Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

CARTÃO DE RESIDENTE


SILÊNCIO DE JARDIM E MENEZES
INTRIGA E REVOLTA PORTO-SANTENSES



Uma chuva de reclamações continua desabando aqui no pobre 'Fénix'. "Sabem da humilhação, dos prejuízos e incómodos que a Porto Santo Line impõe aos porto-santenses e não resolvem nada", é a crítica mais frequente que nos fazem.

Senhores, que podemos fazer para resolver o problema inventado por Luís Miguel de Sousa? Não somos executivos, apenas relatamos factos com interesse jornalístico, acrescentando-lhes pontos de vista.
Mas insistem. Lembrando-nos do Porto Santo para cá que o presidente da Câmara é um espalha-brasas quando quer, mas que, até agora, para lá de ameaçar organizar uma acção popular para travar a história do cartão de residente como condição de desconto nas viagens do Lobo Marinho, ele, o presidente Filipe Menezes, anda com a viola metida no saco. "Será que está preso pelo rabo por causa do cabrão de algum calote municipal aos Sousas?" - praguejam nas invectivas que nos dirigem.
E nós é que sabemos se o Menezes está nas mãos dos Sousas do navio? - respondemos com candura. Apanhando logo com esta: "E não sabem aí que o Menezes, em vez de resolver estes problemas que apoquentam verdadeiramente o munícipe, gasta o tempo das reuniões de câmara discutindo se é de dar licença até às duas da manhã a esta barraca, se é de licenciar até às três horas aquela tasca de Verão...? Mais esta barraca de vinho, mais outra barraca de bolo do caco... E não sabem que a próxima sessão municipal é destinada a essas m... outra vez? Até já chamam o Porto Santo a ilha da barracada!"
Por acaso não sabíamos. Aliás, se calhar são assuntos com prazos que o presidente socialista precisa de resolver atempadamente - arriscamos. Apanhando sem perda de tempo: "São todos iguais. Todos sabem destas porcarias e ninguém diz nada, ninguém faz nada. Não sabem também que o Idalino Vasconcelos da Junta ganha com isto? Aquilo a 2 euros e meio para passar um atestado de residência é uma receita caída do céu. Bichas e bichas de povo a tirar atestado para ir à Porto Santo Line. Daí ele andar de bico calado. É que as duas funcionárias não dão vencimento a passar papelada, senão a junta de freguesia estava rica."
De facto, soubemos que o social-democrata Idalino ouve das boas por onde passa, sob a suspeita de estar conluiado também com os Sousas. Versão em que não acreditamos.
"Ora, como é que podem acreditar se são todos a mesma m..., farinha do mesmo saco?", vilipendiam-nos os prejudicados pela exigência da Porto Santo Line. "Vocês nem sequer falam do silêncio do presidente do governo que anda aí na ilha tomando uns copos e a mostrar exposições com obras no Porto Santo e que escreve todos os dias no jornal sobre o Porto Santo, para ver se a gente lhe dá palmas quando vai beber cerveja ao Bar do Henrique, para ver se a gente organiza uma manifestação a pedir que ele se recandidate. Vocês e ele que... [expressão impublicável] Ele diz que faz isto, fez aquilo, mostra obras de caca já fora de uso, é o faz tudo, mas aqui, nos assuntos em que deve intervir, faz um manguito aos habitantes da ilha, como fez naquelas eleições... quando levou na p... por causa disso. Levem esse g... aí para o Funchal, que estamos fartos dele!"
Como já dissemos, compreendemos a indignação dos nossos Amigos porto-santenses. Como dizia Roberto Silva no comício daquele sábado à noite, "é uma vergonha os porto-santenses terem de provar na sua própria terra que são residentes na sua terra".
A crítica do deputado social-democrata aponta, como se sabe, ao presidente da Câmara, que, na opinião de Roberto, é uma figura sem voz, a quem ninguém dá crédito, e que, portanto, não consegue resolver problema nenhum do município.
Verdade seja dita, esta ideia de Luís Miguel de Sousa - ser a Porto Santo Line a dizer quem tem direito ou não a cartão de residente, para acabar os abusos nos bilhetes mais baratos - esta ideia esteve para ser levada à prática em 2010. Só que o poder na ilha era laranja. Roberto Silva mexeu-se na altura e o governo, ao contrário do que acontece na actualidade, resolver agir, dissuadindo a PSL de avançar com a peregrina restrição. Quando a cor é a mesma, tudo é mais 'fácil'...
Claro que Roberto tinha de intervir. Foi ele a incentivar cidadãos fora do Porto Santo a criar uma segunda casa na ilha. Para isso contando com as facilidades das passagens, como compensação do impulso que imprimiam à economia local, aos níveis da construção civil, pagamento de taxas e consumo comercial nas suas estadas temporárias. Confiantes em Roberto, muitos forasteiros se tornaram porto-santenses de segunda linha. A realidade hoje é que, quando são 5700 os habitantes, há 700 pessoas de fora com segunda habitação na ilha, algumas do Continente, mas a grande parte da Madeira. 
Perdendo, como é o caso actual, os incentivos para viajar, essas pessoas da segunda habitação, que iam 3, 4 e mais vezes ao Porto Santo por ano, retraem-se, deixando de tirar proveito do seu investimento e prejudicando ainda mais a já depauperada economia da ilha.
Roberto está metido na situação até ao pescoço e não temos a menor dúvida de que, se o PS e o CDS avançarem mesmo com projectos na Assembleia Legislativa favoráveis aos porto-santenses (e contra o cartão de residente), mesmo que numa situação dessas o PPD vote ao lado da PSL, será nesse dia que o Laranjal não terá maioria, porque ele, Roberto, provavelmente seguido por outros deputados social-democratas, mandará a disciplina de voto às urtigas.
Da nossa parte - e não é para ficarmos bem vistos com os revoltados porto-santenses - continuamos sem perceber o raio do poderio daquele Grupo Sousa - bom proveito. Chutaram o Armas para longe e mandam no mar a ponto de, qualquer dia, precisarmos todos de cartão, passado pelos Sousas, para darmos um mergulho do calhau para lá. Fazem o que querem da RTP-Madeira, onde aliás colocaram dois agentes da sua confiança. Para eles, não há PDM que defenda o outrora sagrado areal. Com a breca!
Serão bons empresários. Mas que diabo, daí a se arvorarem em 'loja do cidadão' com autoridade para passar cartões de identidade, porra, achamos demais, Amigo Luís Miguel. Sim, é preciso haver controlo, para evitar benefícios a falsos residentes no Porto Santo. Mas um atestado da junta deveria ser suficiente para as identificações. Agora um empresário a passar cartão ao povo!
A PSL diz que zela pelos seus interesses porque o governo regional não entra com verba nenhuma para preencher a baixa de tarifa residente. Podia-se ver, mais um subsídio do governo para a companhia! Já não chega tanta isenção? Ou há necessidade de capital fresco para mais um investimento naval em Lisboa?
Voltando ao desprezo a que o sua excelência, na opinião dos prejudicados, votou este assunto que agita o Porto Santo, terra onde ele passa férias estes dias, aparentemente sem se aperceber de nada, não devemos ser injustos. O homem até se encontrou com os empresários da PSL. E logo no centro do vulcão, o Lobo Marinho, salão de 1.ª classe e arredores. Sendo razoável acreditar que o assunto em causa era para ser falado. Só que, já se sabe como estas coisas são no estio: copo puxa copo, paleio puxa bilhardice, e quando os fulanos deram por si, tinham de sair à pressa do Lobo, porque a viagem para o Funchal seria daí a minutos. De modo que o assunto ficou a boiar, desalentado, no porto de abrigo.

18 comentários:

Anónimo disse...

Porto Santo Line não cumpre o contrato há 4 ou 5 anos em janeiro. Há fundamentos para anular contrato e passar o governo a gerir o serviço publico de transportes. AJJ sempre foi contra a privatização de setores vitais da economia de serviço público. Assuma-se e não tenha medo . Um almocinho no barco, um jantarinho de fim de ano .... não pagam a vergonha e o interesse publico.

Anónimo disse...

Esta semana ouvi piada da boa aqui no PSanto.aaté o Roberto vai perder cartão de residente, porque o patrão dele é a assembleia regional., logo não trabalha no porto santo...ehehehe

Anónimo disse...

O Presidente da Cãmara também anda nos bares da noite, logo dá licença à vontade. Até o Pé na Àgua vira as colunas para a estrada, para se fazer notar (aquilo agora perdeu a piada) incomodando os residentes e a Policia diz que a Câmara licenciou ...

Anónimo disse...

Se O Lobo Marinho dá prejuizo e nem cumpre o contrato em janeiro, entregue-se a linha ao Governo. Serviço público bem gerido para o porto santo, sem jogadas de cartão...e sem cheiro a pivete de lixo para a Madeira que inunda de mau cheiro o porão todo e sobe as escadarias até a zona de receção do navio. Uma vergonha. À chegada ao Funchal metade do navio cheira a podre.

Anónimo disse...

Pois é Meio Chefe. Termine o seu mandato sem medo e com alguma coisa de bom e sem lobbies a amarrá-lo. O Meio Chefe diz-se contra os Blandys, a Maçonaria , a trilateral...

E o grupo dos barquinhos? Que espécie de correnteza é?

Anónimo disse...

a propósito de piadas no PSanto, ouvi dizer que queriam tirar as casas do governo e a areia também... è que naquela zona a areia vai á vida na maré cheia. Uma desgraça nunca vem só...para os veraneantes oficiais de 20 euros/dia para toda a família.

Anónimo disse...

Como é possível ser a Porto Santo Line a definir se sou residente ou não no Porto Santo? Isto não faz sentido nenhum. Claro que como baixou o número de passageiros, eles querem recuperar o dinheiro, possivelmente perdido, " ", só que se vai virar o feitiço contra o feiticeiro. Os madeirenses que iam frequentemente ao P. Santo, principalmente na época baixa para manutenção das suas casas, vão deixar de ir, pois, as viagens são mais caras, vão menos vezes, perde a PSL, perde o P. Santo. Grande estratégia, sendo o grandes gestores, grandes estudos. Já agora façam um estudo e depois divulguem honestamente o n.de passageiros que vão perder ao longo do ano co esta medida.

Anónimo disse...

Nada como a livre concorrência para baixar preços e calar toda gente.

Anónimo disse...

Em vez de dar esta ideia a manuel antonio ,hehehehe,fico eu com os louros,dou agora aqui. como o miguel de Sousa e o Dionísio pestana andam numa maré de esbanjamento aproveitem e pode ser que o homem possa retribuir com uns dinheirinhos para subsidiar esta situação e se calhar ficava de vez livre da divida para com a madeira,é melhor retribuir pelos favores ajudando os madeirenses do que pagar á campanha a um candidato

Anónimo disse...

Peçam ajuda a miguel de Sousa...o primo dos Sousas...a embrulhada dos transportes marítimos começou por ele e agora como está armado em bom samaritano pode ser que consiga resolver esse assunto com a ajuda de Dionísio Pestana...Sousas dão o barco e miguel Sousa canaliza a estrangeirada para lá ,mais os apoiantes...400 meia lotação...passeio para ver os Goldin nos

Anónimo disse...

O modelo anterior de Serviço Público é o mais indicado-iniciado por Miguel de Sousa- não permitindo que um privado brinque com isto como quiser e o governo a ver passar o navio sem pestanejar.
Só para clarificar-Foi no tempo de Bazenga que o serviço marítimo passou para o grupo dos barquinhas.

Ah também para clarificar...o tal almocinho de Verão no barco é só lagostas...para compensar o silêncio?

Duarte Lemos disse...

os que estão contra as novas regras da PSL , são gente que está com medo de perder borlas que não mereciam

o resto é conversa

Anónimo disse...

Ligeira retificação ao anónimo das 17:07
As barquinhas foram dadas por Pereira de Gouveia quando cunhado de um das barquinhas.
O negócio brilhante do Bazenga foi a entrega do trabalho portuário nos portos da Região Autónoma da Madeira a três tesos que agora são milionários: Luis Miguel Sousa; Ricardo Sousa e ,um desempregado da marinha mercante, Rui São Marcos.

Anónimo disse...

Senhor(a) das 23.11. Muito bem. Assim se dizem as verdades. E quem tornou os tesos em ricos? Alguma maçonaria? Ou o lobbie das barquinhas abençoadas pelas borlas, lagostas , etc. Até um sindicato foi patrão.. Não foi?

Anónimo disse...

Até avenças havia...? Ainda há? E quem foram os advogados que trabalharam lá na estratégia?
São agora candidatos?
O Povo só quer saber a verdade.

Anónimo disse...

Levantar um pedacinho do véu:
Cunha e Silva durante anos foi diretor da ETP - Empresa de Trabalhadores Portuários, na mesma altura Sérgio Marque era o organizador da OPM do Grupo Sousa. Em simultâneo Rejeiras que era empregado de escritório do Sindicato dos Estivadores, hoje é patrão destes. Mesmo sem desenho uma loira é capaz de concluir e bem o que aconteceu à Madeira.

Anónimo disse...

O Diretor ganhava 4800. É melhor ele desistir. Informação está começando a sair...
Até já

Anónimo disse...

O Roberto não precisa de cartão de residente porque tem full credit na PSL. Também com direito a jantar na casa da duna e tudo!