Powered By Blogger

sábado, 5 de julho de 2014

DELFINS


MIGUEL ALBUQUERQUE
PREGOU-NOS UM SUSTO



Logo a começar um fim-de-semana, que é quando aliviamos a carga de trabalhos com este espaço, por acaso incómodo e indigesto para certa intelectualidade, arregalámos os olhos diante da prédica debitada por Albuquerque. Lá vem este também dar-nos maçada logo hoje, pensámos.
A propósito dos "argumentos de um ignorante político" - o Leitor que adivinhe quem é esse ignorante -, o destaque em maiúsculas do artigo no DN assinado por aquele Delfim é uma cativante ária em louvor do regime de limitação de mandatos, no campo dos cargos políticos.
Ora, temos isso p'raí, mas seria uma canseira revolver papelada aos montes em busca de artigalhos do nosso Amigo quando ele fazia coro com seu patrão real rogando pragas aos assassinos da vontade democrática exactamente nessa velha questão da limitação de mandatos. Ambos - ele e o patrão - diziam que impedir o eleitorado de meter nos cargos quem bem entendesse e as vezes que entendesse, a pretexto de uma redutora limitação de mandatos, não passava de uma violência sobre os princípios de cada um. Que tal procedimento não era democracia. O que nos causava impressão: e a democracia dos Estados Unidos? E em Portugal o regime de eleição para PR não é democrático, por não admitir mais de dois mandatos consecutivos em Belém? E...?
Hei-de encontrar quando não for preciso, mas de momento não tenho localizado artigo nenhum com essas posições musculadas de Albuquerque, embora tenha a certeza absolutíssima de que existem aqui no arquivo particular. 
Em todo o caso, saltando umas linhas pelo artigo de hoje abaixo, dou com a reconfortante posição: "Reconheço que nem sempre pensei dessa maneira"...
Uf! Poupa-me trabalho.
Miguel Albuquerque, antes que lhe descubram a contradição, avança ter mudado de opinião. O que não tem mal nenhum, pelo contrário. Andando e aprendendo. Julgaríamos haver ensandecido se lêssemos de há 5 ou 6 anos para trás um naco de prosa assinado por Albuquerque parecido com o que escreve hoje, a saber: "Os cidadãos já investidos em cargos e especialmente os que ocupam os lugares há muito tempo, munidos do apoio dos aparelhos poderosos de persuasão e propaganda dos partidos políticos tradicionais, gozam de uma vantagem evidente relativamente a todos os outros cidadãos que pretendam ser eleitos."
Primeiro, recordemos que Albuquerque "ocupou cargos" durante muito tempo - quase 20 anos na presidência da Câmara do Funchal. Segundo, aleluia, que o "candidato a candidato", como diz o outro, percebe agora o que padeceram os seus adversários da oposição durante perto de 4 décadas.
Não vem mal nenhum ao mundo quando uma pessoa muda de ideias, dizíamos. Albuquerque não encontrava estranheza na eternização dos mandatos quando, por acaso, era um dos titulares. Entende ser um risco deixar perpetuar alguém nos mandatos, agora que, por acaso, não é titular. Muito bem. O único senão é uma pessoa ficar a pensar com os seus botões: e se ele, caso um dia chegue a mandar no partido e na Madeira, tornar a mudar de opinião, achando outra vez que a vontade popular favorável à eternização dos líderes deve ser respeitada? Será questão de confessar inocentemente: "Reconheço que nem sempre pensei desta maneira..."

24 comentários:

Anónimo disse...

O problema de Albuquerque é que, Nem sempre pensou desta maneira , em nada do que agora diz , pensa conforme as suas conveniencias.

Anónimo disse...

Os troca tintas do costume Calisto, agora abundam em massa e mudam de opinião consoante os seus interesses.

Anónimo disse...

Agora, vamos lá imaginar porque, concorda com a limitação de mandatos.

Antero Peixoto (funcionário bancário) disse...

Sr. Calisto voces todos desviam a atenção das pessoas, sobretudo dos militantes do PSD do mais importante: o Miguel Albuquerque é o candidato oficial do Jaime Ramos, porque deve favores a ester, embora eu pense que nunca vai assumir isso, porque é mentiroso e não tem a coragem de assumi as coisas com integridade e verdade.

Ortopédico (funcionário da saúde...camuflado) disse...

