Powered By Blogger

terça-feira, 23 de setembro de 2014

LIVROS





UMA EXTRAORDINÁRIA EMOÇÃO



Um sentimento colectivo de nostalgia perpassou esta tarde na Manuel Arriaga. Havia livro novo em lançamento, com as crónicas de Marta Caires que a jornalista escritora encarna como "um extraordinário regresso a casa", fazendo cada Leitor regressar também aos tempos de meninice e juventude.
Houve emoção em tanta gente, uma brilhante apresentação da obra pela jornalista Raquel Gonçalves, lágrimas de Marta Caires, e mais gente a vibrar, a deixar escapar também uma lágrima com a evocação das voltinhas do Laranjal, porque afinal todos tiveram nalguma fase da vida veredas agrestes para vencer.
Emocionante também a constatação de que, contra todos os mitos, o povo gosta de ler. Desde que o escritor pense nos outros, quando escreve. 
Marta Caires já o vinha provando há 10 anos, com as suas crónicas na revista do DN. Mas a prova dos nove era hoje, e a prova dos nove foi a prova real. A multidão deslocou-se espontaneamente à Feira do Livro para existir, vibrar, deixar-se emocionar, receber uma mensagem de Marta Caires.
Ouvimos comentários apaixonados pela leitura nas extensas filas para comprar o livro, nos grupos que aguardavam vez de aproximar.
E cada um voltou às suas Courelas, ao seu Laranjal, ao seu Santo António, cada qual no seu "extraordinário regresso a casa", a toda a brida, para contar tantas emoções num fim de tarde que afinal é possível, ei-lo nas crónicas de Marta Caires e nas ilustrações de sonho que Luísa Spínola nos oferece.


4 comentários:

Anónimo disse...

...todos ex-funcionários do DN, todos despedidos pelo DN.

Anónimo disse...

Confesso-me um iliterado mas se de leitura eu não perco são aquelas crónicas de Marta Caires que nos transportam semanalmente a um imaginário que todos ou quase todos vivemos ou onde certamente nos revemos nalgumas passagens por aquelas linhas de escrita eximia e reconfortante. Parabéns Marta Caires.

Anónimo disse...

Sim, certamente de parabéns, mas...
Não vos cansa, todos os domingos, aquele desfilar da Tia, do primo, da prima, da levada, da roca do fuso?
Marta, escreva, de quando em vez, sobre qualquer outra coisa que não do passado!!! É que ler as suas crónicas dominicais deve ser muito parecido como estar casado com a mesma mulher 20 anos: sopa de cenoura dia sim dia sim....
Obrigado.

Anónimo disse...

antes as cronicas desta pequena que a locura do Tony fontes