Powered By Blogger

sábado, 27 de setembro de 2014

TELEVISÃO



PARA QUANDO UM DEBATE ENTRE OS DELFINS?


Mais uma sessão de depoimentos necessariamente repetitivos, esta noite na RTP. Muita paciência têm os candidatos à liderança do PPD-M para servirem de relógio de repetição. Deixem-nos debater, a ver se descolam uns dos outros! Isso é para esclarecer ou para cumprir calendário?





Os responsáveis da RTP-M tiveram o bom senso de não chamar debate, mas sim "Directas PSD-Madeira", ao que se passou esta noite em antena. Porque, realmente, se debate houve, foi cada um dos candidatos à liderança laranja a debater com o pivot Gil Rosa, mas ainda assim um debate extremamente afável. Não fora Miguel de Sousa aplicar em estúdio, aqui e ali, o estilo que aplica no quotidiano, e os presentes nem dariam pela presença uns dos outros.
Mas é uma forma de apresentar programas para dizer que se fez um debate. Aliás, de fazer "Directas PSD-Madeira". 
Argumenta-se na Levada do Cavalo que 5 candidatos a rebater ideias uns com os outros é inviável, e que o melhor é imitar o modelo americano das eleições presidenciais.
Enfim! (como diria um comentador do Fénix, citando Gil Rosa)
Não queremos ser desmancha-prazeres. Mas o programa desta noite quase podia ser apresentado como uma montagem de blocos incluindo 2 minutos de cada participante, e separados, os blocos, por uma voz off. Nem sequer se dava maçada àquele magote de apoiantes dos 5 que lá estiveram, para dar palmas no princípio e no fim. E não se criavam expectativas para ficarmos à espera do milagre. Ou seja, da realização de um debate. Um debate com todas as letras. Sem medos.
Caros senhores! Os delfins, embora às vezes não pareçam, integram o mesmo partido. Logicamente, perfilham a social-democracia. Que se saiba, nenhum virou para o comunismo ou para o salazarismo. Logo, não diferem muito nas soluções para problemas de fundo que precisam de ser resolvidas na Madeira.
É verdade que não vêem todos da mesma forma. Ali, como Sérgio Marques, Miguel Albuquerque e Miguel de Sousa, há quem ache ridículo querer que o Estado venha agora pagar a Educação e a Saúde que Jardim regionalizou para dizer que mandava em tudo - e que agora pretende passar a factura das despesas para Lisboa. Como também há quem diga, como Manuel António, que Lisboa deve tratar os portugueses todos por igual - pagando a Saúde e a Educação à Madeira. Ignorando, claro, que foi a Madeira, ou melhor, o PPD-M, a querer regionalizar por regionalizar. Há ainda quem ache, caso de João Cunha e Silva, que deve ser a Madeira a mandar e a pagar, mas talvez não, ou sim, ou então antes pelo contrário.
Há divergências em várias matérias, pois há. Mesmo nas fórmulas milagrosas de cada um para pagar a dívida regional cavada na voragem da loucura desenvolvimentista em que todos eles embarcaram. 
E há mais divergências. E acordos. O CINM. As estafadas relações com Lisboa.
Já não se pode ouvir. O debate que esperávamos resultou num amontoado de depoimentos gravados à tarde - sim, as 'Directas do PSD' não foram em directo - amontoado esse animado aqui e ali por iniciativa dos candidatos. Que, no que lhes foi pedido, estiveram à altura. Todos eles.
Vamos imaginar que os militantes do PPD-M estavam à espera de um debate-debate para verem esclarecidos pontos importantes da vida do partido. O que não é desinteressante para os telespectadores em geral, de resto. Pois o que ficaram a saber do ponto de vista partidário não foi puxado pela televisão. Saiu dos candidatos. Que contam uns com os outros ganhe quem ganhar - quase todos o disseram. Que vencer as regionais é o objectivo. Por maioria absoluta, disseram eles.
E insistimos nós: as eleições de 19 de Dezembro são para escolher novo líder para o partido? Não se percebeu isso.
Ninguém falou de Jardim, repararam? Ninguém perguntou pela situação esdrúxula criada pelo líder ainda em funções neste processo de sucessão. Uma situação de bradar aos céus e digna de antologia como case study. Ninguém perguntou pelas ideias de cada um sobre formas de recuperar a dinâmica vivida em tempos na Rua dos Netos. Ninguém falou da necessidade - ou não - de renovar aparelhos intra-partidários, se os velhos já deram o que tinham a dar ou se vão continuar em funções apoiados na bengala. Nada ouvimos sobre o bloqueio que Jaime Ramos, certamente de mão dada com o chefe, impõe ao processo eleitoral interno. E, afinal, Jaime apoia este ou aquele candidato? E a vergonha do regulamento para uso das sedes?
Sim, os candidatos têm abordado avulso essas questões partidárias. Em artigos de jornal e em posts no facebook. Pois é. Mas os filiados votantes e os madeirenses na sua globalidade desejariam  ver os potenciais líderes discutirem estas questões cara a cara, olhos nos olhos. João Cunha e Silva e Miguel de Sousa travarem-se de razões diante dos militantes para se perceber o que é que os separa. E por aí adiante. 
Sim, sabemos que daqui a um mês há mais e que se calhar discutirão então os assuntos do partido. Já estamos em pulgas por mais um xarope.
Agora para os Delfins. Quase começamos a dar razão à teoria de que alguns se candidataram, não para ganhar a liderança, mas para continuarem em palco, no pós-Jardim. O que não é grave. É uma estratégia. Mas, se permitissem uma opinião, diríamos que, pelo andar da carruagem, não têm por que abdicar da luta pela vitória. Com programas televisivos como o desta noite, dificilmente algum conseguirá descolar. Para a frente ou para trás. E então se não vos confrontam perante os telespectadores com a realidade que é todos terem beneficiado de um regime que agora parece não conhecerem de lado nenhum, aí podem entrar no estúdio a pensar na morte da bezerra que dá igual.







