Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

PS-Madeira EXPLOSIVO


VICTOR ARRASA E AVISA
CONTESTATÁRIOS 
E VELHOS DO RESTELO


Dizem próximos de Victor: não se percebe tanto frenesim quando há comissão regional segunda-feira. Reunião para debater estratégias. O líder está escolhido em definitivo.


Se Victor Freitas, em tempos, desse ouvidos aos actuais colaboradores de Cafôfo, o presidente da Câmara do Funchal não estaria agora no cargo e eles, Miguel Iglésias e Emanuel Bento, estariam no desemprego. É uma resposta dos mais próximos de Victor Freitas às movimentações dos últimos dias contra a candidatura do líder à presidência do governo. Mas os "Velhos do Restelo" que se "movimentam na sombra" também apanham na resposta. 



 A Direcção do PS acha que as concelhias, ao contrário do que se anuncia, não vão seguir Iglésias na agitação interna. 










Corre com insistência que Iglésias vai propor, na comissão regional de segunda-feira, o nome de Cafôfo para cabeça-de-lista da coligação. E que outra ala, mais voltada para coligar à direita, com o PP-M, apontará Luís Amado. Mas tudo esbarrará na determinação de Victor de ser ele a avançar.


O núcleo de Victor Freitas na Direcção do PS-Madeira reage às ondas criadas recentemente dentro do partido com uma inusitada firmeza, mas também com ironia.
O primeiro contra-ataque dirige-se a um contestatário imprevisto, Miguel Iglésias. A "conversa gaga" do presidente da concelhia do Funchal, que "usou o corte do Bloco de Esquerda como grande bandeira para pôr em causa a coligação", pretendia também - dizem próximos do líder - "pôr em xeque a candidatura de Victor Freitas... ao mesmo tempo que considerava essa candidatura legitimada acontecesse o que acontecesse". Uma "trapalhada".
Por agora, as nossas fontes da Direcção socialista não quiseram comentar o papel de Paulo Cafôfo neste levantamento intra-partidário. É que, achamos nós, Iglésias não avançaria com a sua iniciativa sem o conhecimento do presidente da câmara de cujo gabinete é chefe. Mas, para já, os chefes socialistas preferem ignorar o posicionamento de Cafôfo.
À vista desarmada, para mais quando a movimentação acontece 'em cima' da pré-campanha e em pleno processo de tratar da coligação e da lista de deputados, não há muitas leituras verosímeis: ou os contestatários dispõem de uma solução que escondem não se sabe porquê; ou então trata-se de uma traição gratuita ao líder e sua equipa dirigente tendo em vista satisfazer projectos por enquanto obscuros.

"Estão enganados na câmara se julgam que nos prejudicarão outra vez nestas eleições"

A isso, respondem os próximos de Victor: "Se o líder fosse dar ouvidos ao Iglésias e ao Bento, que tanto combateram a estratégia da coligação 'Mudança' porque não aceitavam Cafôfo para candidato, o próprio Cafôfo estava hoje na Escola do Campanário e aqueles dois colaboradores no desemprego."
Depois, sai um aviso solene: "Esses senhores estão muito enganados se julgam que nos vão prejudicar nas eleições regionais como fizeram com as europeias, quando em plena campanha eleitoral criaram aquela vergonhosa crise na câmara que acabou na debandada dos eleitos. Estão mesmo muito enganados, porque não conseguirão afectar o nosso projecto de derrotar o PSD."


"Os Velhos do Restelo socialistas ganharam tantas eleições!..."

