Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Estátua CR7


DISCURSO DE MEIO CHEFE IGNOROU
A REVISÃO CONSTITUCIONAL

(Foto JM)

O tom matador à entrada do discurso, com aquele grito aos "madeirenses!" arrancado às últimas energias do falta-de-ar, transportou-nos o imaginário para uma jornada do Chão da Lagoa. Tememos o pior. Com tantas televisões a transmitir a homenagem a Ronaldo para o mundo inteiro, estávamos sujeitos a mais uma vergonha protagonizada pelo "Rei do Insulto" - cognome do sua alteza real das Angústias em voga lá fora.
O próprio homenageado não parecia à vontade. O nosso número um do futebol mundial - de sempre - vive lá fora, é verdade, mas conhece o estilo dquela praça que coabita com as araras.
Ronaldo estava cansado, claro. Horas antes, sagrara-se campeão do mundo pelo Real, em Marrocos, com mais 90 minutos nas pernas. Tivera de encarar o marreta do Blatter e o 'vaitreze' do Platini. Depois disso, voara para o Funchal, onde aterrou já madrugada. Foi o tempo de um pé de dança no pub ali para os lados do Ribeiro Seco, para descontrair. Finalmente, um curto repouso e a xaropada da sessão na Assembleia. 
Mesmo cansado da jornada, o nosso génio parecia receoso perante as patacoadas que poderiam sair da boca do Rei da Tabanca. 
"Madeirenses!", amedrontou realmente o homem, a fazer lembrar as bebedeiras do Chão da Lagoa. 
Falou da exploração colonial que vitima a Madeira há 500 e não sei quantos anos. Os jornalistas de fora devem ter-nos comparado aos Incas e afins, mártires às garras dos corsários espanhóis, lusos, gauleses, ingleses e holandeses.
Por esquecimento ou por uma centelha de esperteza, lá o fulano se absteve de atribuir o potencial futebolístico de Ronaldo à política desportiva da Madeira Nova. Essa foi a primeira surpresa. A segunda foi chegar-se ao fim da oratória sem que se ouvisse uma palavra sobre a candente proposta de revisão constitucional que Lisboa chumbou aos trogloditas da Rua dos Netos. Pois se o homem há anos que fala diariamente na p... da revisão constitucional, esteja a inaugurar o WC de um lar de terceira idade, esteja a falar para os pobres anjos de uma creche!...
No mais, tudo normal. Como sempre, aquilo é que foi cumprimentar com o chapéu alheio! À semelhança das inaugurações de obras chuladas, passe a bruteza, a Bruxelas e a Lisboa. "Esta estátua" para aqui, "esta estátua" para acolá... E afinal, segundo parentes do homenageado, a estátua foi custeada, não pela Região, mas pela família Aveiro!
Com tanto dinheiro espatifado por este desgoverno durante décadas... e agora não se juntou uma verba para ser a Madeira, para sermos nós, madeirenses, a render o merecidíssimo tributo ao nosso conterrâneo que em 6 séculos mais se notabilizou ao nível mundial! Gastaram-nos o dinheiro todo, deixam um buraco financeiro de todo o tamanho. E agora, que o povo fazia questão de cobrir a homenagem a CR7, incluindo a estátua - já agora uma estátua que se parecesse com Cristiano -, logo agora é que este desgoverno fala em falta de verba!
E depois o JM! Afinal, qual foi o papel dos comissários das Angústias instalados na Fernão de Ornelas? CR7 foi condecorado pelo Parlamento. Que tem o jornal em causa com isso? É o caso de ter sugerido a honraria? Grande papel! Cristiano descerrou a sua estátua. Que papel teve o JM nisso? Só se foi o fracasso de levar tampa dos potenciais patrocinadores, já que a família é que teve de pagar o monumento.
Enfim, que Cristiano Ronaldo continue a ser compreensivo com tanta calinada cá na sua e nossa terrinha. E que não lhe roubem mais uma bola de ouro, em Janeiro. Esses Platinis não dormem...
Por cá, é fim de regime e está tudo dito. A não ser que podia ser um adeus menos esfarrapado. Uma miséria! Borradas e burradas numa homenagem, nas iluminações, nos aterros, nas ribeiras...
Ainda bem que só faltam 21 dias para abrirmos o espumante e largarmos o foguetório. Vai ser como um golaço de Ronaldo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Toda esta novela reveste-se de demagogia e populismo, começando pelo facto que esta estátua faria mais sentido daqui a 10 anos, como forma de agradecimento da sua terra natal a uma carreira recheada de sucesso e a confirmação de melhor desportista de sempre (deixem-se de bairrismos, mas Ronaldo ainda não atingiu o expoente da carreira e o génio de Maradona, Pélé ou Beckenbauer). Depois temos o papel do JM, após edições sobre edições a falar na iniciativa que promoveu e entrevistas a empresários e anónimos, não reuniu a verba necessária para a empreitada, tendo sido paga pela própria família de Ronaldo.
E o resultado final, uma estátua sem muitas parecenças físicas com o jogador (a título de exemplo e deixando os clubismos, compare-se com a estátua de bronze de Eusébio) e com um "volume suspeito" que está a ser alvo de piadas.

Ranger disse...

A verba vai para outra estátua, a ser erigida no Lugar de Baixo, e que vai custar 600.000 euros. Está explicado.

coitado do rapaz disse...

E quando a amostra de chefe estiver(se estiver) na Quinta Vigia, quem lhe vai escrever os discursos?
O homem não sabe dizer "3 vezes batatas".

Anónimo disse...

O JM quis fazer um teste com a estátua para o CR7, a pensar na verdadeira estátua que pretendem fazer no próximo ano...
Visto o teste ter corrido tão mal, esperemos que nem avancem com a iniciativa original...