48 comentários:

Anónimo disse...

Foi triste ver o Miguel Albuquerque perdido sem saber o que debater.
Mais triste foi ver o Cunha e Silva a dizer "com essa fintou-me", também demonstrando que só sabe é mamar o dinheiro e precisa do AFA. Ele devia ter pedido ao Nuno Teixeira para ir ao debate no lugar dele.

Já o Sérgio aumentou a voz para fazer voz grossa e até deixou de ouvir o Gil Rosa.
O Miguel Sousa bem preparado, mas nada daquilo pode ser aplicado.

Manuel António esteve perfeito, calmo sereno e sempre pronto a responder a tudo com pés e cabeça.

Anónimo disse...

Grande Manuel António teve uma vitória clara neste primeiro "diretas do PSD-Madeira"

Anónimo disse...

Pensava que o Albuquerque devia ter levado o Jaime Filipe para ajudar naquelas coisas complicadas que ele não pesca nada de finanças e contas, pois o Jaime Filipe Ramos sabe como faz as contas para as empresas dele e do pai. E já que o Jaime Filipe é o grande apoiante do Albuquerque. Força Jaiminho! Força Albuquerque, a renovação é manter tudo mais ou menos na mesma.
Gostei de ver o Savino lá, esteve muito bem para os madeirenses verem bem quem te apoia e o nível deles!

José Nobrega disse...

O Quebra Costas deste mês já os arrumou. É de morrer a rir...

Anónimo disse...

O Manuel António parecida que estava pedrado. E acabava todas as frases com "povo". Também se lembrou no "povo" quando se transferiu para a carreira das finanças sem nunca lá ter colocado as patas?

Anónimo disse...

Com esta análise, o autor resumiu e bem o que vimos ontem: uma série de depoimentos, sem focar muitos dos temas pertinentes.
Mas lá consegui retirar duas ilações: Sérgio Marques e Manuel António não tem perfil de estadistas, contentando-se em ser "yes man" e no caso de Manuel António, nem consegue abdicar da doutrina jardinista. O que é pena para os dois candidatos.

