Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Pré-Campanha


'FRANKENSTEIN' HORRORIZA O FUNCHAL




Dr. Saturnino, deixe-se ficar quieto na sua merecida reforma. Isto aqui por baixo não tem cura. Nem com tratamento de choque!


José Manuel Rodrigues concordava, um dia destes: a política regional, como a nacional, está feita um filme de ficção. Pois o presidente do Partido Popular pegou nessa interpretação à letra. E, à conta da sua mudança estratégica, que aconteceu esta manhã nas zonas de propaganda partidária do Funchal? 
O que aconteceu foi o transeunte, a caminho de mais um dia de canseiras, deparar-se, aterrado, com uns cartazes que só não horrorizam tanto como os quadros góticos do Frankenstein ou do Dr. Jekyll/Mr. Hyde porque os rostos originais que servem de modelos às horripilantes montagens dão uma certa ideia de serenidade.
Sim, a Benetton enveredou por uma publicidade polémica que, ao nível apelativo, produziu resultados contraditórios uns com os outros. Logo, alguns bons, também. O caso desta junção de meia cabeça de Zé Manel com meia cabeça de cidadãos anónimos pode querer significar uma profunda identidade do partido madeirense de centro-direita com as massas populares. Mas, se consegue esse objectivo, é com um mau gosto em toda a linha.
Repare o Leitor nas imagens:









Lindo!
Percebe-se que Zé Manel queira convencer o povo dos seus bons propósitos para resolver, custe o que custar, os dramáticos problemas dos reformados, da juventude, das famílias em geral e até a situação do agricultor João Faúlha. Agora o veículo para transmitir a mensagem não parece resultar da melhor ideia do universo. 
Aquilo é inventar problemas. Complicar o que é simples.
De facto, uma pessoa normal olha para aqueles cartazes e dá vontade de fugir. Apre! Dos tempos da comédia jardinista passámos ao ciclo do fantástico?
É verdade que a pré-campanha eleitoral em curso parece a caminhada fúnebre para um enterro. Não se vê ninguém na rua a mostrar dinâmica, ambição de vitória. É como naqueles jogos de futebol em que todos jogam para perder por poucos. No caso, é de ponta a ponta do espectro partidário/coligações.
Mas também assim, amigos do PP!... 
Pedimos ontem ao Dr. Saturnino que viesse fazer uma perninha para endireitar certas cabeças perturbadas nas profundezas do Laranjal. Agora que vemos esta epidemia de loucura por contágio, pois que o homem continue descansado na sua reforma. Uns quantos mestres dão conta do recado na execução da conhecida e batida receita do Dr. Aníbal Faria: expandir as cercas do Trapiche a toda a ilha.

PS - Caro Zé Manel, homem experiente da imagem, da TV: quanto tempo conta o Amigo manter o filme de terror em exibição? Assustar o povo deste feitio quem quer fazer coligação de governo...

14 comentários:

JT disse...

Não vejo mal nenhum nestes cartazes.
Parece-me a mim que os cartazes colocam o CDS-PP como sempre esteve na política.
Com as pessoas e a trabalhar para elas.

Todas as criticas são de salutar e opiniões não se discutem!

Sara S. disse...

EXCELENTE! A melhor campanha que já vi na Madeira, nada convencional e mostra proximidade das pessoas. Sr. Calisto está completamente errado na sua análise. Isto resulta muito bem

Anónimo disse...

O CDS é o único que sai da zona de conforto e conformismo. Boa!

Anónimo disse...

O meu problema com estas campanhas é apenas os suportes e os sítios onde são colocados. Dá um ar de sucata à cidade. Não há por aí suportes mais dignos de uma cidade do século XXI e que vive em grande parte da sua imagem???

Anónimo disse...

Palhaçada não governa. Só espetaculo.
O que seria esta equipa no governo?
Um governo com duas caras. Sem personalidade. Com dois rumos. Sem conviçao. Ao sabor de duas vontades.
Enfim....o ridículo assusta e distancia as pessoas por desconfiança .
Já bastavam as palhaçadas do Coelho e do Helder na Assembleia.

Anónimo disse...

Se isto é uma copia das campanhas da Benetton tenham cuidado

que ainda vai vir as fotos dele a beijar na boca dos enemigos

Anónimo disse...

Plagiadores

Anónimo disse...

O Roberto Rodrigues, mas conhecido pelo Venezuelano de Segunda, foi afastado do Diário por plagiar um artigo. O CDS aproveita a onda plagiadora e cópia Ivete Sangalo.

Anónimo disse...

http://placacentral.blogspot.pt/2015/02/ivete-sangalo-e-directora-de-campanha.html

Anónimo disse...

Por manifesta falta de vista peço que me ajudem a distinguir de que lado do cartaz é o Zé Manuel Rodrigues e a SrªMaria do Monte????

Anónimo disse...

JMR: o omnipresente!

Anónimo disse...

JMR - o FLOP da política.
Só falta candidatar neste momento a bispo do Funchal. Aos anos que anda nisto e nunca ganhou nada ...

Anónimo disse...

tudo é teatro para este. Já nem se deve lembrar quem é.

Anónimo disse...

eu para mim essas pessoas das fotos não existem

são fotos tiradas dele na noite dos travestis

e numa das fotos ele colocou um bigode postiço para ver como ficava