualificou António Guterres de "mula da cooperativa", considerou José Sócrates o "pior primeiro-ministro que Portugal já conheceu" e apelidou de "senhor Silva" o actual Presidente da República.

3 comentários:

Anónimo disse...

Se ganhou é porque a alternativa não era melhor. Há que lidar!

Luís Calisto disse...

Limitámo-nos a dar parabéns ao povo superior.

Anónimo disse...

deixava uma retificação , Alberto João não foi cofundador do PPD madeira . ele aderiu a este partido muito depois do PPd estar fundado , o seu militante nº 1 é Antonio Gil Silva.
mais tarde depois de uma purga aos arquivos é que apareçe AJJ como fundador e como militante nº 1 .