Anónimo disse...

Ora bem,em primeiro lugar e apesar daquilo que se viu não ter sido debate nenhum louvo na mesma e não poderia ter sido de outra forma o civismo dos candidatos. Era bom que se fize-se verdadeiros debates de um contra um.
Em relação a conversa que cada um teve com o jornalista,em minha opinião como militante,classificaria da seguinte forma e por esta ordem os candidatos.
Cunha e Silva...ponderado,realista,não tentou apresentar programa de governo porque não é para essa eleição que esta a concorrer e cauteloso em relação ao futuro .
Miguel Albuquerque...perdeu-se por vezes no raciocínio,fico com a sensação que na opinião dele tudo falhou e que só as sua ideias são capazes.em relação aos outros três ...um talvez por ter andado muito tempo no parlamento europeu e arredado da politica há muito tempo,esta um tanto ou quanto distante da realidade. Outro tentou dar um ar de seriadade, parecia estar a ler um discurso,não consegue fazer uma frase sem falar em milhões,fugia ao tema da pergunta e,homem do povo??. Por ultimo...onde andou este sr durante os últimos 30 anos ? Esteve todo este tempo na oposição? Só agora depois de se reformar e de estar a caminho da velhice vem se lembrar do que sofrem os velhotes reformados?
Nós estamos perante umas eleições internas meus srs,programa de governo não é para aqui chamado,separem as aguas ,eu como militante interessa- me saber quem vai fazer o quê pelo partido e pelos militantes porque, depois de ser presidente do partido é fácil juntar os cacos ,unir as tropas,delinear rumos e partir para as batalhas.como tal ,volto a dizer como militante do partido,amigo de todos ...João foste o mais esclarecedor ,o mais realista,o mais ponderado o mais verdadeiro.

Anónimo disse...

Os candidatos da Quinta Vigia tiveram muito bem, o lema será continuar com a mão estendida a mandar e a passar as contas para Lisboa, que grande futuro nos espera. Era de esperar este vazio de ideias. Gostei do Miguel de Sousa e do Sergio Marques, mas não surpreenderam. O Miguel Albuquerque a meu ver este muito bem, com ideias claras, parecendo dos unicos que pcnsa que a Madeira ainda tem solução, com a sua liderança terá de certeza.

Anónimo disse...

O MAC parecia um padreco do seminário, até com alguns tiques do UI. O CS um barmen fora de serviço, estes dois um vazio de ideias confrangedor. Espero que os militantes do Psd tenham estado atentos, e no dia 19 pensem bem em quem votar.

Anónimo disse...

Sem sombra de duvidas Joao Cunha e Silva o melhor.deu- me cá uma vontade de rir com o engomadinho do manuel antonio. não tem expontaniadade na maneira de falar,homem do povo fala frente a frente ,olhos nos olhos .o homem só fala em milhões em toda as frases,mas que tique...mais parecia homem de seminário. Mas mais cómico ainda é ver Miguel de Sousa,parece um Santo Milagreiro que passados todos estes anos veio a terra descobrir a formula para resolver o problema do mundo. O homem acordou passados quase 40 anos de uma coma profundo . Miguel ,esperava muito mais,foi o que mais me decpionou ,se calar poderá melhorar com as notas que o co piloto Pedro Calado tirou. Sergio limitou- se a falar do que sabe ,ou seja de nada. João ciente da realidade politica,não tentou nem colocou a carroça á frente dos bois,não ha duvidas que é o candidato mais experiente em todos os aspetos

Anónimo disse...

Albuquerque esteve brilhante para os negócios do Jaime e Jaime Filipe, para ajudar o Savino também, o Rui Abreu e restante malta.

Anónimo disse...

Estes comentadores não conseguem dizer que o seu candidato ganhou o debate. Portanto batem nos vencedores. Para mim os vencedores são Manuel António e Miguel. Os restantes são muitos fracos.

Anónimo disse...

