Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Opinião


Plágios


No artigo de opinião intitulado “uma cidade para as pessoas”, assinado pelo Professor Dr. Paulo Cafôfo, podemos constatar que o Sr. Presidente da CMF potencializa os seus talentos através do plágio. Para alcançar semelhante proeza, inspirou-se numa musa, copiando descaradamente citações publicadas no Jornal Único, proferidas pela Arquitecta Susana Silva. A preguiça de pensar, aliada à tremenda criatividade traduziram-se, ainda, num blog brasileiro (Sebrae) servindo de complemento ao artigo iluminado pela internet. Piece of cake. Google it!
Idries Shah, no seu livro “Aprender a Saber” defende que “copiar a virtude de outro é mais cópia do que virtude. Tente aprender em que a virtude está baseada.”
Este enfiar de pé na argola faz lembrar a fábula do corvo que queria imitar a águia - Uma águia caçou um cordeirinho. O corvo, tentando imitar a águia, lançou-se sobre um carneiro mas, com tão pouco conhecimento na arte de caçar, as suas garras enredaram-se na lã. Um pastor, vendo aquilo, recolheu o corvo e levou-o para casa. Os seus filhos perguntaram que ave era aquela, e ele lhes disse: - É apenas um corvo que acredita ser uma águia.
Moral da história, parafraseando o sábio sufi Hafik, “só os ignorantes procuram imitar o comportamento dos outros. Os homens inteligentes não perdem o seu tempo com isto e desenvolvem as suas habilidades pessoais. Sabem que não existem duas folhas iguais numa floresta com cem mil árvores.”

Cíntia Fernandes

12 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem escrito.
Em outros tempos, um dirigente do CDS, agora deputado, foi obrigado a retratar-se nas páginas do DN.
E agora? O que é que o Diário vai dizer ao Sr. Presidente da Câmara?
Vai engolir em seco e assobiar para o lado?

Unknown disse...

Ou como se diz por cá: "Quem nasceu para lagartixa nunca chega a jacaré. Há muitos que o querem ser mas não sabem como é!"

Anónimo disse...

Eu acho que se pode imitar o que é correto, desde que isso seja benéfico para o Funchal! Já agora, mudem a maioria das chefias que andam a boicotar a CMF! Tirem peixeiras, amudadas e outras más caras do atendimento dos serviços da CMF!

Anónimo disse...

Há na CMF um serviço, no parque de estacionamento, que quando se entra mais parece a praça do peixe, tal é a algazarra, com total inércia do chefe!

Anónimo disse...

Cínta Fernandes ex: empregada do Xerife.

Anónimo disse...

O anónimo das 14:37 falou bem. Já la estive algumas vezes e confirmo. Às vezes até brigam umas com as outras!

Jose Nobrega disse...

É lamentável que o Presidente fale de um assunto tão importante para a cidade recorrendo ao plágio. Isto mostra o vazio de ideias do sr. Paulo Cafofo, (retirei o titulo académico porque um bom professor não copia).

Anónimo disse...

A autora deste texto - sublinho autora - tem mais essência humana nas unhas dos seus pés do que o Cafofo nas garras afiadas de corvo transfigurado. Um beijinho sentido para a dita autora.

Anónimo disse...

Cafofo plagia , aldraba , mente . è ver a promessa de que não haveria carros de serviço e ver o Tal que veio da Universidade com o jipe Terrano para todo o serviço.

Anónimo disse...

Não acredito como um episódio que se tornou banal (e a governação de Cafôfo tem outros episódios e casos mais graves) anda rende tanta tint...perdão, caracteres.
Foquem-se na desorganização que impera naquela autarquia, na usurpação de competências e intrigas palacianas por parte do chefe de gabinete e assessores, e deixem-se de plágios pois estaríamos todos os dias a reportar casos.

Anónimo disse...

O comentador das 22,47 tem alguma razão , infelizmente a Desgorvernação cafofo só pode ser referida pelos piores motivos o menor dos quais é o plagio. Contudo este episodio é ilustrativo do carater e do vazio de ideias daquela Placa de dentes ambulante.

Anónimo disse...

CAFÔFO VOLTA À ESCOLA DO CAMPANÁRIO

http://jornaldaarrastadeira.blogspot.pt/2014/11/paulo-cafofo-foi-voltou-escola-do.html