Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de novembro de 2014


CRÓNICA DA COREIA OCIDENTAL

Confluência das ribeiras de João Gomes e de Santa Luzia – 09.10.2014

Não costumo ler uma coisa apelidada de "Jornal da Madeira". Nem sequer uso o seu papel para embrulhar espadas devido ao sério risco do peixe ficar contaminado com os venenos da tinta e dos conteúdos.
Esta manhã, vários amigos alertaram-me para o facto do dito me mostrar em duas fotografias e me inserir no grupo dos traidores, que se manifestaram contra as monumentais obras de engenharia hidráulica e arquitetura paisagística inauguradas recentemente pelo amado líder. 
Nem mesmo assim gastei a vista, mas sei que, eu e os outros cidadãos que ousaram discordar das obras sabiamente projetadas e executadas, seremos, no mínimo, condenados a trabalhos forçados na frente mar do Funchal para gáudio do povo superior, que, graças à visão do querido líder, agora beneficia do iodo do Atlântico e do aroma das flores. 
Vamos ter de varrer a cinzenta Praça do Povo, proteger as flores da maresia, limpar as fezes e as seringas atrás da belíssima muralha da Praça da Autonomia e no Largo do Pelourinho, retirar o lixo acumulado no leito da ribeira de Santa Luzia, dragar as fozes das ribeiras siamesas e da ribeira de São João. 
Quando a ondulação aumentar teremos de aguentar as amarras dos barcos de pesca junto à lota e do navio Lobo Marinho. Se esta espécie protegida for atirada rampa acima, seremos condenados à pena de morte.
Aqui, nesta Ilha do Atlântico Norte, o Povo é feliz e manifesta a sua felicidade na sua Praça. O "Jornal da Madeira" mostra os velhinhos e as crianças sorridentes e expõe os traidores.
Na Coreia Ocidental é assim!


Ribeira de São João – 09.10.2014

Raimundo Quintal (10.10.2014)

7 comentários:

Jorge Figueira disse...

Meu Caro Calisto
Vou aproveitar este espaço para me dirigir ao Raimundo, insultado de modo ignóbil no JM. Desculpe-me o abuso.
Sinceramente te digo, Raimundo - não tenho formação na área da ecologia - oxalá "o desenho" agora inaugurado venha a revelar-se funcional. O postal - ninguém nega - está lindo.
Não gostava era de ver, uma vez mais, os "anjos da boa nova" escondidos atrás da comunicação social "amiga" sem assumirem qualquer responsabilidade, seja ela técnica ou política caso o sudoeste não amanse como pretendem os inauguradores encartados. A responsabilidade financeira, essa, ficará para os do costume.
Convém guardar esta edição do DN para, daqui anos, poderemos, como hoje fiz na minha página do FB, reavivar a memória.Podes também aceder a esse texto no blog deprofundis.
O JM em Junho de 1990 tinha um oráculo premonitório que escrevia o Livro do Génesis desta Praça do Povo.

Luís Calisto disse...

Caro Doutor Figueira
Oxalá que o sudoeste não acorde. Sério. Seria permitir que alguém viesse dizer que não podia voltar as costas às dificuldades e então teria de continuar...

Jorge Figueira disse...

Meu Caro Calisto
Esperar que o sudoeste não acorde é coisa do domínio da Fé - do Religioso - longe das questões materiais

Anónimo disse...

A edição de hoje do pasquim "pago por todos nós" figurará na história como o último estertor de um homem desesperado com a saída e complexado com a sombra que lhe fez frente nestes últimos dois anos. O pormenor das fotos dos críticos do projecto e a ressalva em ilibar o eng João Rodrigues das criticas camarárias é do mais asqueroso em democracia, ao nível de um "Madeira Livre".

Anónimo disse...

Não sei se foi propositado, mas a missiva do Dr. Raimundo Quintal inicia-se de modo semelhante a outra publicada por um "tal historiador/revisionista jardinista" no JM, quando foi confrontado com uma legÍtima critica num artigo de opinião no DN.

Jorge Figueira disse...

Peço desculpa ao Luís Calisto e aos leitores pela gralha que me escapou.
Onde escrevi:Convém guardar esta edição do DN para...Deve ler-se: Convém guardar esta edição do JM para...

Anónimo disse...

Então uma Empresa especializada, veio remendar a obra? Já no Lugar de baixo foi assim e a mesma empresa...,A quem estamos entregues...