Powered By Blogger

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Laranjal na Barra


Uma casa destas - da lancha - origina confronto
 judicial entre dois antigos amigos.


'POSTO AVANÇADO DA DEMOCRACIA'
VAI A TRIBUNAL SEGUNDA-FEIRA











Guerra civil no antigo Laranjal pela posse de um baluarte da famigerada 'universidade de Verão': uma casa da lancha de que José António Castro diz ser dono quando Carlos Machado também reivindica como sua


A história é linear. José António Castro, figura pública de madeirense radicado há muitos anos no Porto Santo, ganhou em tempos a concessão legal de uma casa da lancha, como tanta gente fez. Nesse agradável pavilhão em cima da duna, um pouco a leste do cais antigo, decorreram muitas festas dos alucinantes verões de Alberto João Jardim. Convívios de tal modo marcantes que o ainda chefe regional baptizou essa casa da lancha de 'posto avançado da democracia', permitindo-lhe rivalizar em fama com o Bar do Henrique. 
A determinada altura, quem apareceu a fazer uso do agradável espaço no areal foi Carlos Machado, amigo de Castro e adjunto de Jardim na presidência do governo regional durante décadas. A versão corrente era que o então empresário do Porto Santo, hoje advogado, tinha oferecido os seus direitos ao conhecido membro do aparelho laranja da Madeira.
Só que, passado um par de anos, aparece Castro a reivindicar a posse da casa da lancha - que, como se sabe, é concessionada a título precário com licenciamento superviosionado pela câmara municipal, governo regional (portos) e governo central (capitania). Enfim, Castro quer o barracão ou então uma verba compensatória entre os 35 mil e os 40 mil euros, números que não conseguimos confirmar.
Perante a pretensão de Castro, Machado respondeu que tinha empatado muito dinheiro em obras realizadas no espaço em questão, o qual, afirma, lhe fora concedido pelo seu amigo Castro.
Essas obras, recorde-se já agora, causaram polémica na altura, por incompatíveis com a zona onde a casa está levantada.
E o imbróglio está neste pé. 
O assunto transitou para o tribunal e, passadas as fases preliminares, foi marcado julgamento para a próxima segunda-feira, logo de manhã.
Ao que nos dizem, João Carlos Gomes é advogado de Carlos Machado, que também conta com Rui Coelho e o porto-santense Clemente como testemunhas.
Já Castro é defendido, diz-se, por França Pitão, tendo Valdemar Camacho e António Vasconcelos entre as testemunhas arroladas.
Pelo meio, cedências que não terão sido cedências, assinaturas não reconhecidas como verdadeiras, dinheiros gastos ou não gastos - tudo a contribuir para o clima de expectativa criado na paradisíaca ilha.
Mesmo antes de se saber o resultado do julgamento, previsto para demorar dois dias no tribunal do Porto Santo, podemos reconhecer que o carismático posto sempre foi avançado no areal jardinista; agora em matéria de espírito democrático, parece que vai no rabo da lancha.

17 comentários:

Anónimo disse...

Eu gostava de saber em que condições e sobque pretexto o antigo presidente do Nacional foi parar a um organismo público que andado pela rua das amarguras ainda deve pagar ordenados. E com exigências pelo meio. "Dão-se alvíssaras" a quem tiver informações sobre este caso.

Anónimo disse...

a foto não tem nada a ver com o imovel em questão.

Luís Calisto disse...

Leu a legenda?

Anónimo disse...

O Sr. Castro devia era de levar para tribunal as contas da A. C. P. S. isso é que era de homem pois a associação foi a Falência com meio milhão de Euros de dívidas a conta das loucuras desse senhor Castro. Vergonha.

Anónimo disse...

Vai ser linda esta beiga de comadres....Era bom que se descobrissem os podres de tudo o que o Machado fez no Porto Santo com o património do governo era rudo dele... Falta agora a FSD...

Anónimo disse...

O Sr.Castro se tivesse vergonha metia a viola no saco pois o Machadinho foi mais que um Pai para ele, se não fosse o Machadinho ele ainda tava a vender peixe na Praça.

Anónimo disse...

O Machadinho foi mais que um Pai para o Castro.

Anónimo disse...

O Sr. Castro quando o Dr. Miguel Albuquerque veio ao Porto Santo andava atrás, Eu já não voto no P.S.D. é preciso não ter vergonha depois de se ter oferecido a vários Partidos para ser candidato a Deputado e andar por aí a dizer que vai candidatar-se a Câmara por outro Partido, andar atrás do MA foi só para o P.S.D. Perder votos, os Portossantenses não esqueceram o que este Sr. fez a A.C.I.P.S. com as suas loucuras.

Anónimo disse...

O Castro sempre foi um protegido do sistema sempre brincou com o povo em determinada época tinha dois ordenados um da A.C.I.P.S.é outro da Sociedade de desenvolvimento do Porto Santo agora que a situação acabou quer Vingança.

Anónimo disse...

O Castro é Provedor da Santa casa da Mesiricordia do Porto Santo nunca fez nada, só foi a igreja tomar posse bloqueia a instalação e funcionamento da mesma numa altura em que há tantos problemas sociais na ilha, ia fazer creches, jardins de infância , lares da terceira idade mas nada apareceu nem uma sede,talvez esta casa da lancha fosse boa para doar o valor da contenda aos Pobres verdadeiros e não de Espirito.

Anónimo disse...

Aí aí Castro nunca mais aprendes Tu sabes que aquela casa da lancha só te traz mas recordações para que te foste meter nesta guerra outra vez ?

Anónimo disse...

Vais perder mais este caso em Tribunal , depois da casa da lombas a casa da Praia. Tribunal - 2. Castro - o

Anónimo disse...

As testemunhas do Castro é que são demais .........ah ah ah ........hi hi hi .........aí aí vou morrer de rir.

Anónimo disse...

Sai mais uma Expo Porto Santo para as contas da A.C.I,P.S. depois de enganar o Carlos Ruas agora quer enganar o Carlos Machado.

Anónimo disse...

Coitado do Carlos Ruas foi enganado esta na A.C.I.P.S. a aguentar o Barco que esse senhor deixou completamente no fundo do mar se hoje o Porto Santo não tem uma Associação de Comerciantes deve a esse senhor e as suas loucuras.

Anónimo disse...

Para mim quem resolvia esta confusão era o Reitor da Universidade de Verao uma colherada de pau na cabeça de cada um e já esta junto com umas palmadinhas no rabinho e Festa para baixo.

Anónimo disse...

http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/44700/economia/81653-castro-custa-3-milhoes
•••sem comentários