Powered By Blogger

sábado, 12 de julho de 2014

CONGRESSO DA ARASD


PRESENÇA DE SIMPLÍCIO JÁ DÁ BRONCA




Algum nervosismo instalou-se hoje entre os organizadores do V Congresso da ARASD quando souberam que o próprio Jardim, líder do partido, procurava explicações para a presença do militante já expulso Simplício Pestana em pleno Centro de Conferências do PPD, em Santa Quitéria, assistindo aos trabalhos. 


Os dirigentes que acabaram mandato. Roberto Silva passa de presidente da Arasd para a Mesa do Congresso, de onde sai Miguel Albuquerque.

Com razão se terá rebelado chefe laranja. Qualquer leitura que se faça do rocambolesco episódio só pode concluir que foi provocação a Jardim a presença de Simplício, de crachá laranja pendurado do pescoço, em pleno congresso do partido de onde acaba de ser expulso.
Neste caso, não estão em jogo as razões que levaram o antigo presidente do Imaculado a ter de sair da Rua dos Netos. É uma questão de lógica e de ética.
Simplício, acusado de fazer campanha nas autárquicas a favor da 'Mudança', concorrente anti-PPD, acabou expulso. E a expulsão, justa ou injusta, entrou em vigor, para regozijo do líder do partido, que em vão até tentou que o Conselho de Jurisdição determinasse expulsões bem mais estrondosas. De forma que a entrada de Simplício no Centro de Congressos este sábado, onde permaneceu na parte da manhã, é uma daquelas notícias... improváveis.
Chegámos a pensar que ele estaria na sala representando a Anafre - associação nacional de freguesias. Mas garantiram-nos que não. 
Prosseguindo a sapa, ouvimos duas versões.
Simplício estaria ali porque, devido à expulsão, passou a independente na Junta que já presidiu, o Imaculado, sendo possível estatutariamente a Arasd convidar independentes para o seu congresso.
Ora! Convidar alguém que acaba de estar no centro de um processo movido pelo líder do partido, acabando em expulsão, não parece muito curial. Sendo estranho que o próprio Simplício tivesse dito sim a esse alegado convite.
Acresce que os órgãos dirigentes da Arasd, que terminaram mandato hoje, deverão ter estado por dentro do processo convites. E recorde-se que o presidente do conselho directivo da Arasd era Roberto Silva. E o presidente da Mesa do congresso Miguel Albuquerque. Ou seja, uma arenga que só podia provocar falatório e a reacção explosiva de Jardim.
Segunda versão: Simplício ainda não está expulso do PPD, porque recorreu.
Neste caso, ainda assim, mandaria a lógica e a ética, ou mais objectivamente o bom senso e até o bom gosto, que o social-democrata afastado aproveitasse o sábado para dar umas aceleradelas como treino para o Rali Vinho Madeira, mesmo que não entre na prova.
Mas o pior é que, existindo recurso nos circuitos próprios, ele não tem efeito suspensivo da pena aplicada - é o que nos explicam fontes lá do Laranjal. Bem pode o 'condenado' ter recorrido para o Tribunal Constitucional ou para o Administrativo que, sendo esse um direito que lhe assiste, não adia o seu problema, o da expulsão.
Mais: o PPD-M não recebeu qualquer notificação relacionada com esse eventual recurso.
Só para acabar a rábula, diremos como um tal Diácono: não havia necessidade.

Apesar de incomodado com a situação vivida de manhã, com esse episódio, Jardim foi encerrar os trabalhos do V Congresso da Arasd, esclarecendo que ali não voltará no papel de presidente do partido, porque vai mesmo embora. Pelo que agradeceu aos autarcas do seu partido o trabalho destes anos todos.
Jaime Ramos condenou a utilização das eleições internas para alguns alimentarem projectos de poder pessoais.
Albuquerque atacou o trabalho dos partidos adversários do PPD que tomaram conta de câmaras, insinuando: já começaram a mostrar do que são capazes...
Quanto ao futuro da Arasd, Miguel Albuquerque deixa, evidentemente, a presidência da Mesa do Congresso, para onde transita o porto-santense Roberto Silva, que deixa o lugar de chefe do conselho directivo ao novo número um, Pedro Coelho, ex-deputado e actual presidente da Câmara de Câmara de Lobos. A moção 'conquistar a confiança', de Pedro Coelho, foi aprovada por unanimidade.


O camaralobense Pedro Coelho, novo timoneiro dos autarcas social-democratas.

3 comentários:

Anónimo disse...

E o AJJ não fui expulso por criticar o Passos Coelho e até dizer que ele não ganha as próximas eleições Nacionais? Só os outros é que são traidores? Só os outros é que destroem o partido? Como dizia o saudoso Nélio Mendonça ..." vá pentear macacos" e deixe o partido se regenerar...

Anónimo disse...

Uma simples "briga de putas ressabiadas", caro Luís Calisto. Mais nada!

Anónimo disse...

E Manuel Antonio não foi expulso por participar em jantares da oposição?? Não,porque esse é o único a quem jardim se pode encostar,o único que só não chega a lado nenhum a não ser com com jardim a reboque