Powered By Blogger

domingo, 14 de setembro de 2014


MORREU EDUARDO SILVA 
PONTA ESQUERDA DOS MARAVILHAS


A equipa dos Maravilhas na década de 50. De pé: Gorrín, Albino, Juan Fonda, Abróteas, 'Cinquenta' e 'Jipe'. Em baixo, um dos mais temíveis ataques vistos na Madeira e não apenas: Farruca, Checa, Chino, Raul Tremura e Eduardo Silva.


Morreu o último avançado daquele célebre ataque dos anos 50 com que o Marítimo fazia desmoronar os mais sólidos sistemas defensivos quer na Madeira quer nas disputas com equipas continentais e mesmo estrangeiras. Esta manhã, no Hospital dos Marmeleiros, deixou-nos o extremo-esquerdo de um quinteto constituído por Farruca, Checa, Chino, Raul Tremura e por ele, Eduardo.
Um dos feitos do disciplinado atleta, que começou a sua actividade desportiva nos infantis do clube verde-rubro, foi marcar o golo nos Barreiros do empate imposto pelo Marítimo a uma celebérrima equipa do Sporting Club de Portugal.
Eduardo era filho de uma vedeta do C.F. União, Armando Silva, de quem foi evidentemente adversário do ponta de vista clubístico. Seu irmão, Armando Silva, alinhou a seu lado, na mesma equipa.
Eduardo recusava exaltar os sucessos tanto individuais como colectivos de uma grande equipa do Marítimo, a equipa maravilha, que fez furor na década de 50, aos níveis regional e nacional. E foi discretamente que partiu desta vida, deixando saudades na contristada família e em quantos tiveram o privilégio de o conhecer pessoalmente.

5 comentários:

ANunes disse...

Deixou-nos o popular "Rinhinha".
Marcou um golo ao grande Azevedo num jogo com o Sporting quando os Barreiros ainda era um pelado.
Filho de Armando Silva uma referência do União e irmão de Armando Silva, este colega no Marítimo.
Uma mágoa que tinha, jogou no triste 7-0 aplicados pelo União.
Paz à sua alma.

Luís Calisto disse...

É verdade. Ele guardou essa tarde negra, como todos nós, aliás.
Tive a sorte de conhecer o nosso Amigo Eduardo. Um cavalheiro.

PS - O nome Armando Silva - no pai e no irmão de Eduardo - continua a provocar confusão.

Anónimo disse...

Gorrín. O melhor guarda-redes da história do Marítimo.

ANunes disse...

Extremo de raiz, contudo nos últimos anos da carreira alinhou a lateral. Uma incorrecção no site oficial do CSM que menciona como lateral.
http://portal.csmaritimo.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=6854:faleceu-eduardo-da-silva-da-celebre-equipa-dos-anos-50&catid=176:noticias-maritimo&Itemid=364

Rodolfo Eduardo Silva Sousa disse...

Muito Boa noite vejo me perplexamente agradecido com o carinho e com as mensagens que nos tem chegado de pessoas que recordam com agrado meu avo (Ps:" Eduardo Vicente da Silva falecido dia 14 de Setembro de 2014 no hospital Nelio Mendonca pelas 6h da manha ") meu bisavô assim como o meu "tio avo" em nome de toda a família deixo aqui o meus agradecimentos.

Agora só em forma de desabafo , felizmente tive o privilegio de lidar e acompanhar de perto a vida pós jogador de futebol de grande parte das grandes Glorias que formaram o majestoso plantel de 1950 do nosso Maritimo. E tenho a afirmar que em geral eram pessoas humildes carentes e necessitados que infelizmente suas mortes foram amargas como muitas outras , vi me na obrigação de falar neste assunto porque com o passar dos anos em conversas que privei com meu avo falecido Eduardo Silva via que ele se sentia desrespeitado pelo seu clube de coração Maritimo. Onde até o dia da morte do meu avo a instituição do Maritimo não se pronunciou nem tentou saber do seu paradeiro,como se isto já não bastasse na época de 96/7 quando meu meu avo se dirigiu a sede do Marítimo a fim de renovar o seu cartão para assistir aos jogos deparasse com o expoente Massimo do marítimo que lhe dirige as seguintes palavra sr Eduardo aqui no Maritimo já ninguém vai a bola sem pagar , algo que meu avo se acostumara... resposta essa que indignou meu avo para o resto da sua vida . Agora paro e penso não é com o passado que aprendemos, infelizmente vejo que há pessoas que não aprenderam a ser humildes e valorizar quem muitas glorias deu ao Maritimo. Como o meu avo todos eles mais ou menos se sentiam indignados com uma direcção que falhava nestes aspectos, lembro me de mais um episódio ja este se passou com o Grande Checa quando acompanhei meu avo ao internamento no hospital do Monte no dia que lhe diagnosticaram Leucemia ao entrar no quarto do internamento deparei-me com o Checa amarrado a uma cama a morrer sem família sozinho há conta de deus eu com os meus 18 anos pensava como é possível o grande Checa se encontrar nesta situação !!! Com isto a toda direcção Maritimo deixo a seguinte mensagem : Os mortos recebem mais flores que os vivos, porque o remorso ė mais forte que a gratidão."Anne Frank".

Com este meu pequeno desabafo so espero que se corrija o que está mal e se idolatre quem foi os verdadeiros campeões das ilhas que deixaram mulheres e filhos na Ilha da Madeira para defender as nossas cores em África e pelo Mundo a todos eles um obrigado que com humildade e sacrifício levaram o nosso nome aos quatro cantos do mundo ....

O Funeral será no cemitério de Sao Martinho pelas 13 horas.

Obrigado Rodolfo Eduardo Silva Sousa