Powered By Blogger

domingo, 10 de agosto de 2014

LARANJAL


MEIO CHEFE DESAFIA JARDIM
A FAZER PEDAGOGIA NAS INTERNAS


Como exemplo da pedagogia, nova pancadaria hoje em Albuquerque, para o rebelde aprender


Julgávamos que Manuel António explicava por que é que os carros de rali melhoram o ambiente, mas afiançam-nos que era Jardim a fazer pedagogia. 


Meio Chefe garante no JM de hoje que Jardim "está muito preocupado com a situação interna no PSD-M". No seu artigo apócrifo, Meio Chefe vai ao ponto de insinuar que Jardim talvez decida fazer pedagogia na campanha das internas.
Agora por isso, Jardim foi visto numa longa acção psicológica junto de Manuel António quando da partida para o Rali de há dias. Certamente que o regedor da Tabanca não estava a explicar a razão de os carros de rali também correrem sobre 4 rodas.
Quanto a Cunha e Silva, dispensa-se de qualquer acção de formação em jardinismo, porque, se é verdade que 'de pequenino se torce o pepino', pois o vice vira frangos no Laranjal do regime desde 1974 e sempre se confessou incondicional do Jardim.
Miguel de Sousa também sempre tratou de pôr em evidência a sua condição de "melhor aluno" do líder, mas parece que nos últimos tempos a situação derrapou um bocado. Não admira, pois, os abraços de saudades entre ambos na ExpoMadeira e não recordamos mais onde. Mas surpreende um pouco a coincidência de Miguel de Sousa se meter na mesmíssima viagem do 'Lobo Marinho', sexta-feira à tarde, em que viajaria o Regedor do aldeamento. Achamos que o primeiro Delfim (primeiro por ordem de entrada em cena) não tinha maneira de descobrir que o chefe marcara viagem para aquele dia e àquela hora no navio dos primaços dele, Miguel.
Ao que nos dizem - porque não vimos nada disto e até nos custa a crer que seja verdade -, aquilo na 1.ª classe do 'Lobo' foram duas horas e meia de pedagogia pela Travessa p'ra lá. Grande Meio Chefe a debitar palpites ao antigo predilecto. 
Note-se que houve outra coincidência que raramente acontece quando Jardim viaja no descendente do Devoto: a Luís Miguel de Sousa também calhou embarcar no mesmo dia e à mesma hora do que o chefe que lhe concede a linha entre as duas ilhas e os portos vai para muito tempo. 
Há uma subtileza nesta operação Riviera da nossa silly season: como dissemos atrás, Cunha e Silva dispensa lições e pedagogia em jardinismo. Mas meteu o seu apoiante Paulo Fontes no 'Lobo' ainda na mesma viagem de que falamos, evidentemente na 1.ª classe. Isto é tudo muito bonito, são tudo bons rapazes, mas há que ter um olho no fogão e outro no bandido.
Dado que Sérgio Marques actualmente não consta, parece, das prioridades do pedagogo das cavernas, quem apanha com a pedagogia toda é Miguel Albuquerque, consoante se vê no artigalho deste domingo, em que 'Meio Chefe' cita as sábias palavras de Jardim no calor da Herdade, há dias, a propósito da corrida interna. Em toada anti-Albuquerque, já se vê.
Lê-se hoje aquele desabafo de desencanto de quem tanto mandou na terra de cegos e agora é ridicularizado por qualquer 'mija na escada' desclassificado: "Não vale a pena [apelar à contenção dos candidatos] porque anda tudo a reverenciar o grupo Blandy e sejam muito felizes."
O homem revela as boas intenções de "não querer ter interferência nestas eleições internas", mas sem se demitir de lembrar que toda a gente sabe o que ele pensa, ou seja, que o seu candidato é Manuel António. 
Ele não interfere... interferindo. Daí a estranha pedagogia anunciada hoje por 'Meio Chefe', ideia que pretende transmitir ao inquieto Jardim. Ele é um e dois, ao mesmo tempo.
...Estranha pedagogia, interferimos nós. Já que não poupa um dos candidatos a repetitivos ataques - falamos de Miguel Albuquerque.
O Regedor relembra a sua delirante filosofia segundo a qual o futuro da Madeira depende do futuro do PPD. E que o futuro do PPD depende da posição que o futuro líder laranja tiver em relação ao futuro do JM. Assim, tem-se que o futuro de toda a Madeira depende do que o futuro líder do PPD fizer com o JM. Não é para rir, senhores, é para ligar urgentemente lá para cima para o '300'. 
Naquela cabeça, o futuro da Madeira depende de continuar a haver um jornal aberto às patetices que ele costuma debitar diariamente em várias páginas do desafortunado jornal. E candidato que não lhe garanta um pasquim assim não terá condições para governar a Madeira.
Sabe-se que Miguel Albuquerque afina por outro diapasão. Daí... pedagogia em cima da cabeça do ex-presidente da Câmara: ele integra o 'juntos pelo Blandy', não lutará por mais autonomia e nas anteriores autárquicas aconselhou o voto em forças partidárias que não o PPD.
Se isto é pedagogia!...

