Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de setembro de 2014


SARILHOS DE ARRAIAL



Ali para os lados da Quinta Grande há dois arraiais agendados, um para este fim-de-semana e outro para o seguinte, os quais, antes de acontecerem, já provocam mal-estar.
O sacristão ainda trata de estar em dia com os prelúdios de festa, o vigário estuda sermão retórico, a banda faz o ensaio geral com todo o repertório, montam-se as barraquinhas de churros, algodão doce, rifas e cassetes pimba... e há elementos da confraria que só não praguejam cobras e lagartos pela boca fora porque vai contra o espírito da organização católica.
Que diabo se passa? É o que se segue.
Neste fim-de-semana, a festa é de Nossa Senhora. Patrocinada por uma paroquiana cristã fervorosa e amiga da terra. Só que a senhora festeira paga despesas do sábado e do domingo. Quando este ano se resolveu alargar o período festivo para 3 dias, com início na sexta-feira. O que acontece pela primeira vez. Despesas extra com a cobertura da junta de freguesia. 
E daí? Daí que há pessoal da confraria irado por associar a boa vontade da junta de freguesia ao facto de o seu presidente ser sobrinho da festeira. Dá-se dimensão ao acontecimento à custa do povo porque a festeira é a tia - revoltam-se os religiosos, perguntando: por que é que a junta de freguesia não guarda esse dinheiro para aliviar os bolsos do povo, que tem de entrar com as despesas da Festa do Senhor, no fim-de-semana seguinte?
A ver se se entendem, Amigos da Quinta Grande. Se por aí fora começam a pôr as festividades em perigo, onde é que os Delfins do PPD vão encontrar povo com quem falar do estado do tempo?
Estamos constantemente a 'pegar' com os pretendentes do Laranjal? Aprendemos com alguém...

3 comentários:

Anónimo disse...

Qinta Grande é a grande quinta de Cunha e Silva. Manuel António é considerado ali um compulsivo mentiroso por promessas incumpridas. Os restantes candidatos são desconhecidos por lá. Resulta tudo da influência dos ex-autarcas da Camara Municipal e da junta de freguesia local altos dignatários da equipa de Cunha.Amem, Amem, percebem?

Anónimo disse...

será que na sexta feira do senhor a festa?
quem organiza?
quem paga?
se sabes tanto responde.

Anónimo disse...

ALTOS dignatários? Eles são todos baixinhos: O Arlindo, o Firmo e o Manuel Pedro.