Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Ambiente


HOMENAGEM PREMONITÓRIA


A maqueta encontra-se no Caniçal e anuncia a construção de um lobo marinho de fibra em tamanho natural, a ser colocado à entrada de uma gruta da Deserta Grande, habitat do simpático bicho da espécie Monachus-monachus. Iniciativa em jeito de homenagem do Parque Natural ao nosso lobinho, de há muito considerado em vias de extinção. 
Quem encontrou essa maqueta no Caniçal foi o nosso Colega e Amigo Manuel Nicolau, que sugere: já agora, deviam fazer um exemplar da Capra hircus originária do Algarve e introduzida nas Ilhas Desertas na época das Descobertas. O efectivo dessas cabras nas Desertas foi, não vai para muito, alvo de uma mortandade que varreu os animais quase por completo daqueles rochedos. Episódio que muita polémica alimentou na comunicação social portuguesa.
Como mostra Manuel Nicolau numa das 3 fotos que nos enviou, actualmente pode-se ver essa desgraçada cabra no museu do Funchal. Embalsamada.
É uma ideia e poupa-se evitando a deslocação às Desertas, ironiza Nicolau.
Esperemos que a maqueta do lobo marinho não traga consigo uma premonição parecida. Chega a mortandade que os navegadores de Zarco perpetraram em Câmara de Lobos entre os milhares de lobos marinhos que, cercados na baía, tentavam brincar com os recém-chegados marujos. 




Fotos: Manuel Nicolau

1 comentário:

Anónimo disse...

mais um desesperado a procura de palco