Powered By Blogger

domingo, 27 de julho de 2014

PÉ-DE-VENTO NO LARANJAL


CÂNDIDO E ELMANO GARANTEM
TRADIÇÃO DO ARRAIAL MADEIRENSE


Depois de o Chefe debitar o seu último discurso lá em cima como líder PPD, dois militantes que fazem parte da mobília do partido envolveram-se ao palavreado e à tapona. Faz parte dos arraiais.


Fazendo jus à velha mensagem que Chefe Jardim sempre transmitiu aos seus operacionais do Laranjal, dois militantes já muito antigos, um apoiante de Manuel António e outro de Albuquerque, fomentaram esta tarde na Herdade o 'cheirinho a pólvora' que é a seiva do partido. Isso de se pôr 'de cócoras diante dos maricas de Lisboa' não é ali com os laranjas, honra lhes seja feita. Por outro lado, um arraial na Madeira sem ninguém molhar a sopa é mais chato do que um velório.



A festa do PPD não é melhor nem pior do que as outras: mais copo menos copo, mais despique menos despique, há sempre histórias para se contar no dia seguinte. Seja no carismático Monte, seja no Loreto, seja na Ponta Delgada, por essas freguesias dentro, incluindo a nossa aldeia do Funchal, como se sabe - também aparece fatalmente um ou outro focinho a sangrar, salvo seja. É muito nosso. Como se sabe. 
Bom.
Lá do alto das barracas social-democratas, descem sempre essas histórias, todos os anos por esta altura. Se não é o Johnnie Walker a rasteirar o sr. presidente, é uma troca de palavras para contar apenas nos corredores, ou mesmo coisa mais grave, como já aconteceu entre a malta do nosso Amigo Zé Pedro e o grupo de Rómulo, seu sucessor na Jota. Pois hoje, na Herdade, cheirou bem a arraial. 
Lá mais para o fim da tarde barulhenta e poeirenta, o sarilho instalou-se entre os stands da Ribeira Brava e do Campanário. Cândido Pereira, o nosso Amigo porto-santense que já foi deputado e candidato à Câmara do seu concelho, e outro Amigo, Elmano Gonçalves, figura do mobiliário da Rua dos Netos, elemento do secretariado embora pouco activo nos últimos tempos - ambos começaram por uma ligeira picardia.
Cândido envergando uma t-shirt de Manuel António. Igual a outras que levou e ofereceu pela Herdade. Elmano, apoiante de Miguel Albuquerque, a dar por garantida a derrota do secretário do Ambiente. A 'picar' o adversário. Houve quem estivesse por ali e julgasse que estavam a reinar pacificamente um com o outro. Mas, palavra puxa palavra, Cândido sente-se ofendido e puxa de uma cerveja, precioso elixir que despejou pelo ar como o nosso herói fez no Porto da Cruz, numa festa da uva. Só que Elmano também puxou, e puxou logo o quê se não uma tapona!... E então, tapona puxa tapona, até que, sem grande demora, os presentes separaram os dois companheiros de partido, que, com a zaragata, tanto colorido estavam a dar à festa que se pretende tipicamente regional.
E a coisa ficou por ali. Amanhã ainda se comentará o caso, mas depois incha, desincha e passa. Amigos como sempre. Coisas próprias de uma festa ao calor, com uma cervejinha em copo de plástico para refrescar.

36 comentários:

Anónimo disse...

A malta do Albuquerque anda muito de peito no ar.

Anónimo disse...

Os apoiantes do Miguel Albuquerque já não respeitam nada nem ninguém pensam que já ganharam e então demonstram a sua verdadeira face!

Anónimo disse...

Primeiro e ultimo...lindo....sim ultimo porque Sousa não conta. Afinal não é só informação que este sr Elmano passa...também sabe enviar umas taponas. Bem...bater, em apoiante do preferido... ai ai que loja do mestre Andre vai abrir... Vota Sergio

Anónimo disse...

Quem é que haverá quem é que não acha. Que o Elmano pôs o Cândido em marcha.

Anónimo disse...

No primeiro round.... Será que o segundo acontecerá no porto santo em casa de Cândido... Pena estar a trabalhsr ,festas de agosto prometem na ilha dourada

Anónimo disse...

