Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

RESPOSTA AO MADEIRA LIVRE


A 'piadola' do Madeira Livre cheira mal, como sempre, mas temos de reproduzir o nauseabundo papel para se perceber a resposta formulada pelo SJ






SJ repudia novo ataque do PSD-Madeira a jornalistas


Publicado a 11/08/2014Comunicados

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) repudiou hoje um novo ataque do PSD-Madeira, através do seu órgão oficial, "Madeira Livre", a jornalistas e outros profissionais de comunicação social naquela região autónoma.

Em causa, está a publicação, na última página do jornal de uma pretensa "piadola política", na qual os jornalistas Tolentino de Nóbrega, Lília Bernardes e Ricardo Miguel Oliveira e dois gestores são injuriados.

Comunicado

SJ repudia ofensa do PSD-Madeira a jornalistas


1. O órgão oficial do PSD-Madeira, “Madeira Livre”, publicou, na última página da sua edição de Agosto, um conjunto de fotografias de três jornalistas que trabalham naquela região autónoma e de administradores do Grupo Blandy e do “Diário de Notícias” da Madeira, encimadas, a toda a largura, pela seguinte inscrição: “A quem juntar cem cromos de cada um dos abaixo estampados, oferecemos um remédio contra a diarreia, numa acção de solidariedade social”.

2. Como se sabe, este tipo de ataque pessoal a jornalistas e outros profissionais de comunicação social na região não é inédito e os objectivos são sempre os mesmos: procurar denegrir nomeadamente os jornalistas visados e acirrar contra eles o ódio e até a perseguição .

3. Desta vez, a coberto de uma pretensa piadola política, o “Madeira Livre” vai a ponto de injuriar os nossos camaradas e os referidos gestores, com uma expressão que o director do órgão do PSD-Madeira e seus dirigentes sabem ser desprimorosa e constituir uma ofensa à consideração e à reputação dos visados, além de ser ofensiva para as próprias instituições de solidariedade social e para os milhões de pessoas que dela necessitam.

4. Face a tais ofensas, a Direcção do SJ repudia vivamente mais este acto, completamente reprovável, do “Madeira Livre” e do PSD-Madeira e manifesta toda a solidariedade para com os camaradas Tolentino de Nóbrega, Lília Bernardes e Ricardo Miguel Oliveira e com os gestores Michael Blandy e José Câmara.

5. Por outro lado, da leitura do editorial da referida publicação, assinado pelo seu director, resulta claro o enquadramento justificativo do ataque ao “Diário de Notícias” da Madeira – na sua imaginação, a origem da oposição na região! – da perseguição encetada contra o jornal e a TSF: “Quem está com o DN e com a TSF está contra o PPD/PSD-Madeira, contra os militantes do Partido, contra os dirigentes socais-democratas e contra o Povo da Madeira e Porto Santo”.

6. O SJ não está à espera de nenhuma retractação pública por parte de Jaime Ramos ou da Direcção do PSD-Madeira, não porque não seja devida, mas porque se conclui, face à reincidência, que os seus dirigentes convivem mal com a liberdade de imprensa e com a democracia e não hesitam em recorrer a métodos como este. Mais uma razão para, reiterando a sua solidariedade para com os visados e o seu apreço pelos jornalistas na região em geral, exortar todos à vigilância contra as provocações e condicionamentos e a prosseguir com elevado profissionalismo a sua missão de informar.

Lisboa, 11 de Agosto de 2014

A Direcção

Consulte aqui a edição do "Madeira Livre" em causa e recorde o comunicado do SJ de 1 de Março de 2012.

6 comentários:

Fernando Vouga disse...

Caro Luís Calisto

É o desespero!

Anónimo disse...

Mais do mesmo do director/secretário geral/deputado/empresário, que curiosamente, tem larga experiencia nos assuntos de descargas corporais e excrementos. Vejamos:
- Na base do seu império empresarial, encontra-se a comercialização de sanitas, bidés e outros acessórios de casa de banho, herança de família.
- Até entre os seus pares na bancada e Rua dos Netos, as suas intervenções políticas são comparadas a diarreias cerebrais

Anónimo disse...

Srs jornalistas,só há um remédio para resolver esse problema.parece que o Madeira livre e o jornal da madeira não são suficientes para divulgar aquela candidatura a meias como já é conhecida na praça ( ajj/mac).façam lá o favor de publicar tudo e mais alguma coisa dessa candidatura a meias e voilá ...diferendo resolvido.

Jorge Figueira disse...

Não precisam, mas de qualquer modo aqui deixo a minha solidariedade aos "condecorados". Compreendo-os muito bem pois já fui, também, alvo dessa "homenagem" pública.
Quero também dar-vos conta de uma dúvida que me paira no espírito há alguns dias.
Em notícia surgida a partir da ALM, soubemos que contra Victor Freitas, por afirmações lá produzidas, avançaria uma queixa crime a apresentar pelo Sr. Jaime Ramos.
Li, o Calisto fez o favor de transcrever aqui no blog, um texto do Sr. jornalista Tolentino Nóbrega, no dia da Festa do Chão da Lagoa, que, na minha modesta opinião, deveria ter provocado outra queixa contra Tolentino Nóbrega por parte de Jaime Ramos. Poderá a mesma ter avançado sem ter sido tornada pública. Porém, assim não sendo, tendo-se ficado o Sr. Director do Madeira Livre, por derramar neste texto toda sua acrimónia fica a dúvida: porquê?
Quer o Calisto propor uma viagem ao leitor que nos consiga esclarecer a dúvida no caso da premissa - não haver queixa contra Tolentino - estar correcta?

Anónimo disse...

basta ver quem são os 2 candidatos à liderança do psd que aparecem em fotografias nesse "madeira livre" para perceber que AJJ já deu instruções para a união dessas 2 candidaturas....à primeira ou à segunda volta....

Filipe Rebelo disse...

A lista dos "contemplados" do ML sofreu um emagrecimento em ralação às outras em q são useiros e vezeiros. Q terá acontecido aos agora ausentes ou q medidas terão eles tomado ?