PS - Agora percebemos por que raio o homem está a sair da nossa dacha no Porto Santo já perto do meio dia, como aconteceu hoje outra vez. Deve ter passado a manhã de sol a marrar o compêndio de pedagogia. O problema é que não teve alunos para debitar uma aula, já que à sua espera para a passeata higiénica estavam unicamente os dois seguranças e o representante do nosso JM.



ALBUQUERQUE TAMBÉM NÃO SE CALA

A candidatura do Delfim ex-autarca funchalense acaba se nos fazer chegar um comunicado que gostosamente divulgamos, mesmo que o JM já o tenha feito em 1.ª mão. 


PS 2 - Acabamos de receber um comentário que, estando certo, corrige a versão acima da aula de pedagogia na 1.ª classe do Lobo Marinho, na ligação Funchal-Porto Santo sexta-feira à tarde. Ao contrário do que se tornou como certo nas conversas da Riviera Dourada, Miguel de Sousa não viajou à tarde com Jardim, mas de manhã... com João Cunha e Silva. Não sabemos se faz grande diferença. Para nós, o mais importante é que, a ser verdade esta última versão, Miguel de Sousa fez gazeta à aula de pedagogia.

12 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso senhor Calisto, MSousa e Cunha e Silva foram na viagem de sexta de manhã. E até se cumprimentaram amistosamente. Afinal parece que a nível pessoal não há problemas. O que os distingue é a governação e os conceitos. Até no conceito de férias, enquanto Cunha vai uma casa do Povo, M Sousa vai para um apartamento no Lua Mar...Claro entre outras diferenças...

Luís Calisto disse...

Como se esperava, a contra-informação meteu-se em campo. A ponto de a versão que mostramos na 1.ª classe do Lobo estar a correr nos mentideros do Porto Santo. Afinal...

Toupeira Manhosa disse...

Meu caro Calisto, estes tipos comeram todos na mesma gamela. Conhece aquela história dos 101 dálmatas em que a mãe se preocupa em dar de mamar a todos? É a mesma coisa. São trastes intratáveis, invejosos uns dos outros, prontos a se traírem uns aos outros. Essas encenaçōes tontas sobre viagens, classes, etc, escondem o essencial: Jardim vai para o P Santo e eles vão todos farejando à distância desesperados por um telefonema do UI. Mudança com isto? Novo ciclo com esta gente? Mudança com os mesmos de sempre?

Fernando Vouga disse...

Caro Luís Calisto

Como deve calcular, não tenho preferência por nenhum dos candidatos. Mas estes ataques cerrados de Jardim a um deles, talvez me façam mudar de ideias. Nem que seja apenas para contrariar o ainda chefe.

Anónimo disse...

O pedagogo anda sem vergonha. Foi de férias sem despedir, com justa causa, Bernardete Vieira e o Jardim Ramos. Estes dois incompetentes ou corruptos permitiram o abuso do Luís Camacho em acumular uma dívida de 16.000.000€ em catorze anos à Segurança Social. Bem investigado até daria cadeia para alguém. O pedagogo também está isento de culpas porque nomeou estas pessoas da sua confiança.

Anónimo disse...

Jardim anda só pela praia com os seguranças tal como andou pelo chão da lagoa ,nem na ultima festa o quiseram acompanhar,fez pena. Agora o mesmo no porto santo...a única diferença...falta em relação ao chão da lagoa o batedor freitas,que, não faz falta diga-se de passagem ,uma vez que no areal não é preciso andar de asas abertas á frente de jardim porque ninguém lhe liga. Esse Ficou a tomar conta dos dados dos militantes mandados esconder para não prejudicar 15...
Outrora montes de gente atrás de jardim pelas barracas,no porto santo parecia um procissão, agora,anda tudo atrás de Manel á espera do tao famigerado tacho prometido que ate nem tempo tem para ferias

Anónimo disse...

Sem amigos e só com seguranças à volta o Meio Chefe já se deve sentir um Tenente como aquele que o educou. Bem educado este Tenentinho... sobre as anedotas do Tenente educador contaremos mais tarde. Não faltarão gargalhadas no areal.

Anónimo disse...

Tem piada! Tanta vez me telefonam a fazer perguntas e desta vez preferem especular ?

Miguel Sousa disse...

Para que serve um Vice-Presidente se vai de férias com o Presidente ?

Anónimo disse...

A ausência do mordomo/batedor André Freitas do areal do Ponto Santo é justificada pelas ameaças de porrada que um (ou vários) colega(s) de partido fez aquando do episódio das expulsões depois da derrota nas autárquicas na ilha e o subsequente finca-pé do Roberto Silva a Jardim.
O moço lá irá aparecer decerto no dia 16, mas com as costas protegidas.

Anónimo disse...

Ou vão dobrar a segurança ou com ele vai o mestre perito em distribuir milhões de beijos e abraços, em ultimo caso rocha Marateca e a sua tropa florestal

Anónimo disse...

Ninguém comenta o comunicado do Albuquerque? É que algo é estranho. Como é que eu recebi uma cartinha dele nas últimas eleições na minha caixa de correio se ele não teve acesso a nada? Das duas uma, ou é mentiroso ou nem ainda ganhou eleições e já anda em "jogadas"por baixo da mesa...um bom tema para o K investigar!