Então Sr Calisto, diga lá quantos debates fez quando era diretor da RTP Madeira?

Anónimo disse...

Para os indecisos Militantes penso
Que o Miguel de Sousa foi o que ficou a Ganhar,pois foi o mais Esclarecido,
Comunicador,enfim o denominado Politico.
Vamos esperar pelos próximos debates,
esperemos também de outros moldes ,
E com outros figurantes,o Povo já está farto daquelas carinhas.

Anónimo disse...

Claramente o Albuquerque mostrou como é fraco. Caiu do estrelato. E o António com aquela carinha laroca, de santo manhoso, beato lobo em pele de cordeiro (boi em terra alheia é vaca!) a ver se come o parceiro. De resto nada de novo.

Luís Calisto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luís Calisto disse...

Sobre os debates que fiz quando director da RTP-Madeira (para o anónimo das 12.35 - ou será mesmo Carlos Mariano Freitas, como vem na mensagem? Bem, é irrelevante)

Não sei o número deles, mas, quanto aos realizados em épocas eleitorais, são mais fáceis de recordar. Mesmo assim, consultei colegas da altura para precisar melhor a explicação.

- Nas regionais de 2004, a reunião com representantes da RTP-M e dos partidos, deu o seguinte:
- o PSD recusava-se aos debates, porque seriam todos a bater neles, os do PSD
- A RTP-M disse: então, vão os restantes a debate e o PSD fica excluído
- O PS reagiu: assim não, porque serão todos a bater no PS
- Dissemos: então, ficam fora o PS e o PSD, debatem os restantes.
Mas o CDS apresentou argumentação idêntica.
Propusemos então entrevistas em separado. Todos concordaram. Propusemos a ordem do boletim de voto. Todos concordaram. E ficou assim... até à tarde. Porque recebi um telefonema do representante do PSD a dizer que esse partido já não aceitava as entrevistas, a menos que lhe coubesse a última, para poder responder aos outros.
Mantivemos o que fora acordado: ordem do boletim de voto.
Foi uma semana tremenda, com pressões em força, à boa maneira antiga. O PSD negava-se a comparecer. Dissemos que iam os outros ser entrevistados na mesma.
O PSD manteve-se, barafustando. Mas, à última hora, lá compareceu (Cunha e Silva) no seu dia (segundo o boletim de voto).
Se o cínico mas impreparado comentador quer confirmar, estiveram na reunião Guida Vieira, Fernando Letra, José Augusto Luís, Ricardo Freitas, António Candelária e, salvo erro, Leonel Nunes.

- Nas europeias de 2004, houve debates. Foi na altura de Sérgio Marques e Emanuel Jardim Fernandes, lembram-se?
Cabe assinalar que, conquanto no PSD houvesse ordem para os seus candidatos não irem a debates, Sérgio foi. (uma curiosidade: já depois de eleitos, Sérgio e Emanuel foram para mais um debate que, devido a desentendimento entre ambos, foi anulado)

- Nas autárquicas de 2005, saliência para o debate entre candidatos ao Funchal. Miguel Albuquerque, seguindo as instruções do seu partido, não compareceu. A sua cadeira ficou vazia, mas houve debate.

Outra curiosidade: em 2004, chefão Jardim tinha menos 10 anos do que tem hoje.
Hoje é tudo fácil, não é, valentões?

Anónimo disse...

Pareçe que anda muito gato amestrado a bater no Miguel Albuquerque, isso é muito bom sinal, é sinal que mexeu alguma coisa e a malta dos candidatos oficiais ficou meio aflita, têm bom remédio, vão postando comentários, porque o resto da malta é tonta e não viu o debate...continuem vão no bom caminho

Anónimo disse...

Manuel António, perfeito, que contínue assim, está perfeito para levar uma cavassada dos outros até do Miguel de Sousa. Para homem do povo estava com um ar demasiado importante, força Manuel...vais longe.

Anónimo disse...