Face a movimentações contestatárias paralelas, protagonizadas por figuras conhecidas do PS-Madeira, actuais e antigas, a resposta sai com avinagrada ironia : "Os Velhos do Restelo têm mesmo legitimidade para falar de estratégias e de lideranças. Fartaram-se de ganhar eleições na Madeira... fizeram coligações vencedoras... ao passo que o PS actual não conseguiu nada disso. Têm a memória muito curta, os 'Velhos do Restelo'."
Como se sabe, há concelhias do PS dispostas a subscrever as críticas formuladas por Miguel Iglésias. Está para rebentar, diz-se. O que, para os indefectíveis de Victor, não passa de mais uma tentativa de desestabilizar o partido, nesta decisiva fase pré-eleitoral. Não acreditam, inclusive, que essa diligência "para criar instabilidade" vá por diante. Aliás: "Não percebemos esse frenesim todo para debater a estratégia eleitoral quando está marcada para segunda-feira uma comissão regional com esse ponto na ordem de trabalhos."
E se a ideia das concelhias for substituir o cabeça-de-lista anunciado, Victor Freitas? É que, ao que se diz, haverá nomes lançados para cima da mesa: Paulo Cafôfo e Luís Amado. Fácil, dizem os homens do presidente: "O que está em discussão é a estratégia. O candidato a presidente do governo já está designado, a designação aconteceu em congresso. Portanto, se alguém quiser discutir o indiscutível, passamos à frente."


Victor ao Jornal de Negócios: sem renegociar a dívida, a Madeira é ingovernável


Conforme dissemos, Victor Freitas encontra-se em Lisboa para contactos de índole partidária e ao nível governamental, passando pela audiência com o Presidente da República, amanhã, integrado na delegação socialista nacional que vai tratar da data das eleições regionais.
Nos intervalos da intensa agenda, o chefe socialista madeirense desdobra-se em entrevistas. Ainda esta manhã, foi o convidado da RTP Notícias para comentar a revista de imprensa. Entre outras conversas já gravadas ou agendadas, destacamos a publicada hoje pelo Jornal de Negócios. 
Fundamentalmente, a mensagem de Victor Freitas vai contra aquilo que Miguel Albuquerque preconiza: "Sem renegociar a dívida, a Madeira é ingovernável", afirmação do líder socialista que aquele diário puxa para título.
Dando corpo à sua tese, Victor alerta: sem essa renegociação, "40% do orçamento da Madeira será dedicado ao serviço da dívida e isso irá provocar rupturas em áreas como a Saúde e a Educação".
O candidato indigitado pelo PS-M à presidência do governo regional faz notar que a Madeira tem pago 300 milhões por ano em serviço da dívida, juros relativos à dívida comercial da Região junto de diversos bancos nacionais - dívida comercial que andará em "cerca de 5 mil milhões de euros". Ora, no próximo ano será preciso pagar também o empréstimo do Estado que se acertou em 2012 e que valeu 1500 milhões de euros à Madeira - numa fase em que a banca tinha fechado a torneira ao governo de Jardim - segundo Victor citado pelo Jornal de Negócios.
A Madeira torna-se ingovernável se a dívida não for renegociada porque, diz Victor, quando for para pagar também o empréstimo atrás referido, o serviço da dívida salta para os 400 milhões ao ano. As contas do chefe socialista são claras: se a Madeira arrecada 840 milhões de receitas fiscais e 170 milhões do Orçamento do Estado, como pensar em crescimento económico ou sequer em pagar a Saúde e a Educação quando naquelas receitas se dá uma dentada de 400 milhões para acorrer à dívida?
De que tipo de renegociação fala Victor Freitas? O JN reproduz a ideia: prorrogar os prazos de pagamento, que hoje estão nos 10, 15 anos. 
Percebe-se que a ideia do dirigente do PS é pôr a Madeira a não pagar mais de 100 milhões de euros/ano de juros. Então, é fazer contas e ver por quantos anos se terá de estender os pagamentos em atraso.

21 comentários:

Anónimo disse...

E Luis Amado que está muito bem no Banif, vai entrar naquele saco de gatos, como mais uma vez está o PS? Agora começou a saga no PS. Vai ser divertido...

paulo disse...

Sem duvida Luis Amado seria uma boa escolha.

Anónimo disse...