A candidatura do Jaime Ramos ao PSD - desesperado porque quer defender o tacho de deputado depois de 2015 - vai avançar, pode crer amigo Calisto que ele vai avançar com ela, é uma farsa para dar cabo do candidato João Cunha e Silva, principal alvo do Jaime dos sifões. Do Sérgio e do Sousa nem falo porque são duas cartas fora do baralho. Não nos levam a lado nenhum, nem trazem nada de novo. Andaram ambos também a comer no prato onde agora cospem, etc.
O Jaime Ramos joga em dois tabuleiros: o Albuqueque e o oficialista António. O primeiro porque deve favores ao JR, o segundo porque o JR precisa dele para os seus negócios e negociatas.
O grande segredo é que o JR quer (ou já o fez?) negociar com qualquer dos dois candidatos a ida do incompetente do filho (vive dos negócios e à sombra do que o pai faz, não tem nada seu feito com sucesso) para a secretaria das obras públicas e turismo num próximo governo caso o PSD seja o mais votado e assim a continuidade da familia, dos negócios e do polvo fica assegurada. Desculpe meu caro Calisto, ms não percebem nada disto! Perdem tempo com histórias de "desenhos animados" que valem zero e não abordam o importante e mais perigoso oara nós.

Anónimo disse...

Não percebi foi a razão do Dr. Miguel Albuquerque ter mudado de opinião. No meu ponto de vista mais valia não ter tocado no assunto, dá um ar de desnorte.

Anónimo disse...

Dass ... não há paciência. Então, segundo os detractores de MA, o homem teria de se manter ausente. dassss pro vice e pro Manuel Joaquim da Cunha e Vaz ( Cunha e Vaz Associados)Será que TC vai publicitar o montante acordado entre a EEM o o Consultor?

Fernando Vouga disse...

Caro Ortopédico

Eu diria mesmo mais. Estou plenamente convencido de que JR quer ver o seu rebento na presidência do GR. Seria a cereja em cima do bolo. Por enquanto, terá de se contentar com uma Secretaria Regional, mas só para fazer currículo.

Anónimo disse...

Uma notícia relativa ao pagamento indevido de subvenções aos deputados e ex-deputados, que veio à ribalta esta semana, depressa caiu no esquecimento.
Afinal a oposição só avança com ações populares, pedidos de ilegalidade ao Tribunal Constitucional e denúncias ao Ministério Público em situações nas quais está de fora, quando também foram ao gamelão calam-se todos.
E depois ninguém devolve nada e nós (o povo) paga!

Anónimo disse...

Albuquerque anda desfazado da realidade, parece que não esteve 20 anos a fazer o que agora condena.

Anónimo disse...

Se fosse só essas jogadas de tabuleiro ...esquecem-se da jogada principal que ira manter tudo igual ou pior. Porque é que acham que alberto Joao quer manuel antonio? Não é porque esse candidato tenha condições para ser um lider,não tem.agora que é o único que vai permitir a Alberto continuar a mandar,é. .como...Alberto Joao tudo fará para que manuel antonio ganhe,este,por sua vez retribuirá colocando Alberto na presidência da assembleia.nenhum outro candidato permitiria que isso acontecesse.como todos sabem Mendonca manda na assembleia porque Alberto legitimamente nao o pode fazer,mas,a partir do momento em que Manuel antonio ganhe Alberto passa a assumir esse lugar e a mandar com legitimidade na assembleia e em manuel no governo. Caros companheiros se não estão com disposição de ver as coisas no futuro pior do que já estão,esqueçam Manuel Antonio ta mais do que vista esta jogada.por si só ,é mais um motivo para não votar nesse candidato.

Anónimo disse...

Concordo com os dois últimos comentários. Jaime Ramos só avança para dividir a "ala Jardim" e dar votos ao Miguel Albuquerque. Tanto que Jaime apenas diz querer ser Presidente do Partido e escolherá o candidato a Presidente ao Governo. Tudo cozinhado numa panelinha entre Jaime Ramos, o seu filho Jaime Filipe Ramos e Miguel Albuquerque.

Anónimo disse...

Isto já nem dá para disfarçar, temos apologistas da candidatura de Jaime Ramos entre nós, e estão desesperados pela falta de interesse geral no que essa triste figura tem a dizer

Anónimo disse...