Todo o programa politico do Miguel de Sousa tem a ver com o sucesso do CINM , se Lisboa e Europa não deixa crescer o Miguel de Sousa não tem nada a fazer

Acho que todos tiveram bem , O Miguel Albuquerque sempre meio aéreo , o Sergio Marques o revolucionário, Manuel Antonio bem preparado mais antiquado , Cunha e Silva preparado mais algo falta e Miguel de Sousa com um sonho que pode ou não se concretizar

Gostei e quero que aja mais

Anónimo disse...

Parábola:

Era uma vez uma família (Madeira) que vivia desafogadamente com os rendimentos (fundos da UE, transferências do OE, endividamento irresponsável e também oculto)que o chefe de família (AJJ), único "trabalhador" de uma família composta por filhos adultos (elites regionais)que nunca foram educados para trabalhar e filhos menores (povo). Repentinamente o pai morre, durante os dias de luto (2012-2015 PAEF) alguns vizinhos (o empréstimo 1500 milhões do Estado) levam à família (Madeira) algo que comer, descobrem-se as dívidas ocultas, os rendimentos reduzem-se drasticamente, os filhos adultos (elites regionais) mas sem trabalho percebem que a generosidade dos vizinhos (Estado) é temporária (até 2015)e ficam sem saber como sair da situação enquanto que os filhos menores (povo) em período de luto (até 2015, PAEF), vivendo da caridade dos vizinhos, supõem que a situação a partir dali só pode melhorar.


Ao que parece a partir de 2016 é que vão ser elas e esta gente não está preparada para explicar isso ao povo, imaginam que há uma solução que passa por outros pagarem as consequências do que fizeram durante os últimos 25 anos...

amsf

Anónimo disse...

Esta gente que vem para aqui escrever sobre o debate é completamente cega e fanática... O Miguel Albuquerque ganhou o debate de forma clara e destacou-se imenso dos "candidatos do Alberto", do exilado de Bruxelas e do empresário mete-águas. Quem tiver dúvidas, só tem de ver a repetição do debate, que embreie deve estar disponível na net. Podem tentar denegrir as pessoas, mas as coisas são como são e toda a gente viu o que aconteceu. Miguel Albuquerque vai ganhar onpartido e vai ser o próximo Presidente do Governo Regional, com maioria absoluta!

Anónimo disse...

o que se pode dizer de ontem é simplesmente isso,...
ganhe quem ganhar a linha vai ser a mesma dos ultimos anos,...

Anónimo disse...

Sérgio demonstraste o grande lider que és.. deixa os meninos apoiantes de outras candidaturas falarem dia19 de dezembro falamos! Já ganhaste.

Anónimo disse...

Miguel Albuquerque tem que fazer um esforço para ter o Sérgio Marques, estas candidaturas eram invenciveis se juntassem. Fico preocupado, há qualquer coisa que falta na candidatura do Albuquerque..

Anónimo disse...

Falta pôr os pés no chão estudando os problemas da Madeira. O futuro não se compadece com erros de quem confunde 10 milhões de euros com 93 milhões de euros por não saber o que significa conta consolidada.

Miss Take disse...

5 candidatos à liderança do PSD, todos ou quase com grandes capacidades. Os outros partidos têm maus líderes e sem ninguém de jeito que os substitua. O futuro passa pelo PSD madeira. O Miguel Albuquerque dava um bom candidato a qualquer um dos outros restantes partidos, mas psra o PSD está muito aquém dos outros candidatos.

Anónimo disse...

