Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

LARANJAL


JAIME REAFIRMOU HOJE 
CANDIDATURA AO PPD-M

Há entre os barões quem comece
a levar o secretário-geral a sério quanto
a um complot que terá
engendrado com Jardim.

O líder parlamentar e secretário-geral do PPD fez questão de confirmar hoje nos passos perdidos do parlamento, diante de vários barões social-democratas, a sua enigmática decisão de disputar a liderança do partido em Dezembro. Jaime Ramos falou de modo que a conversa não foi ouvida somente pelos seus interlocutores. A mensagem ficou clara: a intenção é mesmo avançar. Mas com o objectivo de, caso vença, ficar apenas como patrão do partido, deixando as questões de governo para outra figura. 
Nada de novo. Jaime já dissera isto. O interesse da notícia está na reconfirmação da teoria, depois de uns tempos de silêncio por parte do fogoso dirigente laranja.
Depreende-se que Jaime esteja em articulação com Jardim neste processo. O chefe falou na segunda-feira, ao correr da comissão política, da existência de uma sexta candidatura na forja, além das cinco já conhecidas. Tem pois toda a lógica acreditar num projecto Jaime-Jardim que leve ambas as figuras a continuar com as rédeas do poder na mão.
Em simultâneo, há sectores do partido que vêem em Guilherme Silva uma segunda via para Jaime, caso não seja chefe Jardim a continuar.
Pensando bem... A verdade é que, depois de se ter arrastado durante meses - ou anos - a defender o impossível para proteger Jardim, ao nível nacional, o experiente deputado Guilherme adoptou nos últimos tempos uma postura muito mais discreta, evitando-se mesmo dos incríveis 'comentários' no JM para justificar o injustificável a favor do chefe. 
Era de pasmar - digamos a talho de foice - ver um político sagaz, expedito e de vistas largas como Guilherme Silva desempenhar aquele papel. Mas isto em política...
Uma vez que Jaime Ramos insiste em mostrar a consistência da sua pré-candidatura, prevemos que ele pegue nas assinaturas de filiados que tem guardadas no partido para entregá-las nos serviços competentes, devidamente acompanhadas pelas listas para a comissão política e para o secretariado, até 14 de Novembro, que é o prazo final estipulado para o efeito. 
Como já contámos, Jaime costuma dizer, perante companheiros próximos, que está a deixar tudo para o último dia.
Os 5 Delfins já em cena também têm de levar em conta esse prazo de 14 de Novembro. É verdade que Jardim lembrou na segunda-feira aos comissários presentes na Rua dos Netos que o regulamento eleitoral aponta o dia 14 de Novembro, mas que os estatutos do partido dão na prática mais uma semana. Só que, pelo que já percebemos em 2 ou 3 Delfins, ninguém está disponível para arriscar perante o que pode ser uma 'casca de banana' do chefe. Entregam todos até 14 de Novembro e mais nada.
Será então que os mesmos Delfins terão de revelar quais os companheiros que propõem para a comissão política e para o secretariado. Não haverá mais espaço para especulações acerca de quem está com quem.
Agora esta de Jaime!... Até que ponto não será um dos seus truques para desestabilizar? Só sabemos que há barões conceituados que começam a acreditar na candidatura dele.
Da nossa parte, não temos dúvidas: é um... talvez.

6 comentários:

Anónimo disse...

Vai dividir o grupo da direitaque está no governo. Vantagem para os Migueis

Anónimo disse...

A verdade é que o Machadinho andou na Calheta a recolher assinaturas, para esta candidatura.
A mando de quem? Esta é a questao.

Anónimo disse...

se não ganhar 1 dos candidatos preferidos e que estão no governo agora...é tudo impugnado....mainada...

Anónimo disse...

o Jaime pretende com esta manobra esconder o seu apoio a Miguel Albuquerque , uma vez que MA se tem ressentido em termos de apoio pela colagem de JR , e as possibilidades de perder são grandes , vem agora Jaime Ramos ensaiar uma manobra de diversão.

Fernando Vouga disse...

Caro comentador das 12:13

Se o antigo presidente da CMF se está a encostar ao ilustre comerciante de sifões de sanitas, é porque sabe onde está o verdadeiro poder. Não é brilhante, mas é pragmático...

Anónimo disse...

Verdade, verdadinha. Jaime Ramos irá apresentar a sua candidatura no último dia do prazo e está manobra será apenas para camuflar o seu apoio a Miguel Albuquerque. Estes estão juntos e combinados.