Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Cultura


CAFÔFO MANTÉM FEIRA DO LIVRO 


A tradição não morre e a organização será da própria Câmara

Havia ansiedade entre os livreiros que ontem animavam o pátio principal do Mercado dos Lavradores: há feira este ano ou não há?
Segundo nos comentaram, esse assunto continua um segredo que ninguém quer desvendar. 
Normalmente, a feira realiza-se anualmente em Abril-Maio. Já vamos em Julho e ninguém diz nada. Uma livreira já veterana entre os entusiastas do livro afirmava ter ouvido falar em Setembro.
E acertou. Em meados de Setembro, talvez a 20, a Feira do Livro estará de pé. Deram-nos essa garantia esta manhã. Paulo Cafôfo não deixará mutilar um acontecimento que é dos poucos num sector de capital importância para o meio cultural popular. Este ano com uma novidade: a organização será da responsabilidade da própria Câmara, ou seja, não será entregue a nenhuma entidade externa.
O local em princípio será o mesmo - Avenida Arriaga. Como se impõe. Ou ali ou noutro local central da capital, é o que pedimos.
Custava a crer que a Câmara deixasse morrer um certame que, não valendo muito do ponto de vista comercial, por razões mais do que conhecidas, serve para os livreiros mostrarem os seus menus e para o cidadão reanimar o gosto pelo livro e pela leitura. 
Na reunião municipal da passada semana, a vereadora social-democrata Vanda de Jesus perguntou à presidente em exercício Idalina Perestrelo, que conduzia os trabalhos na ausência justificada de Paulo Cafôfo, em que pé estava o caso da Feira do Livro. Idalina prometeu inteirar-se do assunto para que as dúvidas fossem desfeitas na reunião seguinte. Mas ontem, enquanto os vendedores de livros na feira mensal do Mercado passavam o dia na incerteza, os vereadores trataram de todos os temas excepto da Feira - ao que nos garantiu um deles. 
A incerteza cresceu.
Esta manhã, porém, soubemos de quem sabe: há Feira, sim senhor. Em Setembro.

A Feira do Livro é um acontecimento imprescindível. Mas, se puder ser em stands de madeira no lugar das tendas à marroquina...

4 comentários:

Anónimo disse...

era bom fazer no estádio dos barreiros já que estão 1.3 milhões de euros de taxas das obras por cobrar....quem é o vereador que mantém este processo na gaveta?

Calistinho disse...

Mas o Cafofo sabe o que é uma Feira do Livro?

Anónimo disse...

A CMF está parada! Não percebo! Burro para puxar a carroça já la está. Pq é q a CMF n anda?

Anónimo disse...

Cafofo uma vez mais, naquele vazio que é a sua administração municipal, corre atrás do prejuízo, alarmado com um artigo do DN há uns dias. Vai agora ensaiar uma Feira do Livro em Setembro quando as famílias ficam depauperadas em arranjar manuais e material escolar. O tipo que até tem a profissão de professor, devia saber disso melhor que ninguém. Vamos ter uma feira feita à pressa completamente desajustada do calendário destes eventos doutras autarquias. Mais uma cafofada!