Reparei num pormenor interessante, o Dr. Miguel Albuqueque fala em limitação de 3 mandatos. Ora bem segundo os meus calculos cada mandato é de 4 anos, o Miguel tem 53 anos de idade, sendo ele o vencedor das proximas regionais e o povo continuando a elege-lo mais 2 mandatos, significa que após os 3"ditos" mandatos, o Dr. Miguel Albuquerque tem 65 anos(idade da reforma)...que conveniente este numero de limitacao de mandatos!!!

Anónimo disse...

Vejo aqui pessoas a falar de candidatos virtuais. Cunha e Silva e Jaime Ramos. Virtuais porque não têm apoiantes. Têm alguns lacaios e pessoas que pela frente os dizem apoiar, mas por trás dizem cobras e lagartos. Isto porque Cunha e Silva e Jaime Ramos são a face do regime, da opressão, da falência da Madeira. As pessoas odeiam-nos. São cartas fora do baralho.

Anónimo disse...

As duas cartas fora do baralho por vezes são as que surpreendem.. mas o funcionário ortopédico está habituado a ser uma carta em fila como todas as outras, já basta de ovelhas e cordeiros.
Cunha e Silva já se viu que não tem hipótese. Manuel António será aquele que vai levar os votos dos seguidistas. Sérgio está fazer uma campanha positiva para aqueles que pensavam que se ia unir a Albuquerque é uma baixa de peso e significa repartição de votos. Miguel de Sousa diz o que os outros não podem dizer e até o fim da campanha matará um ou dois candidatos mas o seu objectivo é ser Presidente da Assembleia.

Anónimo disse...

Cunha e Silva não tem apoiantes?? Essa é nova! Parece o Ministro da Contra Informação do Iraque. Os EUA a invadir o seu pais e o Ministro dizia que não se passava nada! Está boa.
O Dr. Cunha e Silva já apresentou a sua candidatura com mais de 300 pessoas na sala, já apresentou o seu mandatário regional e onze mandatários concelhios, já apresentou a sua sede de campanha com mais de 200 pessoas na sala, tem feito convívios em todos os concelhos com as suas equipas de trabalho e não tem apoiantes? Calisto temos um novo Muhammad Saeed al-Sahhaf!

Anónimo disse...

Miguel Sousa pela primeira vez foi à feira do gado ver como cheira aquilo para aqueles lados; Manuel António está na África do Sul, Miguel Albuquerque está a combinar estratégias com o Jaime Ramos e o Sergio Marques anda a pintar auto-retratos, a andar de bicicleta na serra ou a fazer desfiles de moda. Ok, ok. Está campanha é à fartazana!!!

Anónimo disse...

Ahaha e o Cunha e Silva a pressionar os militantes e a pagar a sua candidatura com factura de electricidade.

Anónimo disse...

Gostei do comentário das 13:33 demonstra que acompanha com assiduidade as actividade do Sá Carneiro do PSD-Madeira Sérgio Marques que pelos vistos continua a incomodar muita gente. Dr. Sérgio conforme a proximidade às eleições os nervosismo tenderá a ser maior. Pensavam que vinha para brincar um pouco mas pelos visto enganaram-se, continue a ser a pessoa simples e a envolver-se com o povo que ganhará.

Anónimo disse...

Nem para desfiles de Moda consegue
Seduzir alguns Militantes!
A Guerra FINAL ... será entre Albuquerque e Manuel Antonio!!!!!!
Os Militantes não são Parvinhos!!!!!
Esperem pelo Chão da Lagoa pois Haverá ..Surpresas..Novidades..
Viva o PPD/PSD....Sempre....

Anónimo disse...

Nem para desfiles de Moda consegue
Seduzir alguns Militantes!
A Guerra FINAL ... será entre Albuquerque e Manuel Antonio!!!!!!
Os Militantes não são Parvinhos!!!!!
Esperem pelo Chão da Lagoa pois Haverá ..Surpresas..Novidades..
Viva o PPD/PSD....Sempre....

Anónimo disse...

Está tudo grosso, qual é o candidato que aceita fazer acordos com Jaime Ramos?
O apoio dele é tóxico para qualquer hipótese de sucesso.
Jaime Ramo vê-lhe fugir cada vez mais o controlo da outrora poderosa máquina partidária, agora as concelhias dividem-se na sua maioria entre os candidatos governamentais (é para onde são dirigidas as queixinhas contra o secretário geral, dependendo da "fidelidade".
A altura de retirar coelhos da cartola, como nas internas de 2012, já vai longe.

Anónimo disse...

Candidatura de Alberto João já está em cima da mesa será que Manuel António levará a candidatura a avante?