Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

PRAÇA AMARELA




VICTOR FREITAS NA ROTA
DO FURACÃO ANTÓNIO COSTA

Bernardo Trindade entende que Victor deve retirar ilações dos resultados das primárias no PS. Victor responde que não se chama António José Seguro. Há movimentações à vista. E ainda falta Carlos Pereira, que tem sido o rosto do PS-M nos combates regionais dos últimos anos










Como se previa, ganhou António Costa nas primárias do Partido Socialista. Ou melhor, António José Seguro perdeu as eleições internas. Como, nesta fase da história do Rato, perderia com qualquer outro concorrente. Seguro perdeu até na Madeira, apesar do apoio que recebeu do líder regional. Por isto mesmo, que ilações deve retirar Victor do domingo de hecatombe na liderança nacional que ele apoiou?
A ver as coisas friamente, Victor limitou-se a indicar a preferência por um candidato - e a fazer uma chuva de telefonemas para os votantes inscritos, isso é certo. É razão suficiente para se demitir, perante a derrota de quem privilegiou na campanha?
Mesmo não gostando muito de invocar exemplos pouco recomendáveis, lembramos que se um líder partidário regional devesse largar a cadeira sempre que votou num candidato derrotado em internas nacionais, o sua excelência das Angústias já estava a dar aulas há muitos anos, porque se fartou de apostar no 'cavalo errado'.
Bernardo Trindade já se manifestou: há que tirar ilações na Madeira da queda de Seguro, também cá. Ou seja, Bernardo, que nunca disputou a liderança regional em congresso (ou em directas locais), entende que deve chegar a presidente do PS-Madeira à boleia da onda António Costa e da mãozinha que o antiquado Carlos César lhe veio dar à Madeira.
É capaz de ter lógica, só que não a descortinamos. Não daria certo. Uma liderança conquista-se, para que o vencedor se sinta confortável a governar o partido e a disputar eleições regionais com legitimidade política.
Não há mecanismos estatutários para convocar um congresso? Há. Pois a ilação que retiramos do processo é que Bernardo Trindade - contra quem não temos qualquer animosidade, muito pelo contrário - não quer perceber a fragilidade de uma liderança caída do céu. A menos que se manifeste já disposto a ir à luta com quem aparecer caso Victor se demita.
Francamente, não nos parece que Victor tenha de se demitir só porque não apoiou quem ganhou o partido no país. Isso até lhe pode justificar uma relação musculada com o Largo do Rato que há muito tempo os cavalheiros de lá andam a pedir. Nem sequer lhe fez nada mal, pelo contrário, o incêndio que Carlos César veio atear à Praça Amarela durante a campanha interna. A pior coisa que alguém pode tentar é engendrar uma mudança de rumo no PS-M com o favor da capital alfacinha. Podia vingar internamente, mas o comissário de Lisboa feito líder seria trucidado numas eleições regionais.
Não podemos porém evitar uma última referência. Uma vez que há descontentamento em sectores do PS-Madeira, agora agravado pelo desfecho das primárias, Victor só teria a ganhar se fosse ele a promover um congresso regional para clarificar a situação nebulosa. Se pura e simplesmente 'enterrar a cabeça na areia', não se apresentará a eleição regional nenhuma com o partido unido. O que não é bom para o PS. Nem para a Madeira.



Atenção ainda - falamos para Victor e Bernardo - que o futuro do PS-Madeira terá de passar por Carlos Pereira. Que tem sido o rosto socialista madeirense no combate diário. Com propostas apresentadas e presenças consistentes ao nível do debate, parlamentar e não apenas. Contra factos não há argumentos. Isto é, não vale a pena argumentar, porque Carlos Pereira é incontornável na vida do PS, como veremos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Carlos Pereira não vem de um "berço d'ouro", nem de "famílias tradicionais", apesar de se esforçar por usar "punhos de renda", mas existe alguém com juízo que questione que o futuro o PS não passa por ele?

Anónimo disse...

Um arrogante que até aceitava ser da Loja do Cidadão do Cunha. Dá para tudo. Até para tirar o Vitor.

Anónimo disse...

Não vale a pena arranjarem mais caldinhos sujos..o Vítor é o candidato às Regionais ,Tal Qual os estatutos definem...

Anónimo disse...

o Vitor Freitas é lapa , agarra-se ao tacho ou volta para servente da Universidade da madeira.
os seus meritos são indiscutiveis , basta ver a trampa da CMF , mostra que não é melhor que AJJ , aliás é muitas vezes pior.