Já me farta ver esta cambada de sanguessugas a atacar o MAC, ora atacam o Sergio, ora atacam o Cunha, mas sao de certeza os primeiros bodes a lamber as botas destes.
Nese debate pude ver e todos os através da TV que O Albuquerque parecia que tinha acabado de sair de um Coffee shop em Amesterdão , sós ter experimentado parte do Cardápio antes de entrar na RTP-Madeira. Depois, aparece meia dúzia de anormais a dizer que Albuquerque foi o que mais se destacou no debate. Só se for pela negativa.
Inevitavelmente , ele foi o mais fraco, e demonstrou que nada entende de política, mesmo nada, uma VERGONHA.
Terceiro: Revolta-me assistir as atitudes de algumas larvas necrofagas , abutres asquerosos , que andam a apoiar um e outro nas sua campanhas, com medo de perder os TACHOS depois vêem com a historia como tenho assistido " EU tou com o Cunha mas todos pensam que tou com o MAC. Tenho que preservar o meu estatuto" ou quando cumprimentam um dos candidatos na rua e dizem " Sr. Dr, eu nunca duvidei de sim e acredito no seu potencial como líder, apenas não posso dar a cara" e depois veem para os blogues e para as redes sociais se comportar como umas bestas.
Sinceramente oxalá que o novo lider limpe a casa e ponha voces no olho da rua.

Notas sobre o Debate:

O MAC esteve bem pois falou como um líder e numa linguagem popular.

O Cunha e Silva não esteve mal, alem do seu nervosismo, mas foi bem explicativo sobre os temas abordados, gostei, foi realista.

Miguel Sousa, o mesmo do costume, uma Cobra sem buraco para se meter e ainda por cima com uma equipa potente, desde o mijinhas a outros "Ilustres". Para rirmos um pouco, reparei que trouxe com ele um jovem que lá estava,de óculos, de cabelo á Beato e todo engravatado, e que a meio do debate so o víamos a gozar dos candidatos e , não menos importante, a olhar para o decote da menina a seu lado, de vestido preto ( soube que se chamava acho eu de Micaela ou Michel, não tenho certeza, a soprar-lhe os seios e o pescoço, não prestando atenção nenhuma no que estava a ser debatido ali.
Que rico Aspirante a Politico, mais preocupado com a Testosterona que com o que estava a ser discutido.

Sergio Marques, deu o ar da sua graça, esteve bem, convicto mas abusou em certos momentos das palavras que proferia, precisa de ser menos Sonhador e ser mais objectivo, mas mostrou coisas interessantes.

Miguel Albuquerque, enfim, deixo apenas alguns conselhos:
- Não tome chás nem medicamentos alternativos antes dos debates, pois parecia que estava a atravessar uma viagem alucinogenica;
- Apoie-se e aprenda mais com algumas pessoas de bem da sua candidatura, nomeadamente Rubina e Pedro calado, pois estão sempre muito atentos e são pessoas de imenso valor, respeito-os muito.
- Por ultimo explique-me uma coisa " Aceita traidores na sua candidatura? as vagas parece que estão já cheias, penso eu, basta ver o menino André Correia lá sentado, ora É PSD, ora anda a meio dos meninos da Cagança, ora anda com CDS, já não entendo nada.


Por fim, Senhor Calisto parabens pelo Blog e pelo o seu trabalho realizado até agora a nível jornalista.


Mais não digo por agora


Anónimo disse...

Se isto fosse um debate a sério e tivesse o Prof. Paulo Cafôfo, eles haviam de ver. Mas gostei de ver o Miguel Albuquerque, a mesma bandalhice de sempre, faltou o Jaime a acompanha-lo.
O Manuel só fala da agricultura e só anda preocupado com os agricultores.
O Cunha faltou mandar o Nuno Teixeira.
O Sérgio levantou a voz como nunca tinha feito, ele é um banana.
O Miguel Sousa disse as tontices e inventou uma coisas manhosas do programa dele que em nada se pode aplicar.

Vamos a eleições no PSD para depois serem derrotados, qualquer um deles, pelo Paulo Cafôfo. O Prof. Cafôfo está à espera que o Miguel Albuquerque ganhe para revelar as contas e a auditoria que foi feito, aquilo é uma vergonha.

Anónimo disse...

Luís Oliveira Gostei do Miguel de Sousa. O mais lúcido! Mas o mulheredo vota no Miguel Albuquerque. O Banana é o melhor como autista a falar mais que os outros todos e a não ouvir ninguém! O Manuel António dá um bom Secretário do Cunha e Silva (ah já é?) e o Sérgio Marques parece-me que se coliga com o Albuquerque para acrescentar massa cinzenta! Mas quem eu quero que continue como Presidente do Partido é o AJJ: Vai dar um gozo derrotá-lo nas Legislativas… Assim, vão todos de "carrinho" pela porta fora e os gosmas todos que estavam nas arquibancadas começarão a pensar seriamente na vida! E o que fazia lá o MIjinhas? Não estava fora do Partido?