Depois de ter visto o Jaime Ramos na comitiva do Albuquerque já acredito em tudo.

Anónimo disse...

não acredito que AJJ assista a tomada de poder do PSD por parte do Albuquerque sentado sem fazer nada,...

Anónimo disse...

Houve picardia saudável entre todas as candidaturas mas há atitudes que são completamente desprezíveis, como as destes senhores. Não digo que a culpa é da candidatura do Albuquerque ou do Manuel António porque os responsáveis pelos actos são os indivíduos e não as candidaturas mas é importante os próprios candidatos controlarem os seus apoiantes. Se não controlam os seus apoiantes como vão controlar um Partido como o PSD e um Governo?
Não gostei da atitude de alguns elementos da comitiva do Albuquerque. Arruaceiros!

Anónimo disse...

A malta do Cunha tenta intimidar e ameaçar mas ninguém liga ou tem medo da brigada do reumático e dos vendilhões que gostam de cheirar o traseiro do Cunha.

Anónimo disse...

Vi na RTP Madeira que o Sr Jaime Ramos participou na comitiva do Dr. Miguel Albuquerque. O slogan deste não é "Renovar, mudar de atitudes e comportamentos"?
Dr. Miguel desculpe mas perdeu um voto

Anónimo disse...

Pois é,Jaime encosta-se ao único que lhe dará guarida politica...votar em Albuquerque é votar na continuação de Jaime ramos,filho e companhia. VERGONHA

Anónimo disse...

Quem assistiu diz que foi uma pouca vergonha. Cândido dizia que Elmano passava e passa informações e dados do partido a Rui abreu e Albuquerque. Elmano por sua vez dizia que quem passava informação e dados do partido era Andre freitas a Manuel Antonio. Brigam as comadres desccobrem-se as verdades. Viva o PND/PPD. Ainda bem que sou do Sousa...

Anónimo disse...

Quem assistiu diz que foi uma pouca vergonha. Cândido dizia que Elmano passava e passa informações e dados do partido a Rui abreu e Albuquerque. Elmano por sua vez dizia que quem passava informação e dados do partido era Andre freitas a Manuel Antonio. Brigam as comadres desccobrem-se as verdades. Viva o PND/PPD. Ainda bem que sou do Sousa...

Anónimo disse...

O Cunha é que tem razão quer se ver livre desta gente toda. Força Cunha.

Anónimo disse...

Elmano da porrada, Jaime Ramos vende prédios a si próprio, Armando Abreu = TODOS membros do SECRETARIADO DO PSD

Grande Renovação Albuquerque! LOL

Anónimo disse...

Pelos vistos ambos passam informação/dados do partido e sendo assim não ha batota ...diga-se de passagem,já todos sabiam,veio a confirmação ...

Anónimo disse...

..."Cândido dizia que Elmano passava e passa informações e dados do partido a Rui abreu e Albuquerque. Elmano por sua vez dizia que quem passava informação e dados do partido era Andre freitas a Manuel Antonio.
CONCLUSÃO: 2 "espiões" desavindos ...por onde andaria MATA HARI nesse instante?

Anónimo disse...

Felizmente temos a Fénix para nos relatar este episódio com todos os elementos da notícia (QUEM, onde, o quê, quando e PORQUÊ). Outros preferem contar meia história...

Anónimo disse...

o que aconteceu nada tem a ver com Manuel António nem com Albuquerque, apenas dois seres que encharcados em copos armaram-se em campeões.

Anónimo disse...

Esta gente nao está boa da cabeça.
Estao a fazer disto um caso, quando houve apenas uns empurroes, no meio de alguma cerveja.
Vir para aqui buscar o Manuel Antonio e o Albuquerque, só para dementes.

Anónimo disse...

Que eu saiba o Elmano nao apoiou, até agora, nenhuma candidatura.
É funcionario do partido e nada mais.
Se é verdade que o Candido lhe atirou uma cerveja, entao merece bem um chega para lá.

Anónimo disse...