Adorava ver o presidente da Câmara Municipal Dr. Oaulo Cafôfo reúne muito mais unanimidade entre os vários partidos que vão integrar a coligação....acho que a coligação vai usar um nome diferente, pois "mudança" muitos votaram e ficaram vesgos com tanta mudança (...) Se o edil da autarquia funchalense for o cabeça de lista contem comigo para ajudar na campanha...AINDA É POSSÍVEL DERRUBAR os resquícios do "JARDINISMO" (...)

Anónimo disse...

Mudança ? onde ? na cidade parada , nos empregos para os compadres , no mamanço á conta do erário publico.

Anónimo disse...

Cafofo és um DESASTRE. Um personagem que nem um artigo de opinião consegue produzir e que faz plágio, agora acha-se capaz de ser presidente do Governo. Mas isto agora ficou tudo louco?

Anónimo disse...

Esse cubano do iglesias, que é uma nódoa completa, que não sabe fazer nada, devia dizer quanto gamou na campanha eleitoral. Se não fosse o vítor, esse senhor não era nada.

Viva ao Vítor Freitas para derrubar o regime!

Anónimo disse...

Esse Iglesias, cubano falido que caiu
de paraquedas na Madeira, nunca enganou !!!! Vítor livra-te desse
língua de trapos ,Covarde.....

Anónimo disse...

Quem votaria no Cafôfo para presidente do Governo Regional da Madeira, tem que se lembrar que o rapaz, nem competência tem para governar um município.
Imaginem o que seria desta Região, com aqueles três pastorinhos (Cafofo, Bento e Iglésias) na Quinta Vigia, com o porteiro do Trancoso (um dos bloquistas que se vendeu ao PS), irra!

Anónimo disse...

Cafofo é boa escolha. Povo já o conhece e já viu que só muda para pior. Força PS no Cafofo

Anónimo disse...

Vitinho passaste a vida a fazer isto aos anteriores lideres do PS e ainda reclamas ??? vais voltar para o laboratório da univ. madeira para lavar tubos de ensaio nunca deverias ter saído de lá; o lava tubos como presidente do governo onde ja se viu.
Força Sr.Cafofo

Anónimo disse...

Está visto que esta malta do PS é um saco de gatos. Nem entre eles se conseguem entender, eheheeh

Pepe disse...

Esta estratégia de Vitor e familia Spinola está bem montada. Cuidado Madeira. Cafofo, Iglésias, Bentos, Vitor, Familia Spinola, PSDs, PTPs, PPs, Juntos por Santa Cruz, PCPs, PANs, PNDs, MPTs Blocos e PDAs é tudo farinha do mesmo saco. É pura merda tudo é pago pelo mesmo o contribuinte. Tudo é pago por nós para andarem a brincar, são gastos 50 milhoes ano, para esta assembleia governada por estes loucos andar a gozar do povo. Cuidado com as jogadas que estão a ser feitas dentro da ALM pelos lacaios da Rainha.

Anónimo disse...

Vitor deve ser o candidato. Ganhou as eleições internas e Antonio Costa gosta dele. Ponto final. O Iglesias que fique na Câmara com o Bentinho que foi um excelente assessor do secretário de estado do turismo que até saiu antes do mandato como prêmio . Tudo bons rapazes para governar a Madeira

Anónimo disse...

cafofo é um logro...basta ver o favorzinho que fez aos sousas e ao carlso pereira ao esconder o processo camarário das taxas dos barreiros!!!...uma vergonha!!!!

Anónimo disse...

Cafofo, depois da reunião da camara, vai despedir o Iglesias. Não quer confusões. Bye bye "Enrique"...

Anónimo disse...

Paulo Bruninho deixa de dizer mal do cafofo.

Anónimo disse...

O Cão Fofo é uma desgraça e o Iglésias nem comento. No fundo é um saco de gatos.

Anónimo disse...

Vota PSD....lol ou Melhor vota ALbuquerque, pois a briga já terminou e o país ganhou...lol

Anónimo disse...

Tontos por tontos...ainda é melhor ficar o Vitinho. Pelo menos não é cubano.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Comentario das 11:37 é digno do estofo moral de S. Bento.