Anónimo disse...

Comentário das 23:01 ainda bem que alguém falou nos "chás" do homem!!!!!!!! Irra, que ninguém vê isso!

Anónimo disse...

Debate à sexta feira, Nunca. Pessoal farto duma semana de trabalho , não tem pachorra para debates, e muitos vão descomprimir com uma piza , uma Francesinha ou um jantarinho , conforme o dinheirinho. Aquilo foi tempo de antena. Não foi debate. De resto houve surpresas pela negativa. Protagonistas em destaque, poucos.

Anónimo disse...

Isto está bonito...com falta de argumentos válidos já dizem que o homem toma chás...no dia 19 eu sei quem vai ter de tomar muitos chás de camobilia...para poder adormecer. Haja paciência.

Anónimo disse...

Que baixo nível, que desespero... Quando a candidatura de Manuel Antonio recorre à difamação mentirosa, lançando boatos infundados de maneira anónima, tudo isto é sinal de desnorte é noção que as coisas estão a decorrer muito mal... Os frustrados, ex-seminaristas, complexados devido às suas origens rurais, agora acham bonito vir para aqui lançar boças do mais reles que há. Manuel Antonio demonstrou que nem para secretário serve e os seus convidados tiveram a oportunidade de ver o flop que apoiam... Miguel Albuquerque vai ganhar o partido e vai ser o próximo Presidente do Governo!

Anónimo disse...

Paulo cafofo que venha. Mas que faça diferente daquilo que tem feito na câmara, que se prepare, e que trabalhe. Ate o Manuel Antonio e o Sergio marques eram capazes de colocar o senhor professor no lugar, OU seja, numa sala de aula, porque para outra coisa não serve.

Anónimo disse...

Não há dúvida que o desespero aumenta
de dia para dia para os apoiantes do candidato à casa do povo das Desertas.Tenham calma ,pois lá a lugar para todos vós,,,para Presidente da Região só Há Um.. o Dr° Miguel Albuquerque e mais nenhum...


Anónimo disse...

Para oa Anónimo das 14:11 de 28 de Setembro.

Difamação? tem piada tem. Mais um mais papista do que o Papa.
Vocês sabe bem o que andam a fazer, a oferecer cargos, a oferecer tudo e mais alguma coisa.
OS ,militantes que acordem senão vamos ter mais do mesmo.
As pancadinhas nas costas e os favores aos amigos. Vergonha ver esta gente a pensar no próprio umbigo e não se preocupar minimamente em fazer politica.
Deus nos livre do Albuquerque, porque com ele vem mais loucuras por parte do Jaime Ramos.
Admitam que o Jaime esta por trás da vossa candidatura, sejam pelo menos uma vez verdadeiros para com os Militantes e com o povo em Geral.
Cobardes

Anónimo disse...

Considero que o único a ser o mais direto a responder ás questões e com as ideias mais organizadas foi o Miguel Albuquerque. Não se associou em algum momento deste debate " conversa " ao discurso falso e sem raciocínio lógico dos outros candidatos! Ser líder não é para quem quer, é para quem tem competências para tal , e lá isso o Miguel Albuquerque tem provas dadas ! Não podemos permitir que o " sr " se ainda é Manuel António engane não só o militantes do PSD, mas todos os madeirenses e Porto Santenses com o seu discurso falso e barato , dizendo uma pessoa da terra e humilde , pois lembro que este Sr. tem andando dia após dia com insinuações e boatos baixos . Para além disso todas as pessoas sabem que este sr. a marionete mais estimada do Alberto joão , e a escolhida por este para brincar na campanha !!

Anónimo disse...

Sergio foste uma surpresa falaste com garra e com conhecimento.. a opinião das pessoas é unânime ÉS UM LÍDER! TEMOS SÁ CARNEIRO!

Anónimo disse...

Parabéns Sergio Marques. Definitivamente foste o melhor, sem margem de duvidas.

Anónimo disse...

Viram como AJJ elogiou ontem o candidato padreco como o mais rural revolucionario que a Madeira teve. Depois dos outros candidatos afirmarem que fazem remodelação ou convocam eleições, AJ volta-se para Antonio. Tudo esclarecido.

Anónimo disse...

Sá Carneiro infelizmente já morreu,
Sergio está morto como político.
Deixem a Alma do Homem em Paz ,Ele Era e É Incomparável.. miúdo.

Anónimo disse...

Debate????foi confrangrdor ver uma plateia de supostos ilustres acatarem a ordem de proibição de se manifestarem sem terem abandonado o estúdio.Está tudo inventado é só ver os "prós e contras" e não é da concorrencia..A levada do cavalo a tentar dizer que é o modelo americano não é de espantar numa terra onde a SPAD tem a sede na rua do matadouro....Como diria o moderador "ENFIM"......

Anónimo disse...

Miguel Albuquerque o vencedor sem dúvida. O resto tudo muito fraquinho.

Anónimo disse...

O anónimo das 23:01 dia 27 set
é o tal garoto, que continua no desespero monetário, e humilhante de uma causa não conseguida!anda de casa em casa a procura de migalhas..vergonha rapazinho..
Aguenta o trabalhinho que o papazinho
Conseguiu e deixa de mais tretas.

Anónimo disse...

Bom, este debate tem muito que se lhe diga:
- Manuel António: com ar de Menino Jesus do presépio que herdou a papada do chefe, dirigiu-se ao "Povo" Madeirense para dizer que tem uma sobrinha desempregada e um que emigrou... Falou, falou, falou... mas nada disse em concreto. Apenas que sofre de falta de humildade e que é o melhor de todos.
- Miguel Albuquerque, apresentou-se com muita papelada (que, conta quem viu, espalhou à porta da RTP quando saíu de dentro de um velho Opel Astra de 1993 que lhe deu boleia para a televisão), atropelou várias vezes o Gil Rosa e baralhou os numeros todos e todos os espectadores com excesso de informação e mais do mesmo. O Jaime Ramos ensinou-lhe mal a lição.
- Sérgio Marques, tímido de inicio, soltou-se ao longo da entrevista e, apesar de não ter o cheque dos milhões que eram necessários para resolver a situação, tentou apontar caminhos e soluções. Chocou com Miguel de Sousa, mas nada de grave.
- Miguel de Sousa mostrou que sabia do que falava (numeros da divida), apontou soluções, mas eu estou a espera de ver como vai o senhor do campo de golf do santo da serra tirar da cartola 8000 empresas para meter no centro internacional de negócios...
- Cunha e Silva, falou, transpirou, gaguejou, quase caiu da cadeira,... Ideias? Zero!!! E era o último homem que eu gostava de ver sentado na cadeira da quinta das angustias...
Abraço e ate o proximo debate sem público, sem novas candidatas a primeiras damas, sem mijinhas, e sem ex-secretários regionais armados em parvos a gozar dos colegas de partido durante os 90 minutos da entrevista... Vergonhoso!!!

Anónimo disse...

Manuel António, o mentiroso!!! Onde estão os apoios que ele prometeu para a banana e para o leite? E as casas do povo? Este ano, curiosamente ja receberam os subsidios todos mas noutros anos nesta altura definhavam a contar centimos para nao nos cortarem a luz...
Para mim esse senhor é o grande derrotado da noite com a postura arrogante de chefe de estado que ja apresentava. Até parece que já ganhou...

Anónimo disse...

O Gato Maltez tão banzado estava que se agarrava a o púlpito para se poder manter em pé .
Deve ter sido nervosismo o que fez ele tomar esses coisas , até a rubina e o Calado estavam nervosos com a fraqueza do homem