Querem deitar areia para os olhos dfos militantes.Mas estes nao sao tontos.
Alguem viu o Jaime Ramos na comitiva do Albuquerque?
Quandop se encontraram cumprimentaram-se, como tambem cumprimentou os outros candidatos.
Há gente que gosta de se enganar a si propio.

Anónimo disse...

O que eu vi foi o Joao Cunha e Silva, com vergonha de aparecer ao lado do AJJ e por isso estava no palco meio escondido.
O Vice-Presidente já nao quer andar ao lado do seu Presidente?
Ao que isto chegou..!
Entao que se demita e saia do Governo.
Mas como coragem nao é o seu forte...

Anónimo disse...

Tambem fui a festa, como todos os anos o faço.
Quando aconteceu esse episodio já nao estava lá.
Mas pelos vistos a sondagem do Diario estava certa.
Pelo menos a avaliar pelas comitivas dos candidatos, a ordem de grandeza era exactamente igual a sondagem do Diario.

Anónimo disse...

Se o Elmano desse tanta informaçao ao Albuquerque, entao este ja tinha as listas de militantes.
E afinal eles ainda nao têm.
Como é afinal?
Outros candidatos já têm e nem sequer escondem isso.
É a historia dos filhos e dos enteados.

Anónimo disse...

Estao a fazer um filme duma discussao numa festa...
Nao há pachorra!

Anónimo disse...

Estive sempre com Albuquerque e só o vi a cumprimentar o Jaime Filipe. Acredito que também tenha cumprimentado o Jaime Ramos, assim como outras centenas de militantes e apoiantes. A comitiva era enorme, a adesão dos militantes foi imensa, não vi Elmano entre nós, da nossa parte falamos com toda a gente e não evitamos ninguém. Se houve confusões, não foi connosco e Miguel Albuquerque falou com toda a gente que quis falar com ele.

Anónimo disse...

Mas quem disse que o Sr. Elmano é apoiante do Dr. Miguel Albuquerque?

Anónimo disse...

O terror, a imposição do medo, a perseguição aos militantes, a pressão da máquina de Cunha e Silva está em marcha! Ligar confusões de arraiais a candidatos é muito baixo e revelador da qualidade desta gente. Uma quadrilha de bandalhos. É preciso limpar a Madeira desta gente: fora com Cunha e Silva e o seu bando!

Anónimo disse...

Arrufos entre dois indivíduos meios tocados nada teêm a haver com candidaturas, quem mistura as coisas tem apenas uma intensão e demonstra muita mediocridade, não se esperava outra coisa.

Anónimo disse...

Confundir alhos com bugalhos é o que é...tanto o cumprimento ao Jaime Ramos como a cena de bugilato entre dois adultos um bocado bebidos, haja paciência, já parece o JM.

Anónimo disse...

Acidente na Ajuda: taxista apoiante de Cunha e Silva atropela motociclista da equipa de Sérgio Marques, vergonhoso, esta malta do CS não sabe mesmo conduzir...ridículo ao que as pessoas se sujeitam nestes comentários para contentar os respectivos chefes ou meios chefes...

Anónimo disse...

Ameaças e pressões estão a surgir oriundos da candidatura de Albuquerque. Calisto veja se descobre estas. Há em quase todos os concelhos

Anónimo disse...

Mas digam lá... quem é que o Albuquerque pressiona se não tem ninguém na administração pública com o emprego directamente ligado a ele. Agora ao contrário, posso dizer que assistentes sociais, professores e até empresários, foram pressionados para assinar o documento da outra candidatura.... Mais, existem promessas de trabalho e subidas no quadro para chefes de serviço, chefes de divisão, secretárias pessoais, adjuntos, cargos de indicação politica e outros.... e como diz o Miguel de Sousa, é melhor ficar por aqui...

Anónimo disse...

18:11 realmente é um bom discurso mas não me alegras

Anónimo disse...

Conclusão.. Não há dúvida que os Militantes verificaram que o Homem do Povo é o Dr Miguel Albuquerque,o único que tem condições para ganhar eleições Regionais..verificamos que tanto cunha,como Sérgio não conseguiram integrar, cativar,sensibilizar a multidão..pois bastava olhar para as carinhas envergonhadas dos mesmos.
O Manuel António com a sua postura ,conseguiu ganhar alguns votos.