Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de agosto de 2014


RECORDANDO RUI CAMACHO

Acção de formação no DN ministrada por Rui Camacho, perante Luís Jardim, António Jorge Pinto, Marina Caldas, Duarte Azevedo, Rosário Martins e Gonçalo Mendes, jornalistas à época. 


Morreu um grande jornalista madeirense que sempre orientou a sua actuação profissional por uma verticalidade inflexível. Rui Camacho deixa um legado familiar com intérpretes nesta nobre e ingrata profissão do jornalismo. Com todos tive o grato prazer de conviver e trabalhar no DN  do Funchal, durante muitos anos.

Sempre ligado à sua ilha, Rui Camacho visitava a Madeira com muita frequência. Lembro-me de algumas acções de formação que veio dar aos jornalista do DN. Então, estava já lançado em Lisboa numa grande carreira jornalística. Rui Camacho era Filho de Alfredo Camacho, antigo administrador do DN. Sua mulher, Helena Marques, actualmente uma escritora de méritos reconhecidos, foi a primeira profissional-mulher a escrever no DN do Funchal, lançando na altura um suplemento dedicado às mulheres, o 'Momento Feminino'. 
FÉNIX associa-se a todos quantos sofrem com esta brutal perda, numa despedida dolorosa para a família enlutada e para os amigos. 
Manuel Nicolau


Uma das últimas visitas ao Funchal de Rui Camacho, aqui com sua mulher, a escritora Helena Marques, pe. Jardim Gonçalves e Tolentino de Nóbrega.

Nota do 'Fénix' - Não chegámos a conhecer Rui Camacho na redacção do DN, mas travámos conhecimento com descendência sua, a quem enviamos condolências.

Sem comentários: