Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de abril de 2015


FESTA DE FLORES NO ILHÉU CHÃO


O Ilhéu  Chão,  a  Deserta Grande e o  Bugio  formam  o  pequeno arquipélago das Desertas, localizado a sudeste da Madeira. O nome Desertas parece ter nascido quando Gonçalves Zarco decidiu que estas pequeninas ilhas não seriam povoadas por falta de condições naturais.
O Ilhéu Chão é o mais pequeno. Os valores máximos de comprimento e  largura  ficam-se, respetivamente, pelos 1600 e 500 metros.  Visto de cima faz lembrar uma mesa muito comprida e estreita. O nome  Ilhéu  Chão  resulta  da  existência  dessa  mesa,   ou melhor,  desse planalto, que não ultrapassa os 99 metros de altitude.
Para  subir  ao  planalto existe apenas a íngreme vereda do  Portinho  de Santa Maria. Quem  desembarca  pela  primeira vez nessa enseada,  não consegue  imaginar o jardim espontâneo que se esconde por detrás da  arriba. 
As manchas de herbáceas e arbustos em floração no início da primavera só são possíveis,  porque neste  ilhéu  não  há  cabras, nem coelhos há mais de quarenta anos. Se esses predadores se mantivessem, o coberto vegetal do Ilhéu Chão estaria a regredir à semelhança do que acontece na Deserta Grande.
Em 1993 realizei para a RTP-Madeira o documentário “Desertas mas com Flores”(https://www.youtube.com/watch?v=gaWFpfJHhjg&feature=em-upload_owner), ontem visitei, com um grupo de amigos, o Ilhéu Chão com o objetivo de rever sua flora e avaliar a evolução das diferentes espécies. Aqui ficam 12 fotografias do coberto vegetal que encontrámos.














Texto e fotografias: Raimundo Quintal

Sem comentários: