Powered By Blogger

terça-feira, 5 de agosto de 2014

DELFINS


ALBUQUERQUE NO CONTRA-ATAQUE
AOS 'CRITÉRIOS' DO CHEFE

O Delfim que nos desculpe a franqueza, mas parece que ainda não descortinou a obsessão do homem lá de cima pelo futuro do JM


Jardim tem apregoado as 'qualidades' que, por determinação dele próprio, são condições 'sine qua non' para um Delfim ganhar a corrida à sucessão. Se não nos enganamos, e o Leitor que nos corrija se estivermos enganados, a primeira dessas condições não é para brincadeiras: só deverá ser líder do PPD para tentar manter a hegemonia laranja na Região aquele candidato que garantir a continuidade do Jornal da Madeira.
Pois, nós também julgávamos que o primeiro passo a dar, depois do descalabro destes 40 anos, e no meio dos escombros madeira-novenses em que vivemos, seria a apresentação de um programa económico-social que nos permitisse respirar um pouco. Em segundo lugar, tomar balanço nesse degrau e passar a políticas que dinamizassem a vida da Região - globalmente considerada, tem de ser.
Não. Naquela cabeça, o que primeiramente urge saber, para salvar o PPD e a Madeira, é se o candidato à sucessão é ou não é adepto do JM!
Bom, é evidente que não pode existir um só jornal na terreola. Com ou sem clima de chantagem, são precisos 2, 3 'n' jornais. Só que o JM de hoje não funciona como um jornal, dispensamo-nos de explicar porquê. Logo, por definição, o JM de hoje não contribui para a pluralidade jornalística. Os profissionais do jornalismo lá dentro sabem disso melhor do que nós. Mas o JM não deve fechar portas. Desde a sua fundação, com mais ou menos dificuldades, o matutino conseguiu manter a sua actividade - até ao fatídico dia em que o bispo Santana o entregou à política de direita para garantir aos fiéis a defesa contra Estaline e o acesso beatificado aos céus.
Temos uma proposta: libertem o JM da gaiola das araras e deixem-no voar em busca da função e do prestígio que já teve, mesmo com a garantia de que numa solução posterior haverá sempre espaço para o sua excelência de lá de cima debitar os seus estenderetes, esteja em que situação estiver - à vontade, sem limitação de espaço nem censura. Porque o problema de Meio Chefe é esse: ele sai da pista mas quer que a população continue a pagar milhões por um projecto onde ele possa exibir-se diariamente.   
Que não seja por isso, deixem lá o homem escrever à vontade - seja no JM seja noutro qualquer que apareça. Mas no mercado, com regras normais.
Não é fácil uma pessoa sentir fugir entre os dedos mordomias de 40 anos. Que escreva, o homem já faz parte da mobília gráfica regional. Agora, quanto a assegurar-lhe viagens a Bruxelas, bom, aí não nos metemos. Que o futuro secretário das Finanças resolva isso da melhor maneira e sem o Tribunal de Contas meter o nariz.

A propósito deste tema, o candidato mais alvejado pelo chefe nos últimos dias, talvez a par de Miguel de Sousa, acaba de nos enviar um comentário que publicamos de seguida.



14 comentários:

Anónimo disse...

Para quem pensava que ia ser um passeio. .. Dói, não dói?

Anónimo disse...

Com a sondagem publicada pelo DN e pela cobertura à festa do Alberto João, está explicada a necessidade de existir o JM.

Fernando Vouga disse...

Caro Luís Calisto

Não me parece que o homem acabe por "sair da pista", como diz na peça. Mais tarde ou mais cedo, vai dar o dito por não dito, como tantas vezes tem feito.
Oxalá eu esteja enganado.

Anónimo disse...

Algúem ouviria falar em Alberto Joao,manuel antonio,André freitas,nuno Bazenga se não fosse este Jornaleco do governo.da-se milhões para estes srs andarem na montra da região e priva-se o povo de bens enssenciais .

Anónimo disse...

Insularidade zero...corte nas com participações sim... Milhões jornal da madeira sim...não pensem no futuro,nao pensem nos vossos filhos e netos,não pensem na vossa saúde...votar em manuel antonio é mesma coisa que pedir a AJJ que continue. Que continue sempre os mesmos a contar tostões apesar de promessas de milhoes

Anónimo disse...

Sei que sou burro mas consigo perceber o que todos dissemos... Do Dr. Albuquerque é que não percebo nada do que ele diz!

Anónimo disse...

O maçon anda nervoso, porque o povo não quer a maçonaria na Madeira! Rua com eles!

Anónimo disse...

ALBUquerque pode já encomendar a coroa de Presidente porque está combinado com o JAIME RAMOS, MIGUEL DE SOUSA e SERGIO MARQUES!

Anónimo disse...

A Humilhação é Deveras Ruim:::e muito difícil de Curar...

Anónimo disse...

Diga-se de passagem entre Albuquerque e Manuel....prefiro Albuquerque, com este haverá mudanças de certeza.com manuel sera o mesmo de sempre.vi nas fotos pessoas que votaram por um congresso antecipado a favor de Albuquerque e contra Alberto joao e agora colaram-se a manuel para não perder o tacho

paulo disse...

Albuquerque consegui transformar um cantoneiro, em administrator da frente mar, esta tudo dito sobre as capacidades que tem, para transformar os patas rapadas em povo superior.

Anónimo disse...

E o assessor do Albuquerque que está na Cancela? Ah! Não era para falar nisso. Era o teu braço direito, fazias TUDO, TUDO POR TI e nem sequer merece uma visita. Shame no you Mr. Albuquerque

Anónimo disse...

Sr. Calisto, apesar de não ser o melhor local para o efeito, será que nos pode explicar direitinho a história da cobertura televisa do Rali Vinho Madeira pela TVI, a recusa da mesma pelo CSM e o amuo da RTP-M?
Agradecido!

Anónimo disse...

Está muitos militantes nas fotos
Que afirmam nos cafés, etc,que vão votar Albuquerque.....Além disso
O Alberto João está a fazer uma excelente Campanha para o Futuro
Presidente Albuquerque....