Powered By Blogger

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Funchal ao Vivo





MUNÍCIPES DO FUNCHAL COM 'VOZ ACTIVA'


Foi um compromisso político da equipa de Paulo Cafôfo. Já é uma realidade. O primeiro encontro de cidadãos decididos a fazer-se ouvir no orçamento participativo para o Funchal-2015 realizou-se ontem na Ajuda. Com muita gente a pensar e a debater.





Perto de 120 munícipes debruçaram-se esta segunda-feira, na Escola Básica da Ajuda, sobre temas como o skatepark do Funchal, escola livre, espaços polivalentes e outras obras consideradas prioritárias. As propostas foram apresentadas, debatidas e votadas na reunião de ontem, passando agora à fase de análise por conta dos serviços competentes da CMF. Skatepark e escola livre vão à cabeça da lista, mas seguem outros assuntos para os paços do concelho, dando-se o caso de ter havido entendimento com vista à fusão de propostas colocadas em cima da mesa, também validadas.
O orçamento participativo é um instrumento que permite aos funchalenses pronunciarem-se sobre o destino a dar a uma parte do orçamento municipal. Um compromisso assumido com os cidadãos a que estes agora correspondem com participação generosa, como se viu na Escola da Ajuda. 
Qualquer cidadão com 15 anos ou mais idade pode participar nestes encontros, a prosseguir em diversos pontos do município. Aí são os participantes a dar forma e força aos projectos que entendem dever apresentar-se aos responsáveis da edilidade e à votação pública final. 
O nível de participação registado ontem equipara-se aos melhores nas câmaras nacionais que adoptaram também o orçamento participativo. Para já, um motivo de regozijo para os responsáveis funchalenses: a câmara da capital ficará na história, já em 2015, como a primeira da Região a concretizar um orçamento participativo.
Àqueles cidadãos empenhados não se poderá dizer que criticam, criticam, e na hora de dar a sua contribuição de cidadania, fogem. 
Será bom que a mentalidade acomodada ao imobilismo e ao 'maria vai com as outras', predominante há décadas nesta terra, se transfigure de modo a termos cidadãos pensantes,  críticos e intervenientes. 
Um povo sem 'voz activa' é um rebanho.
Há essa primeira oportunidade no município da capital. Um ponto de partida para aproveitar.

6 comentários:

Anónimo disse...

"o skatepark do Funchal, escola livre, espaços polivalentes"?? São obras prioritárias no Funchal?? Desculpe Sr. Calisto, mas está a ser por demais tendencioso. O seu blog seria muito mais interessante se conseguisse manter a devida isenção. Para obcecados com a Mudança, pela simples mudança, penso já existirem os outros blogs!

Anónimo disse...

Sr. Anónimo das 11:56:
Isso é o resultado prático do orçamento participativo, decisões criadas e votadas pela população.
Talvez se devesse informar antes de tecer esse comentário.
Se não concorda, vá lá votar contra e sugerir algo que considere prioritário ou "cale-se para sempre".
Eu também não sou adepto da mudança, mas o orçamento participativo abre as portas a todos e não permite críticas aos organismos políticos, porque quem decide ali é o povo!

Anónimo disse...

Ideias tão brilhantes e prioritárias, só podem ter saído da mesma "população" que votou na Mudança. É o chamado povo superior!!

Anónimo disse...

o próximo encontro é nos barreiros que ficou isento de pagar taxas...mais uma forma de "participação" dos cidadãos....vergonha

Anónimo disse...

Uma obra prioritária para o povo que passa fome um Skate park

acertaram em cheio





Anónimo disse...

Parecia um trabalho de grupo numa escola. Participei mas fiquei desiludido. As pessoas estavam lá mais pelo convívio que pelo OP. Ao menos podiam ter servido umas bebidas e uns petiscos.