Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

SUCESSÃO EM DELÍRIO


DELFINS QUEIXOSOS NÃO SE QUEIXAM
- JARDIM PODE RESOLVER E NÃO RESOLVE

Os Delfins estão a sair do sério. Jaime e Jardim riem-se com vontade. E os laranjas agora que digam mal dos chefes das outras cores, que perante o descalabro na crónica maioria continuam regalados com as férias. Oposição amiga...

Para preencher a pré-campanha no Laranjal, confunde-se a apresentação de projectos com as peças humorísticas. E vai-se especulando sobre especulações.  


A corrida à liderança do PPD-Madeira soma originalidades todos os dias. Ao velho estilo de tasca 'se não há problemas, arranjam-se'.
Ora, com o debate de ideias nas ruas da amargura e com a criatividade abaixo de zero, poucos no Delfinário encontraram fórmula razoável para manter com alguma dinâmica uma pré-campanha precoce, já sob ameaça de se arrastar até 19 de Dezembro em agonia, ao ritmo do relógio de repetição.
Nesta fase do processo, especula-se acerca de especulações, mandadas ao ar para 'encher chouriço'. E os Delfins, em lugar de se distanciarem do que não seja divulgação e debate de programas sérios, encarreiram no esquema. Não é difícil antever o resultado de especular sobre uma especulação. Um conselho de alpercatas. Desgaste dos protagonistas. Perda de credibilidade dos ditos. Desmobilização dos militantes.
Sim, é evidente que Jaime e Jardim quebram a cabeça em busca de milagre que os mantenha de partido na mão. Apostamos nisso. Para eles, até outro 20 de Fevereiro seria bem-vindo. Mas não passa de quebrar a cabeça. As voltas e as reviravoltas dos dois dinossauros servem-nos para fazer humor. Como, de resto, eles ambos também estão a fazer, que devem rir alarvemente pelas partidas pregadas aos "pequenos doutores que querem mandar nisto".
Não há dúvidas. Chegou-se a um ponto em que na saga dos Delfins se confunde o noticiário real com o acompanhamento humorístico à margem do processo.
Há duas situações a destacar uma da outra. Uma interessa aos Delfins. Que é lutar pela posse da identificação dos militantes que irão votar dia 19 de Dezembro. Um mar de queixas da parte de alguns, com saliência para João Cunha e Silva, nos últimos dias. Sucedem-se da vice-presidência para fora denúncias contra o Secretariado de Jaime Ramos. E há mais quem se queixe. Onde? Na imprensa. Na blogosfera. No face. 
O método correcto não seria chegar ao partido e formalmente apresentar a queixa ao Conselho de Jurisdição (CJ)? A esse órgão compete pronunciar-se a respeito de eventuais ilegalidades de outros órgãos internos. 
Quem pode apresentar queixa? Por exemplo, um órgão do partido (Cunha e Silva até preside ao conselho regional) ou um grupo de 20 militantes. Para quem tem duas mil e umas quantas assinaturas!...
Na história das listas negadas, o CJ, caso chamado a isso, teria de se assumir, verificando o caso para se pronunciar pela ilegalidade ou não da postura do Secretariado. Caso o CJ fosse de opinião que há ilegalidade, pois os alegados prejudicados teriam de se dirigir ao presidente do partido pedindo cobro a ela, ilegalidade. Após o que, se necessário, seguiria queixa para tribunal.
É que - segunda situação e esta servindo os interesses de Jardim -, quem manda no partido é o seu presidente. Assim, perante um parecer do CJ segundo o qual o Secretariado estivesse a sonegar elementos aos candidatos, o líder, que é quem manda no partido e nos funcionários do partido, obrigaria estes a entregarem as listas com informação sobre os filiados, aos candidatos assumidos. Sem apelo nem agravo.
Se Jardim sabe que tem esse poder nas mãos e não actua, preferindo divertir-se com a aflição dos seus potenciais sucessores, tem sustentação para isso: não recebeu nenhuma informação oficial a pedir a sua intervenção. Tão simples que é. 
O homem, contendo uma cínica gargalhada, dirá que não pode governar o partido baseado no que andam a dizer no facebook ou pelos enchidos em papel. 
Enfim.
Há um pormenor que hábitos de anos fizeram esquecer ou adulterar: os ficheiros de militantes do PPD-Madeira são propriedade do partido e não do secretariado do partido. A plebe habitou-se a que Jaime Ramos manda em tudo, mas não é assim.
Também cabe ao presidente a tutela dos funcionários. Que dependem do partido e não do secretariado. Jardim manda um deles entregar as fichas dos militantes e ele cumpre, sob pena de despedimento. 
Mas... o chefe iria contrariar o comportamento de Jaime? E depois divertia-se com quê?
Dentro de semanas, porém, o secretário-geral terá de afixar os nomes dos militantes com direito a voto - dentro do prazo indicado pelo regulamento. Disso não poderá escapar.
O regulamento do PSD nacional manda, desde 2005, que as listas de filiados seja disponibilizada sem restrições aos candidatos à liderança - com nome, morada e telefone. E sem prazos.
Assim vai peregrinando a pré-campanha no Delfinário. Delfins que dizem ter queixas... para consumo mediático. Aliás, queixas vulgarizadas pelo uso exagerado. Assim vai Jardim, que nada resolve quando num ápice podia arrumar com o clima de suspeição criado por especulações de que ele também se queixa, como hoje no JM. Esmorecido a rir, claro.
Perante o estado a que chegou este partido maioritário, uma oposição que encurtasse ligeiramente o tempo de banhos faria milagres. Mas são pessoas altruístas que não se querem aproveitar do mal em casa alheia. Revolta a forma como o PPD tratou as cores adversárias, em quase 40 anos. Mas, que diabo, não somos bichos.

CANDIDATURA DE SÉRGIO JÁ HOMOLOGADA



O secretariado do PPD já confirmou a validade de 101 assinaturas proponentes da candidatura de Sérgio Marques. O documento de Sérgio foi entregue segunda-feira na Rua dos Netos.
Falta o despacho. Mas já se pode considerar a existência no terreno de quatro candidatos à sucessão de Jardim. Falta Miguel de Sousa. Quanto a Jaime Ramos, só se saberá no último dia do prazo. 

6 comentários:

Anónimo disse...

Sempre coerente, Sérgio mostrou que nao andou a pressionar ninguem e calmamente reuniu os apoiantes que precisa. Não entrou em corridas de assinaturas, não fez chantagem para assinarem, nao trocou subsidios por assinaturas, não fez negócios como os outros que ai andam... É um individuo destes, integro, com valores, com personalidade e acima de tudo com coluna dorsal que presisa o PSD e que precisamos pro governo da Madeira que tão desgovernado anda...

Anónimo disse...

Subscrevo por inteiro o comentário acima. Em frente Dr. Sérgio, rumo à vitória.

Anónimo disse...

Santa Ignorância.

Anónimo disse...

Foi a candidatura mais rapidamente a ser validade (menos de uma semana). E assim foi pois era a única verdadeiramente rigorosa, sem tretas nem nomes falsos. Carrega Sérgio!!

Anónimo disse...

Ligaram-me a dizer que pagavam as quotas. Obrigado mas o meu voto é no Albuquerque que vai ganhar. Em si nunca.

Anónimo disse...

Ligaram lhe a dizer que pagavam quotas? De certeza que não foi da candidatura do dr. Sergio marques. Os subscritores da candidatura do dr sergio, ao contrário de outras candidaturas nao sofreram pressões para assinar o que quer que fosse inclusive aquela na qual o senhor vai votar.